Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Integração na agência de marketing: Saiba como fazer

05/01/2020 às 11:15 Marketing

Integração na agência de marketing: Saiba como fazer

Uma agência de marketing digital precisa trabalhar 100% integrada para obter os melhores resultados. Seus setores devem colaborar entre si para que o trabalho seja produtivo.

Promover a integração é uma das principais dificuldades, por isso fizemos este artigo para dar algumas dicas para agilizar a integração.

Existem dois principais setores de uma agência que devem se entender para que tudo funcione bem, estamos falando do setor de marketing e do setor de vendas.

Os conflitos internos podem atrapalhar o desenvolvimento de campanhas, então promover a integração entre os setores é essencial para os resultados.

Qual é a importância da integração para a sua agência?

Se os setores da sua empresa trabalham de forma isolada, fica difícil obter e manter bons resultados a longo prazo.

Isso porque cada um trabalha com as suas próprias metas e objetivos, deixando de compartilhá-los para definir uma estratégia de marketing mais ampla.

Sem darem ouvidos uns aos outros, o marketing e as vendas não conseguem desempenhar um bom papel. E quem perde com isso é a sua agência.

Clientes podem ficar insatisfeitos e até encerrar contrato, caso não obtenham bons resultados. E isso pode virar uma avalanche negativa no seu negócio.

O principal conflito gerado pela falta de integração em uma agência de marketing se dá entre os setores de marketing e vendas.

O setor de marketing acusa o setor de vendas de não trabalhar bem os leads enviados, taxando os vendedores como preguiçosos.

Em contrapartida, o setor de vendas afirma que os leads enviados pelo marketing não são qualificados e por isso não conseguem convertê-los em clientes.

E essa é uma guerra que para não ter solução. Mas existe uma solução: a integração.

A integração é o que pode fazer os setores da sua agência se respeitarem e colaborarem entre si. Assim, você consegue definir funções e taxar objetivos e metas comuns para toda a empresa.

Baixe já o ebook de CloudLinux.

Como fazer a integração de setores na minha agência?

O problema da integração é algo que diz respeito a sua empresa e não aos setores individualmente. Por isso, a gestão deve começar de cima para baixo, com o intuito de unir todas as equipes em uma só.

Confira abaixo as nossas dicas para promover a integração na sua agência:  

Faça uma reunião geral

O primeiro passo para a integração é uma reunião geral. Chame todos os funcionários da sua empresa e abra espaço para que todos eles possam fazer seus elogios e reclamações.

Nessa reunião, devem ficar expostos os pontos de conflitos entre os setores do seu negócio. Somente assim, você conseguirá promover uma integração.

É preciso que os setores entrem em conflito mais uma vez, para que comecem a se entender. Você deve atuar como mediador.

Depois de incentivar a exposição dos fatos de conflito, você deve estimular a cooperação entre os setores. Coloque-os frente em frente para que eles possam começam a planejar soluções que deem fim aos conflitos.

Confira também: Vantagens do Cloud Server.  

Construa um SLA (Acordo de nível de serviço, em português)

A reunião geral deve promover novas reuniões entre setores com o intuito de construir um SLA. Esse documento é um acordo de trabalho, que ajuda na definição de funções, metas e objetivos.

Nele, os setores se comprometem a seguir tarefas, prazos e a definir melhor processos para gerar melhores resultados.

Esse é o caminho para resolver o principal conflito da integração: vendas x marketing. No SLA, conseguimos definir uma classificação para leads.

Assim marketing e vendas podem ter métricas para analisar se um lead é ou não qualificado. Isso deve acabar com as críticas dos dois setores.

A base dessa integração deve ser o compartilhamento de dados e a análise dos resultados. Assim, é possível acompanhar a progressão e o sucesso do acordo.

Faça o acompanhamento da integração

Depois de definir o SLA, é hora de colocar a integração em prática. O sucesso desse processo depende de um bom acompanhamento.

Assim, você pode garantir que cada setor está cumprindo suas funções e compartilhando os seus resultados com os demais.

Após a implementação dos novos processos definidos no SLA, você deve começar a analisar os resultados.

Dessa maneira, você pode perceber se tudo está saindo dentro do esperado, ou se algo ainda gera conflito ou limita os resultados de sua integração.

O acompanhamento é bastante importante por estes dois motivos: garantir a implementação correta dos processos do SLA e fazer os ajustes necessários para uma integração plena e potencializadora de resultados.

Essa também é a melhor maneira de atingir metas e objetivos da sua agência.

Quais são as principais vantagens da integração de setores para uma agência?

Existem diversos benefícios na integração de setores em uma agência de marketing, confira os principais abaixo:

  • Fim dos conflitos internos: A integração entre os setores promove uma comunicação interna eficaz e dá fim aos conflitos entre colaboradores. Isso deve representar uma maior produtividade, e consequentemente, melhores resultados.
  • Aceleração de resultados: A integração também deve ajudar no cumprimento de tarefas e processos com excelência. Esse é um passo essencial para acelerar a obtenção de resultados, e garantir que você encurte o tempo para o alcance das metas e objetivos da agência.
  • Aumento da carteira de clientes: Com a agência mais eficiente, a tendência é que os clientes tendam a aumentar. Novos clientes devem surgir e antigos clientes, provavelmente, renovarão seus contratos e podem ampliar a quantidade de serviços com a sua agência.

Como podemos perceber, promover a integração em uma agência de marketing exige alguns passos simples.

Essa mudança deve alçar sua agência como um dos destaques no mercado de marketing.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: