Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Google Ads: O que é e como fazer uma campanha PPC?

04/01/2020 às 10:42 AdWords

Google Ads: O que é e como fazer uma campanha PPC?

Quer investir em anúncios pagos e ter maior eficiência em seus resultados? Faça campanhas PPC. Esse tipo de campanha só lhe gera custos quando alguém demonstra interesse em seu anúncio, assim você não paga por visualizações ou impressões, e sim por cliques.

O que é uma campanha PPC?

A sigla PPC significa Pay per Click, que em português significa “Pagamento por Clique”. Como o nome já denuncia, esse modelo de anúncios pagos só gera custos, quando um usuário clica no seu anúncio.

Existem várias formas de criar e realizar uma campanha PPC, é possível cria-las através do Facebook, do Instagram e do Google.

Dentre estas opções, o Google é a maneira mais efetiva de melhorar os seus resultados com anúncios pagos PPC.

E por quê? Sempre que uma pessoa quer comprar um produto, ela recorre ao Google. Logo, ter anúncios de venda no Google pode ampliar as suas possibilidades de venda. Essa é uma forma de garantir o retorno do seu investimento.

Além disso, as campanhas PPC aparecem no topo do Google. Isso aumenta as chances de cliques e vendas em seus anúncios.

Basta que você tenha bons lances e escolha as palavras-chave certas para seu anúncio bombar no Google.

Aliado a uma estratégia efetiva de SEO, as campanhas PPC são uma excelente forma de gerar mais resultados e atrair tráfego orgânico e pago qualificado.

Na prática, as campanhas PPC ampliam suas chances de venda, já que as pessoas que clicam nos anúncios estão predispostas a uma compra.

Como fazer uma campanha PPC?

Para uma campanha PPC efetiva, é preciso se atentar a certos detalhes que mostraremos abaixo, confira:

  • Objetivo da campanha: O primeiro passo é definir o objetivo da sua campanha, isso é essencial para medir os resultados e alcançar suas metas.
  • Analise as campanhas de seus concorrentes: A melhor maneira de garantir presença no topo do Google e o interesse do seu público-alvo é analisar as campanhas PPC de seus concorrentes. Veja como eles estão investindo e como eles montam os seus anúncios.
  • Público-alvo: Defina o seu público-alvo, de acordo com as suas personas, assim, você pode escolher a melhor palavra-chave e moldar o seu anúncio da melhor maneira possível.
  • Palavra-chave: Com base na sua análise de concorrentes e público-alvo, escolha a palavra-chave do seu anúncio. O ideal é que você escolhe por termos que tenham um bom volume de busca e uma concorrência moderada.
  • Orçamento: Defina o orçamento total e diário de sua campanha. Assim, você pode acompanhar os resultados, monitorar o investimento e fazer os ajustes necessários.
  • Texto, imagem e vídeo do anúncio: Crie um anúncio, de acordo com a sua análise de concorrentes e persona, você pode criar um anúncio no melhor formato possível, deixando-o o mais atrativo para otimizar seus resultados.
  • Faça testes A/B: Uma das formas de otimizar os seus resultados com anúncios é fazer testes A/B, assim você pode testar anúncios diferentes e definir o formato mais efetivo para os anúncios da sua campanha PPC.

Confira também: Dicas para atrair mais clientes para a sua empresa no Google.

Quais são as vantagens de fazer uma campanha PPC?

Diferente de outros tipos de anúncios pagos, as campanhas PPC garantem que você só pague quando efetivamente clicarem em seus anúncios.

Abaixo, vamos mostrar quais são as principais vantagens que uma campanha PPC pode trazer para o seu negócio:

Economia de recursos

Quando pagamos por impressão, por exemplo, não temos como medir a efetividade da campanha. Ela aparece para pessoas em sites aleatórios e isso conta para o alcance do anúncio.

Assim, você tem de pagar pelas impressões, mesmo sem ter feito nenhuma venda.

Com o PPC você economiza recursos, afinal você só paga pelos cliques feitos em seus anúncios. Você tem uma garantia que o usuário acessou a sua página, apesar de não ter uma garantia de venda.

Fácil segmentação

O próprio Google e gerenciadores de anúncios de redes sociais como o Facebook Ads trazem inúmeras opções de segmentação de anúncio. Isso ajuda bastante na efetividade de suas campanhas.

Você pode moldar o anúncio e fazer todos os testes e ajustes necessários para que seus anúncios gerem mais resultados.

As chances de atingir a sua persona são maiores com tantas variáveis na hora de definir a segmentação.

Fácil mensuração

Mensurar os resultados de uma campanha PPC é bem simples. Você pode ver quantas pessoas clicaram nos seus anúncios e calcular a porcentagem de vendas realizada por meio da campanha.

Dessa maneira, você pode ter uma noção do quanto foi gasto e do quanto foi ganho. Assim, fica fácil descobrir se houve um bom retorno em seu investimento.

Campanhas de retargeting

Outra boa ideia para maximizar o desempenho da sua campanha PPC é programar campanhas de retargeting.

Essas campanhas redirecionam os seus anúncios para pessoas que já tiveram algum tipo de contato com o seu negócio, como ter visitado o site da sua empresa, por exemplo.

Essa é uma excelente forma de atingir pessoas que já conhecem e demonstraram algum tipo de interesse no seu negócio.

Dessa forma, você pode potencializar as chances de vendas e economizar recursos através de uma campanha de retargeting no formato PPC.

Como vimos, realizar uma campanha PPC pode ser altamente lucrativo para a sua empresa. Essa é a melhor maneira de garantir o retorno do investimento feito em anúncios pagos.

Com a combinação de uma boa estratégia de SEO, você terá a oportunidade de qualificar o seu tráfego, tanto de forma orgânica como de forma paga. Quem ganha com isso é o seu negócio!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google Ads. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: