Guia de SEO matador para vídeos do Youtube

11/03/2019 às 18:18 SEO

Guia de SEO matador para vídeos do Youtube

Criar um canal no Youtube virou uma regra para qualquer empresa ou profissional liberado no mercado atual. Os vídeos na plataforma são mais vistos pelos usuários diariamente do que os canais de TV, de acordo com o próprio Youtube.

E nesse texto, vamos lhe dar dicas para montar uma estratégia de SEO matadora.

Com o conteúdo em alta neste ano, é fundamental que você tenha uma presença forte no Youtube e possa persuadir seu público e aumentar a autoridade do seu negócio com um canal na plataforma.

Mas para obter os resultados que você espera, é preciso que seus vídeos sejam vistos e com algumas dicas de SEO, eles se tornarão altamente relevantes para o Youtube.

O ranqueamento no Youtube funciona de maneira semelhante ao Google. Alguns fatores como palavra-chave, relevância, tags, título, descrição, entre outros são extremamente importantes para ganhar posições nos rankings de busca da plataforma.

Com as dicas que daremos abaixo, você pode otimizar o seu canal no Youtube e aumentar as chances de fazer seus vídeos viralizarem entre seu público.

Uma estratégia de SEO focada nos vídeos é essencial para crescer dentro da plataforma. Confira nossas dicas abaixo:

Palavras-chave

Para criar vídeo e atingir o público certo, o ideal é que você faça vídeos focados nas palavras-chave mais acessadas pela sua audiência.

E assim como no Google, é preciso fazer uma pesquisa de palavras-chave, só que neste caso específica para o Youtube.

E como fazer isto? Existem duas formas bem fáceis de achar boas palavras-chave para os seus vídeos.  Uma delas é fazer uma varredura nos vídeos dos seus concorrentes diretos, conferir títulos e principalmente, as tags que eles utilizam no conteúdo.

É possível ter acesso as tags, acessando o código foto da página e buscando por “Keywords”.

A segunda forma de encontrar boas palavras-chave para seus vídeos é utilizar o autocomplete do Youtube. Como você já deve ter feito no Google, sempre que você digita uma palavra ou expressão, abaixo aparecem algumas opções automaticamente.

Bom, estas opções não foram postas ali à toa. Para otimizar a experiência do usuário, o Youtube sugere algumas palavras-chave mais acessadas por quem pesquisa por certos assuntos.

Essa é uma boa maneira de encontrar termos de cauda longa, mais específicos que podem atingir públicos mais restritos, porém que tendem se a interessar mais sobre alguns temas.

Nome do arquivo de vídeo

Quando vamos upar uma imagem em nosso blog post, temos que cuidar do nome do arquivo, isso otimiza a estratégia de SEO e melhora o ranqueamento. Então, o mesmo vale para o Youtube.

O ideal é que você nomeie o arquivo de vídeo que será upado na plataforma com o nome do vídeo em questão separado por hifens.

Digamos que a ISBrasil crie um canal e faça um vídeo com dicas sobre hospedagem de site. Um bom nome para o arquivo pode ser, por exemplo, “dicas-de-hospedagem-de-sites-isbrasil.mp4”.

Isso facilita o robô do Youtube a encontrar o vídeo e relacioná-lo ao conteúdo criado, potencializando o ranqueamento.

Confira também: Vantagens do streaming de vídeo.

Título, tags e descrição

Esses três fatores são importantíssimos para o ranqueamento do vídeo e também para despertar o interesse dos usuários da plataforma.

Um título bagunçado, fora de foco ou que não cumpre o que promete perderá relevância dentro do Youtube.

De acordo com a palavra-chave definida para o vídeo, crie um título atrativo para o conteúdo. A dica é usar de perguntas e afirmações para despertar a curiosidade e o interesse nos usuários da plataforma e aumentar as chances de eles clicarem para ver o vídeo.

A descrição entre como um fator complementar neste caso. Assim como acontece a meta-description no blog post, a descrição de um vídeo no Youtube é um espaço que deve ser usado para resumir o assunto do vídeo, apontando os principais pontos de destaque do vídeo.

Abaixo da descrição, você também pode fazer uma propaganda da sua empresa, adicionando redes sociais, etc.

E claro, as tags, quanto mais tags melhor. Utilize algumas tags de cauda longa e várias curtas para ajudar no ranqueamento.

Assim, o seu vídeo poderá ser encontrado com mais facilidade tanto para quem pesquisa por uma palavra-chave mais genérica como mais específica.

Thumbnail (Miniaturas)

As thumbnais são aquelas miniaturas imagens pequenas que aparecem nos resultados de busca e na lista de vídeos do seu canal.

Elas ajudam a despertar o interesse do usuário no conteúdo, por isso são imprescindíveis numa estratégia de SEO para o Youtube.

O ideal é que você utilize uma imagem que tenha relação direta com o vídeo. Pode ser um frame do vídeo ou mesmo uma imagem de um banco de imagens, o mais importante é que ela seja coerente com o conteúdo do vídeo.

Para completar, coloque um pequeno texto, que pode ser o título do vídeo, por exemplo, para instigar os usuários a clicarem na tela e assistirem ao seu conteúdo.

Engajamento

Depois de tudo o que já falamos acima, se preocupar com o engajamento é o principal para testar os resultados da sua estratégia de SEO para o Youtube.

A ideia é que você utilize os fatores que citamos ao longo do texto para potencializar o ranqueamento e gerar engajamento para os seus vídeos.

E como fazer isso? O primeiro passo é estimular comentários, curtidas e inscrições. Comentários positivos fará a diferença para quem acessa e o Youtube entenderá que o vídeo é relevante.

Pedir curtidas também é importante, o famoso “clique em gostei” deve ser de praxe em todos os vídeos, isso também melhora o ranqueamento do conteúdo.

Por último e não menos importante, estimule as inscrições no seu canal. Quanto mais inscrições, maior tende a ser o engajamento.

Além disso, peça para que seus inscritos também ativem as notificações do seu canal para receberem os vídeos, já que o Youtube também limita a entrega de conteúdo para uma porcentagem pequena da sua audiência.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Streaming.

Gostou de nosso post? Compartilhe: