Google: Saiba o que fazer quando seu site para nos resultados omitidos

10/01/2019 às 21:40 SEO

Google: Saiba o que fazer quando seu site para nos resultados omitidos

Muitas empresas criam bons conteúdos que acabam sendo penalizados por algum motivo. E por isso, eles acabam entrando nos resultados omitidos do Google.

Essas omissões acontecem por punições do Google ou por um erro seu, que deve ter ranqueado outro conteúdo semelhante para o mesmo domínio.

E para mudar essa situação e reverter o processo de omissão no Google, será preciso realizar alguns procedimentos.

Cair nos resultados omitidos do Google é extremamente prejudicial para a sua empresa, fazendo ela perder tráfego e poder de conversão mesmo que o conteúdo seja relevante.

Quem está implementando uma estratégia de SEO, com certeza, se dará conta do quanto prejudicial é seu conteúdo cair nos resultados omitidos do Google.

Mas antes de saber como é possível reverter o processo e fazer o seu conteúdo voltar as páginas de buscas, é preciso primeiro entender o que é e quais são os motivos que levam um link a entrarem nos resultados omitidos do Google.

O que são os resultados omitidos do Google e por que os conteúdos vão parar lá?

Apesar de toda estratégia de SEO e marketing digital, é certo que terão conteúdos que nem de longe atingirão o resultado esperado.

Podem haver erros, o foco do conteúdo pode ser desviado, textos podem ser duplicados ou replicados de forma semelhante, links podem ser muito parecidos ou direcionarem para mais de um link, etc.

Em resumo, como já dissemos acima, um conteúdo que cai nos resultados omitidos tem bom potencial de ranqueamento, mas por algum motivo acabam caindo nessa lista.

Enfim, algo acontece para que o algoritmo do Google defina excluir a sua página dos resultados de busca.

Prioridade na experiência do usuário

Nos últimos tempos, o Google atualizou o seu algoritmo e passou a tratar como prioridade a experiência do usuário.

A partir daí, a empresa modernizou os resultados de busca, conseguindo melhorar as SERPs por meio da intenção do usuário, entre outros métodos.

E essa mudança é bastante ruim para conteúdos mais comerciais, apesar de não parecer. Isso acontece por que conteúdos focados em venda geralmente não possui muitas informações, não atraem tantas pessoas por serem de fundo de funil e por isso acabam perdendo relevância no Google após essas mudanças.

E fora a estrutura do conteúdo, outros métodos de propagandas também acabam prejudicando o ranqueamento de um conteúdo.

Então, num exemplo prático, digamos que nós criemos um “guia para escolher um servidor de hospedagem”,  esse conteúdo deve ter foco no topo ou no meio do funil.

E por serem planejados para esse estágio, esse conteúdo deverá conter várias informações detalhadas, links valiosos, etc.

Porém, se nós colocarmos muitos banners durante o anúncio ou um pop-up na página, a página pode perder relevância, por que muitos anúncios em destaque atrapalham a experiência do usuário. E com esse fator como prioridade, essa página perderia posições nos resultados de busca.

Outras vezes, bons conteúdos escondem algumas técnicas de manipulação de SEO, que são popularmente chamadas de black hat.

E isto prejudica bastante a experiência do usuário e não é de hoje que o Google penaliza essas ações. E claro, agora as punições são ainda mais pesadas, podendo levar o seu site a ser excluído dos resultados de busca do Google.

Confira também: Vantagens de Cloud Server.

Como reverter o processo e tirar o seu site dos resultados omitidos do Google?

Bom, depois de confirmar que certo conteúdo foi incluído nos resultados omitidos do Google, é hora de reverter o processo e abaixo vamos explicar como fazer isto.

O primeiro passo é verificar se o seu conteúdo sofreu algum tipo de penalização por parte do Google, identificar o motivo e corrigi-lo.

Se o problema não é esse, você deve checar alguns fatores para buscar a reindexação da página nos resultados de busca.

Com isso, você deve verificar se existem páginas duplicadas ou bastante semelhantes no seu site.

E isso pode incluir não só texto semelhante, mas também títulos, URLs ou meta descrições que sejam iguais ou muito parecidas. Caso isso aconteça, você deve fazer a modificação dos conteúdos que estão nos resultados omitidos do Google.

Se existem artigos no seu site que concorrem a uma mesma palavra-chave e possuem um foco parecido, será preciso realizar estas modificações.

Então, vá no seu site e mude título, URL e meta descrição para após pedir a reindexação da página no Google usando o Google Search Console.

Por mais que as intenções dos conteúdos sejam diferentes, se eles ranquearem para a mesma palavra-chave, o algoritmo do Google pode achar que os textos são duplicados e aí acabar punindo o conteúdo mais recente, por achar que este é uma cópia do texto mais antigo.

Se além de título, URL e meta descrição, o texto for bastante parecido, também será preciso modificar o corpo do conteúdo. A dica é que você reescreva o texto ou que retire alguns trechos e coloque alguns trechos novos.

Estas são as maneiras de desfazer a canibalização das palavras-chave que estejam prejudicando o seu site.

Com as modificações que citamos acima, será possível reverter o processo e fazer com sua página alcance a primeira página dos resultados de busca.

Conclusão

Como vimos, tirar o seu conteúdo dos resultados omitidos do Google é bem fácil, mas é preciso prestar bastante atenção para que os prejuízos possam ser minimizados.

Isso inclui uma atenção redobrada na implantação da sua estratégia de marketing e numa checagem contínua de canibalização de palavras-chave.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: