Inovação: 5 vantagens de manter uma equipe de desenvolvimento

28/07/2018 às 15:27 Ajuda

Inovação: 5 vantagens de manter uma equipe de desenvolvimento

Com o grande avanço tecnológico que aconteceu nos últimos anos, a gama de recursos e necessidades para que empresas possam ter estabilidade aumentou e passou a ser fundamental ter uma boa estratégia para garantir a reputação online.

Entre essas necessidades está a manutenção de uma equipe de desenvolvimento web.

Parece até meio forçado, não é? Muitos empreendedores ainda não dão o real valor que esses profissionais merecem, mas eles têm ganhado cada vez mais importância no meio corporativo.

Hoje, muitos negócios trabalham somente com plataformas online ou dependem delas para funcionar e por isso contar com a ajuda de profissionais especializados é importante para que o trabalho flua naturalmente e a empresa possa crescer em médio prazo.

Os empreendedores que ainda são teimosos quanto a essas questões estão ficando para trás no novo mundo globalizado, já que ter uma equipe de desenvolvimento hoje pode considerado um bom diferencial de mercado, gerando uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Mesmo que não seja barato, já que para montar uma equipe é preciso contratar profissionais capacitados, o que traz consigo muitos custos mensais, todo e qualquer empreendedor que já tem possibilidade para arcar, deve fazer esse investimento.

Em pouco tempo, a empresa colherá os resultados positivos e aproveitará os benefícios trazidos por uma boa equipe de desenvolvimento web.

Confira abaixo algumas vantagens de contar com uma equipe de desenvolvimento em seu negócio:

Ganho de Produtividade

Os profissionais de desenvolvimento web são os responsáveis por desenvolverem plataformas e sistemas para que seu negócio funcione perfeitamente.

E por isso, quando se tem pessoas especialistas nessa área, você pode liderar outros setores de sua empresa para tratar de outras tarefas.

Isso representa um bom ganho de produtividade, já que um desenvolvedor web irá resolver o problema com mais eficiência, gastando menos tempo e tendo mais facilidade do que um profissional de marketing, por exemplo.

Uma das vantagens de ter uma equipe de desenvolvimento web é que esses profissionais são bastante criativos e analíticos, e isso é de grande valia para uma empresa, já que é possível buscar o aperfeiçoamento de processos técnicos, entre outros pontos relacionados, o que podem fazer seu negócio crescer mais rápido na internet.

Qualquer empreendedor busca maneiras de aumentar a produtividade de sua empresa e está aí uma boa dica! Ter uma equipe de desenvolvimento web alocada em sua empresa terá um ótimo impacto nos indicadores de desempenho de sua empresa.

Maior grau de segurança

Como já dissemos acima, o desenvolvimento web se preocupa bastante com o lado analítico da programação. Resumindo, esses profissionais sempre procuram zerar as vulnerabilidades que o sistema de sua empresa tem, garantindo um alto grau de segurança para você e seus clientes.

Além disso, qualquer problema que passe pela barreira de segurança poderá ser prontamente resolvido se você tiver profissionais de desenvolvimento web em sua empresa.

Se você trabalha com uma loja virtual, por exemplo, é possível que o servidor saia do ar ou sofra algum problema interno em certos momentos e isso pode arruinar o seu negócio. Porém, se você contar com desenvolvedores, os problemas serão minimizados ou deixarão de ocorrer.

Confira também o que é o gerenciamento de servidores.

Aperfeiçoamento de Processos

Uma equipe de desenvolvimento não foca apenas em criar novas aplicações web como sites, blogs e aplicativos. Estes profissionais também buscam sempre a criação de novas soluções para serviços que já estão em pleno funcionamento.

Com isso, é possível aperfeiçoar os processos internos de sua empresa. Se você tem uma plataforma de controle financeiro, por exemplo, sua equipe de desenvolvimento pode focar em desenvolver recursos que cubram as necessidades desse programa, tornando o processo mais fácil para você e os demais funcionários.

Além disso, é possível planejar atualizações periódicas em seus projetos e sempre trazer novidades para seus clientes. E claro, também é possível testar certos recursos contando com a ajuda de profissionais que entendem do assunto e que podem colocar sua ideia em prática da melhor maneira possível.

Atende suas necessidades

Uma das principais vantagens de ter uma equipe de desenvolvimento é não ter a necessidade de contratar profissionais de fora para resolver possíveis problemas. Os profissionais contratados para sua equipe podem e devem ser moldados de acordo com as necessidades do seu negócio.

Isso fará com que eles possam entender como todo o seu sistema funciona, e possam trabalhar dentro das necessidades da empresa, atendendo bem melhor do que qualquer profissional de uma terceirizada.

Por isso, em vez de buscar soluções mais genéricas e distantes, ter uma equipe de desenvolvimento pode ser a solução para os problemas de infraestrutura de TI de sua empresa.

Especialização na área

Por último e não menos importante é que contar com uma equipe de desenvolvimento é melhor solução se a sua empresa desenvolve ou administra várias aplicações web. Por exemplo, se você possui um site, um aplicativo e uma loja virtual, você precisa ter desenvolvedores web trabalhando com você.

Esses profissionais são especializados e podem ajudar o seu negócio a crescer tanto auxiliando na parte interna de regras e códigos de programação, como na parte externa, mais criativa e artística. Com o auxílio de um especialista na área, é possível desenvolver sua ideia por completo e adaptá-la da melhor maneira para sua empresa.

É claro, que no mundo de hoje, todo profissional deve conhecer pelo menos um pouco de programação. É essencial que quem trabalha com marketing saiba ao menos o básico para conseguir fazer modificações rápidas em layouts, por exemplo.

Porém, isso não substituirá a contratação de profissionais que entendam e consigam trabalhar com aplicações web complexas, dando o dinamismo que elas precisam. Portanto, veja já se há possibilidades de passar a ter uma equipe de desenvolvimento web em sua empresa.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Gerenciamento de Servidores.

Gostou de nosso post? Compartilhe: