Guia para vender pelo Facebook em 2019

17/04/2019 às 21:56 Redes Sociais

Guia para vender pelo Facebook em 2019

As redes sociais viraram verdadeiras plataformas de vendas. Facebook e Instagram já possuem recursos próprios para que as empresas possam comercializar seus produtos e serviços dentro das plataformas. Neste artigo, vamos falar especificamente sobre o Facebook.

Praticamente todo mundo que conhecemos possui uma conta no Facebook. A rede tem mais de dois bilhões de usuários ativos pelo mundo.

E por ser acessado em diferentes plataformas, seja por dispositivos móveis e desktop, a rede social consegue atrair a atenção dos usuários para compras online.

Por isso criar uma estratégia de vendas para o Facebook é essencial em 2019. Além de aumentar a receita do seu negócio, você também aumenta o alcance de audiência da sua empresa na internet.

Nesse texto, vamos lhe mostrar o jeito certo de criar sua loja e vender pelo Facebook.

Saiba tudo sobre o Facebook Commerce (F-commerce)

A F-commerce é o nome dado a ferramenta que possibilita que qualquer usuário, dono de uma fanpage na plataforma crie uma loja virtual dentro do Facebook. O intuito da rede social é otimizar a experiência do usuário oferecendo uma solução completa.

Imagine que agora você pode entrar no Facebook, ver o que seus amigos e empresas que você segue e ainda realizar uma compra dentro do aplicativo em seu smartphone.

Então, é por isso que para as empresas, vender pelo Facebook pode ser uma estratégia excelente para potencializar as vendas e reduzir os custos.

Afinal, com a plataforma toda montada pelo Facebook, você não gasta nada para a criação de sua loja. Basta ter um fanpage na plataforma, criar a loja e cadastrar o seu catálogo de produtos. Simples!

Como criar uma loja virtual dentro do Facebook?

É bem fácil! Abaixo vamos deixar um passo a passo para que você consiga criar em poucos cliques a loja virtual da sua empresa dentro do Facebook. Confira:

  • Crie uma página para sua empresa no Facebook: Essa dica é obvia e só é válida para quem está começando e ainda não tem uma página na rede. Então, se você já possui uma fanpage para sua empresa no Facebook, siga para o próximo passo.
  • Entrando nas configurações gerais da sua fanpage, você deve clicar em “Adicionar Guia” na parte inferior e clicar novamente nesse botão ao lado da opção “Loja”.
  • Clique em “continuar” para começar a configurar sua loja virtual no Facebook.
  • Selecione o tipo de moeda (real, euro, dólar) de seus produtos e adicione produto a produto. Na configuração de cada produto, é possível colocar fotos, nome, uma breve descrição, preço e o link para finalização da compra.  

Pronto, sua loja virtual no Facebook está configurada!

Como promover minha loja virtual no Facebook para clientes e potenciais clientes?

Depois de criar e configurar a sua loja virtual no Facebook é hora de promover a sua marca.

E isso pode acontecer tanto dentro como fora do Facebook. Confira nossas dicas para bombar as vendas:

Divulgue links de produtos de sua Loja Virtual

Uma boa dica é usar sua fanpage para publicar links de seus produtos. Dessa forma, os usuários que se interessarem podem clicar no link e ir direto para a página do produto em sua loja virtual dentro do Facebook.

Você também pode fazer postagens em blogs com o link e até mesmo em outras redes sociais.

A ideia principal é levar as pessoas para dentro de sua loja, então usar vários canais de comunicação é uma boa pedida.

Confira também: Quanto custa montar uma Loja Virtual?

Para não ser uma divulgação muito crua dos produtos, você pode fazer breves descrições sobre eles. Fale sobre a utilidade dos produtos, mostre alguma prova social de um cliente que o usou recentemente e aprovou, etc.

Isso ajudará a engajar seu público e aumentar o número de pessoas que clicam no link da sua loja.

Estimule o engajamento em sua fanpage no Facebook

Uma boa dica para atrair clientes para sua loja virtual é estimular o engajamento dentro de sua fanpage.

Por isso, busque fazer postagens com perguntas para estimular os comentários e interaja com as pessoas.

Dessa forma, você pode utilizar os comentários para conhecer mais os clientes e recomendar os produtos certos.

Assim, de uma maneira coerente e pouco invasiva, você pode fazer com que mais pessoas cheguem a sua loja virtual.

Anuncie no Facebook

Uma boa maneira de estimular as vendas da sua loja virtual no Facebook é fazer anúncios dentro da plataforma.

Crie campanhas de anúncios para divulgar o seu catálogo de produtos e veja as conversões e as vendas aumentarem em sua loja.

A dica é apostar nos elementos certos como uma imagem do produto em alta resolução, uma boa descrição e quiçá uma promoção de desconto, por exemplo.

Estes serão atrativos para fazer as pessoas clicarem no seu anúncio.

Dica para bombar as vendas: escolha imagens perfeitas!

Sei que o conceito parece bem abstrato, mas apostar em imagens é uma dica excelente para conseguir vender mais em sua loja no Facebook.  

A dica aqui é sair do senso comum. Muitos empreendedores acham que uma imagem em alta resolução apenas basta, mas as vezes, ela pode trazer resultados inesperados.

É lógico que imagens em alta resolução são essenciais, mas é preciso ir além. Aproveite o recurso de “fotos em carrossel” e divida as imagens em dois grupos:

  • Fotos de todos os ângulos do produto
  • Fotos de utilização de produto

Mostrar a utilidade do produto é a forma perfeita de engajar o cliente e influenciar na sua decisão de compra.

Tire fotos de pessoas utilizando seus produtos para mostrar na prática o quanto eles são úteis. Isso fará toda a diferença!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: