Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Insights: Como criar produtos digitais?

15/07/2019 às 11:51 Ajuda

Insights: Como criar produtos digitais?

Você saber o que são produtos digitais? Se ainda não sabe, com certeza, você já ouviu falar, e provavelmente já usou ou consumiu algum.

Quem já assistiu a um curso online ou simplesmente baixou um ebook, por exemplo, já teve uma experiência direta com produtos digitais.

E como este é um mercado em crescimento, neste artigo, nós trouxemos várias dicas e ideias para que você crie o seu próprio produto digital e comece a ganhar dinheiro com ele.

Sabe aquela linda frase: “É possível ganhar dinheiro sem sair de casa”, então com os produtos digitais é realmente possível. Existem muitas pessoas que trabalham com isto para ter uma renda extra ou conseguem viver disso.

Com um planejamento simples, você pode utilizar os seus conhecimentos para criar os seus próprios produtos digitais e começar a ganhar dinheiro com os seus talentos.

O que são produtos digitais?

Produto digital é um material que é comercializado na internet. O intuito de todo produto digital é agregar valor ao cliente que o consome.

Num exemplo básico, se você compra um livro numa livraria, você está consumindo algo que lhe agrega valor.

Logo, se você compra o mesmo livro no formato digital, você também está consumindo algo que lhe agrega valor. O produto digital pode ser distribuído em vários formatos como blocos de texto, áudios e vídeos.

A construção é semelhante a um produto/serviço físico, a diferença é que ele é produzido 100% online, através de ferramentas digitais.

Teste 30 dias Loja Virtual.

O que o consumidor procura num produto digital?

Antes de falarmos sobre os principais formatos de produtos digitais, primeiro precisamos mostrar como eles podem se tornar interesses para o público.

Assim como produtos físicos, os produtos digitais mais procurados pelos consumidores tem os seguintes objetivos:

  • Resolução de problemas: Muitos produtos digitais chegam ao mercado como soluções para problemas. Digamos, por exemplo, que você tenha uma empresa de marketing e precisa de uma ferramenta de vendas, você então avalia e contrata um CRM para resolver o seu problema.
  • Adquirir conhecimento: Num mercado cada vez mais concorrido, muitas pessoas buscam por cursos/workshops para ganharem mais conhecimento. E com isso surgem muitos produtos digitais com essa finalidade. Você pode, por exemplo, fazer um curso de inglês avançado pela internet para adquirir a fluência em um novo idioma.
  • Materiais educativos: Muitas pessoas procuram por materiais que podem lhe ensinar algo ou tirar suas dúvidas. Por isso, o ebook é um dos principais formatos de produto digital. Você pode, por exemplo, comprar um ebook completo sobre marketing digital para tirar suas dúvidas e aprender a fazer algumas ações.

Quais são os principais formatos de produtos digitais?

Aqui, vamos falar sobre os principais formatos de produtos digitais.

Além de citá-los e falarmos de seus benefícios, vamos falar um pouco sobre como cria-los, então confira abaixo:

Ebook

Como já dissemos acima, o ebook é um dos principais formatos de produto digital.  A palavra em inglês significa livro eletrônico.

Geralmente, esses materiais são bastante extensos e destrincham um tema por completo.

Para criar um ebook é bem simples, basta redigir o material em um editor de texto, fazer a capa do material e depois de revisado e finalizado, fazer a sua conversão para pdf ou e-pub.

A ideia é que você crie um ebook quando tem um conhecimento vasto sobre algum assunto. Dessa forma, em vez de criar blog posts, você possa compilar a sua experiência nesse material e comercializá-lo online.

Confira também: O que preciso saber antes de abrir um e-commerce?

Webinar

O webinar é uma espécie de seminário online. Por ser em vídeo, este é um formato que chama bastante atenção, principalmente se for disponibilizada a transmissão ao vivo. Esse formato requer um pouco mais de estrutura.

Para realizar um webinar, você deve ter uma estrutura básica para fazer vídeos e escolher o local onde o produto será disponibilizado.

E ainda é preciso fazer a produção do evento, mesmo que seja online, você deve contar com bons profissionais, definir um tema e fazer um roteiro para realizar o seminário.

Cursos online

Esse é um formato de produto digital que pode ser distribuído de diversas formas. É possível comercializar cursos online por vídeo aulas ou com materiais em pdf, por exemplo.

Por ser um curso, este é um formato bastante rentável.

E como tem público para tudo, é possível disponibilizar cursos de qualquer coisa. Se você tiver equipamentos de vídeo e for apostar nas vídeo aulas, a nossa dica é que você escolha uma das plataformas de cursos online como Udemy, Eduk, entre outras, para hospedar o seu curso.

Essas plataformas já possuem uma audiência e podem lhe gerar mais vendas com menos trabalho.

Audiobook

Esse é um formato de produto digital que vem crescendo nos últimos tempos. O audiobook, como o nome já explicita, é um livro em áudio.

Isso resolve um grande problema dos dias atuais: a falta de tempo para ler um livro pode ser substituída pelo formato digital em áudio, onde é possível consumir o conteúdo de qualquer lugar.

Muitas pessoas estão consumindo audiobooks com frequência no mercado. Tanto que já existem plataformas como a 12min e a Ubook, que disponibilizam vários audiobooks de livros conhecidos e livros novos.

Sites com conteúdo exclusivo

Os sites com conteúdos exclusivos para assinantes são bastante comuns no mercado digital. Atualmente, até mesmo os grandes portais de notícias usam esse modelo para garantir assinaturas mensais.

É possível atrair muitos assinantes através de um bom conteúdo sobre um tema específico, basta ter bons gatilhos para despertar o interesse do seu público.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: