Informatizar a equipe de vendas: saiba como fazer

21/03/2019 às 11:09 Ajuda

Informatizar a equipe de vendas: saiba como fazer

A equipe de vendas é parte fundamental para o destaque da empresa, isso por que o sucesso da marca e sua disseminação positiva estão diretamente relacionados ao desempenho da equipe de vendas.

Com o aumento da competitividade do mercado e necessidade de estar sempre por dentro de suas tendências mais atuais, atendendo às demandas de seu público-alvo, a informatização dos processos para a lida da equipe de vendas é parte essencial para que a marca não perca essa corrida.

A automatização dos processos, de um modo geral, é uma tendência entre as empresas, isso por que trata-se de uma metodologia que é responsável pela eficiência das entregas, diminuição do tempo e do investimento empenhados, minimização dos erros e dos retrabalhos e disponibilização dos profissionais para que eles se dediquem a outras tarefas da empresa, o que recai, resumidamente, no aumento da lucratividade da empresa.

No caso da informatização da equipe de vendas isso diz respeito a como a automatização das atividades servem para dinamizar o trabalho da equipe, estimulá-la e aumentar a sua produtividade, sendo benéfico para a gestão de toda a empresa.

Entre algumas vantagens de se informatizar a equipe de vendas, destacam-se:

1 – As ferramentas tecnológicas agregam ao crescimento das vendas:

A fim de que algumas tarefas sejam otimizadas, a informatização do trabalho da equipe de vendas traz melhores soluções referentes desde o entendimento sobre o produto e o serviço oferecido ao primeiro contato com os clientes.

Nesse caso, a disponibilização aos clientes de um catálogo online, com alta resolução e atualizado de seus produtos, o qual ele poderá acessar imediatamente, justamente opor ser virtual. Isso entrega ao consumidor a prática imediatista para as respostas buscadas por ele, o que é positivo.

2 – Mais negócios no mesmo tempo ou em menos tempo:

Aplicativos, impressoras portáteis, comunicação interna informatizada, canais de comunicação online, reuniões online, entre outras coisas, fazem com que os vendedores e suas tarefas se tornem mais conectadas, mais móveis e facilmente localizáveis, além do mais, a automatização da gestão dos processos de vendas permite a concomitância de atividades, economicidade de tempo e a possibilidade de que os clientes sejam prontamente atendidos.

3 – Não há limites para o tempo e o espaço:

A automatização da equipe de vendas permite que um vendedor atenda e trabalhe em qualquer lugar e não necessariamente esteja presencialmente em um escritório, por exemplo.

Soluções em ferramentas que funcionem offline são as mais indicadas nesse caso, para que se dê um acesso irrestrito à internet, compartilhando informações e o contato com o restante da equipe em tempo real.

4 – Aproveitando os benefícios da modernidade:

Com a informatização dos processos de vendas, a equipe de vendas se torna capaz de economizar tempo, espaço, dinheiro e empenho em suas tarefas desde que as ferramentas utilizadas estejam em conformidade com as necessidades de uma empresa, isso fará com que se aproveite o máximo que as novas tecnologias têm a oferecer.

5 – A economia se transforma em lucros:

No final das contas, o que uma empresa visa é a lucratividade.

Quando a equipe de vendas trabalha com processos automatizados, a série de economias (de tempo, de espaço, de material, de dinheiro e de pessoal, por exemplo) se converte em lucratividade, pois, acaba se ganhando mais com esse aumento de produtividade.

O Serviço de E-mail Marketing custa a partir de R$45,00 mensais com 10.000 disparos (cada plano tem sua quantidade de disparos correspondentes). Confira já!

De um modo geral, a informatização da equipe de vendas promove o aperfeiçoamento de seu desempenho e dos negócios trabalhados, além da possibilidade que essa equipe tem de acompanhar o passo a passo de seu trabalho, intervindo de maneira autônoma e positiva nesse processo.

Com softwares voltados para essas atividades, algumas tarefas são propiciadas, por exemplo:

  • Digitação de orçamentos e pedidos de vendas a partir de regras preexistentes automaticamente;
  • Geração e impressão de notas fiscais eletrônicas na presença do cliente ou em tempo real;
  • Composição do catálogo virtual dos produtos;
  • Montagem e execução das rotas de atendimento para o atendimento ao cliente;
  • Conhecimento do perfil do cliente;
  • Acesso aos dados da equipe de vendas em tempo real;
  • Disponibilização do acesso online aos clientes;
  • Estabelecimento de dados estatísticos de vendas, por exemplo.

Gostou de nosso post? Compartilhe: