Instagram está testando nova atualização para digital influencers

12/01/2019 às 18:40 Redes Sociais

Instagram está testando nova atualização para digital influencers

O Instagram se estabeleceu com a segunda maior rede social do mundo em 2018 e lançou diversos novos recursos que viraram um sucesso na internet.

No fim do ano passado, a plataforma anunciou que está testando um novo formato de perfil para influenciadores digitais que otimizar a experiências desses usuários, considerados valiosos pela plataforma.

O novo tipo de conta lançado para os influenciadores é chamado de Creator Accounts pelo Instagram.

O objetivo é que a experiência dentro da plataforma melhore bastante e influencia essas personalidades da web a criarem um conteúdo cada vez mais vasto e de maior qualidade para o consumo dos demais usuários da rede social.

Com a nova atualização, os influenciadores digitais poderão filtrar as mensagens diretas (DM) que chegam e possa analisar melhor as métricas para que consigam criar um conteúdo mais personalizado e de maior qualidade para os seus seguidores.

Os testes já estão acontecendo

A atualização está em formato beta e vem sendo testada por um grupo pequeno de influenciadores digitais.

A marca busca aproveitar o crescimento dos influenciadores digitais dentro da plataforma para concorrer e desbancar o Youtube como principal reduto dos digital influencers na web brasileira.

O novo formato de conta busca trazer novas ferramentas que possam possibilitar os influenciadores digitais a acompanharem em tempo real e buscarem novas formas de gerar mais engajamento dentro da rede social.

A atualização consolida a tendência do marketing de influência em 2019.

O mercado atual encara o crescimento dos influenciadores digitais como uma tendência, mesmo que nos últimos anos tenha havido um grande boom de novas personalidades e subcelebridades na web.

E com isso, um dos desafios da plataforma é fomentar o surgimento de novos influenciadores digitais e fortalecer a relação entre estes profissionais com marcas de diferentes segmentos para gerar negócio dentro do Instagram, o que é também é essencial para a plataforma e ela tenta fomentar que é a sua própria geração de receitas.

Quais são as novas ferramentas que a nova conta para influenciadores digitais possui?

O primeiro recurso que tende a facilitar bastante a comunicação dos influenciadores com seu público é o filtro de qualidade dos directs (mensagens diretas) em suas contas.

Com isso, os criadores de conteúdo podem classificar e limitar o envio de mensagens de seus seguidores, dando mais profissionalismo a ferramenta de contato direto na rede social.

Classificação de mensagens

Além disso, o filtro permitirá classificar as mensagens semelhantes como acontece numa conta de e-mail.

O criador de conteúdo poderá marcar as mensagens como lidas, não lidas e sinalizar favoritas, etc.

Outro recurso bastante importante para otimização e elevação do nível de engajamento da conta do influenciador são os insights de crescimento.

O usuário pode acompanhar em tempo real dados diários sobre outros detalhes importantes da conta como o número de ganho e de perda de seguidores, entre outros.

Confira também: O que preciso saber antes de abrir um e-commerce?

E assim a nova conta engloba boa parte das ferramentas de gerenciamento do Instagram que fornecem essas informações complementares e avançadas por um valor mensal.

Isso faz com que o influenciador digital reduza seus custos e tenha acesso a mais dados importantes, além de centrar todos os dados dentro da rede social, deixando a análise muito mais simples.

Qualificação das mensagens

O criador de conteúdo também poderá flexibilizar suas opções de contato dentro da rede social, mirando na qualificação das mensagens que recebe não só no direct como também por e-mail e WhatsApp, por exemplo.

As solicitações pendentes dos usuários poderão ser classificadas e medidas por relevância, isso impede que o usuário esqueça essas solicitações e elas se percam com o crescimento da conta e o passar do tempo.

E outro recurso importantíssimo dentro da rede são a possibilidade de análise dos Stories e da IGTV.

Essas duas ferramentas possuem uma grande audiência dentro da plataforma e são as “galinhas dos ovos de ouro” no Instagram.

Com isso, o influenciador digital poderá ter mais informações para formatar novas pautas de conteúdo e buscar novas maneiras de crescer e recuperar possíveis perdas de seguidores e queda de engajamento em seu perfil.

Todos esses recursos serão potencializados dentro desse novo formato de conta e com isso a possibilidade de análise será muito mais otimizada e estruturada em relação ao formato que se tem hoje em contas comerciais.

E é nessa nova capacidade de análise de dados que o Instagram foca para atrair novos influenciadores digitais e fortalecer uma relação entre a rede e estas personalidades para a criação de conteúdo e geração de engajamento dentro da plataforma.

Com a nova atualização, os influenciadores digitais terão muito mais controle sobre sua própria experiência dentro da rede social.

O foco é tornar essas personalidades como os principais atrativos dentro do Instagram, como se a rede fosse um espaço de notícias e tivesse nos influenciadores os seus principais repórteres.

Conclusão

Nessa nova fase, o Instagram está claramente buscando tomar o primeiro lugar do Facebook e se tornar a rede social mais valiosa do mundo.

E tem tudo para isto! O novo formato de conta promete atrair os principais influenciadores e a plataforma tem como aliado a facilidade de produção de conteúdo para ela.

Quem cria conteúdo para o Youtube, depende de mais tempo para produção, gravação e edição dos vídeos.

Já no Instagram, é possível fazer em poucos minutos, ter uma edição bem básica e ainda assim prover de uma boa qualidade nos diferentes formatos de conteúdo, além de claro da oferta de conteúdo multimídia, possibilitando a mesclagem de diversos formatos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: