Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Inteligência Artificial: como usá-la no marketing digital

28/03/2019 às 20:57 Marketing

Inteligência Artificial: como usá-la no marketing digital

Marketing digital é um termo que está bastante em alta nos últimos tempos. Se você parar e observar, não existe nenhum negócio que faça sucesso de verdade sem que utilize das diversas técnicas que o marketing digital oferece para que se negócio tenha mais visibilidade e, consequentemente, tenha mais vendas.

É claro que você não deve usar tudo o que aparece na sua frente, até porque isso seria impossível e te deixaria cada vez mais confuso, mas certas técnicas devem ser priorizadas.

Ainda que tudo dependa do seu tipo de negócio, uma das técnicas que mais geram resultados é a inteligência artificial no marketing digital.

Mas como usá-la corretamente? Quais são os reais resultados que podem ser alcançados? É exatamente sobre isso que hoje iremos falar.

O que é inteligência artificial?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar nesse termo. Mas você sabe exatamente o que ele significa e o real potencial desse tipo de tecnologia?

Muitas pessoas ainda não entendem exatamente o que inteligência artificial significa e, por isso, acabam tendo uma ideia errado do que ela realmente é.

Mas para saber como usar a inteligência artificial no marketing, é necessário saber, pelo menos o básico, do que esse termo é.

Basicamente, a inteligência artificial é uma área da ciência da computação que enfatiza a criação de máquinas inteligentes que funcionam e reagem como seres humanos.

Algumas das atividades que os computadores com inteligência artificial são projetados incluem: reconhecimento de fala, aprendizado, planejamento e solução de problemas.

O conceito de machine learning (aprendizado de máquina, em tradução livre) também é uma parte essencial da inteligência artificial.

Fazer uma máquina aprender sem qualquer tipo de supervisão requer uma capacidade de identificar padrões, enquanto o aprendizado com supervisão adequada envolve classificação e regressões numéricas.

A análise matemática de algoritmos de aprendizagem de máquina e seu desempenho é um ramo bastante complexo da ciência da computação teórica e muitas vezes surge no imaginário popular como os cientistas brilhantes, mas essa atividade pode ser bastante demorada e até tediosa até que os resultados se saiam realmente bem.

Como usar a inteligência artificial no marketing digital?

E agora que você já entendeu o que é o conceito de inteligência artificial, vai ficar mais fácil de entender como usar isso no marketing digital pode ser benéfico para o seu negócio.

Separamos algumas das principais formas de uso dessa técnica para que você possa ter uma noção do que já é possível ser feito hoje em dia.

E-mail marketing

Muitas empresas já estão usando o poder da inteligência artificial para personalizar as campanhas de por e-mail marketing com base nas preferências e nos comportamentos de cada usuário.

Isso possibilita uma melhor conexão com eles e, com um pouco de sorte, os transforma em clientes fiéis.

O machine learning utilizado por essas ferramentas pode analisar milhões de dados sobre o consumidor para determinar os melhores horários e dias da semana para contatar o usuário, a frequência recomendada para cada um deles, o conteúdo que mais chama a atenção e quais assuntos e títulos de e-mail geram mais cliques.

Imagine ter todos esses dados detalhados para lançar as suas campanhas de marketing digital? É uma ferramenta realmente poderosa.

Os testes A/B feitos manualmente levam tempo e podem ter uma certa margem de erro. Então, nesse sentido, a inteligência artificial se torna uma grande aliada, já que ajuda na personalização de conteúdo de e-mail para cada assinante seu.

Algumas das principais ferramentas que te ajudam nesse sentido são o Boomtrain,o  Phrasee e  o Persado.

Ainda não existem versões em português dessas ferramentas, mas com um domínio simples da língua inglesa, você pode dominá-las facilmente.

Melhor retorno de investimento

A inteligência artificial que pode tornar os processos de pagamento muito mais rápidos, simples.

Além disso, ela também pode resolver problemas de segurança que envolvem transações online.

O machine learning (mais uma vez ele!) ajuda a coletar dados dos comportamentos do usuário e os  adiciona ao seu banco de dados. De acordo com o interesse do público, ele fornece um algoritmo melhor de tomada de decisão que faz com que o retorno do seu investimento fique cada vez maior, sempre confiando nas métricas aprendidas pelas máquinas.

Conheça o nosso serviço de Gerenciamento de Servidor! O nosso Gerenciamento de Servidor é tabelado conforme analise. Nosso diferencial é o Monitoramento 24/7/365, verificações preventivas programas e etc.

Propaganda digital

A publicidade digital é, sem dúvida, uma das melhores formas de usar inteligência artificial no marketing digital.

As plataformas de anúncios do Facebook e do Google, por exemplo, já usam há muito tempo o machine leaning e a inteligência artificial para encontrar pessoas mais propensas a fazer a ação desejada do anunciante, seja uma compra, um clique ou uma inscrição para uma lista de e-mails.

Para que isso seja feito com sucesso, as máquinas analisam diversas informações dos usuários, como seus interesses, dados demográficos, costumes na internet e várias outras coisas utilizadas para aprender e detectar o melhor público-alvo para cada marca.

Pode parecer coisa de outro mundo, mas isso já é uma realidade atuante no nosso mundo. E o lado bom disso tudo é que a inteligência artificial realmente pode ajudar o seu negócio online.

Você também pode se interessar: Preço do gerenciamento de servidor

Como você pôde perceber, saber utilizar técnicas de inteligência artificial no marketing digital não é apenas benéfico para o seu negócio em diversos sentidos, mas também é algo que faz com que você evolua como empreendedor e expande seus horizontes para que possa usar certos tipos de técnicas que fazem com que seu negócio tenha um diferencial.

O marketing digital é uma área muito extensa e que está se tornando cada vez mais complexa. O grande trabalho agora é saber que partes dessa área aproveitar para o seu negócio e a inteligência artificial pode ser uma delas.

Gostou de nosso post? Compartilhe: