Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Google Acadêmico: o que é e como utilizar

28/12/2020 às 08:51 Hospedagem de Sites

Google Acadêmico: o que é e como utilizar

Seja para pesquisar o que escrever em um post para seu blog ou para trabalhos de faculdade, o Google é uma excelente ferramenta de pesquisa.

E você sabia que é possível utilizar a sua versão Google Acadêmico para pesquisar artigos, teses, dissertações e várias outras publicações? Tudo isso gratuito na rede mundial de computadores

Embora essa ferramenta do Google seja mais popular entre estudantes e professores, nada impede que você faça as suas pesquisas na hora de criar conteúdo para seu site por meio do Google Acadêmico.

Afinal, este é um meio de pesquisa com grande variedade de fontes e confiáveis. Então, se você deseja aprender o que é o Google Acadêmico e como utilizar, não deixe de ler este texto até o final.

O que é Google Acadêmico

Imagine que você pudesse utilizar uma ferramenta que permitisse buscar artigos, TCCs, dissertações, livros e teses em diversas bibliotecas universitárias para você estudar.

Isso seria maravilhoso, não é mesmo?

Pois é exatamente isso que o Google Acadêmico faz.

E tudo isso com a mesma simplicidade de fazer qualquer outra busca pelo Google, com um layout simples e dinâmico e resultados ordenados por relevância.

O sucesso do Google Acadêmico é tanto, que já se fala em ASEO, ou SEO focado na otimização para o Google Acadêmico em artigos e teses, de modo que estes sejam melhor indexados.

Vantagens do Google Acadêmico

Mas além da praticidade, quais outras vantagens podemos apontar no uso do Google Acadêmico? É isso que vamos falar abaixo!

Integrado com bibliotecas universitárias

Você pode estar se perguntando de onde vêm todo esse material acadêmico, não é mesmo? Acontece que o Google utiliza como base de dados para o Google Acadêmico um acervo de diversas bibliotecas universitárias gratuitas e online.

E caso você possua acesso a alguma universidade de conteúdos exclusivos para alunos e docentes, ainda é possível vinculá-la ao Google Acadêmico para que ela seja acessada pelas suas pesquisas e exiba.

Isso permite acessar todas suas fontes de pesquisa com uma única busca.

Fontes de pesquisa acessíveis e gratuita

Claro que não poderíamos deixar de citar que o Google Acadêmico é gratuito, assim como grande parte das ferramentas da empresa.

Mas isso não limita a quantidade de fontes de pesquisa. Pelo contrário, o Google Acadêmico é rico em conteúdo em diferentes línguas e áreas de estudo.

Além disso, qualquer pesquisador pode realizar upload de seus trabalhos por meio de seu perfil e disponibilizá-los ao público para pesquisas.

Construção de bibliotecas

Um dos melhores recursos do Google acadêmico é a sua função de criar bibliotecas. Essas bibliotecas são personaliveis e servem como excelente maneira de guardar material de pesquisa.

Isso permite centralizar todo seu acervo de pesquisa pessoal separados por meio de tópicos do seu interesse. Isso facilita na hora de encontrar referências bibliográficas para trabalhos e teses.

Extensão para o Chrome

E tudo isso pode ficar muito prático se você utilizar o navegador do Google, o Chrome. Por meio de uma extensão é possível ativar um modo de leitura e ainda formatar as referências pelo padrão ABNT.

Citações

Você é pesquisador e fez o upload de algum arquivo? Saiba que o Google Acadêmico irá te notificar cada vez que seu trabalho for citado!

Desvantagens do Google Acadêmico

Após uma lista com tantas vantagens do Google Acadêmico, você pode acreditar que esta é uma ferramenta perfeita.

Mas longe disso, ele também possui algumas desvantagens. Obviamente ao colocar as vantagens e desvantagens na balança, as vantagens são muito mais relevantes e extensas.

Confira quais são as duas grandes desvantagens do Google Acadêmico

Omissão de fontes

Infelizmente muitas vezes o Google Acadêmico pode omitir fontes importantes e confiáveis em seus resultados de busca.

Isso acontece simplesmente porque alguns trabalhos são muito antigos e não condizem com o critério de indexação de conteúdo.

Em outras palavras, excelentes conteúdos de pesquisa acabam ficando de fora por não serem otimizados em SEO.

Por outro lado, conteúdos muito bem otimizados podem aparecer nas buscas e utilizarem fontes pouco confiáveis ou nem mesmo acadêmica.

É notável que o algoritmo de indexação do Google Acadêmico ainda tem muito que se aperfeiçoar. O lado bom, é que quanto mais utilizado, mais confiável ele se torna.

Acesso limitado

Outro ponto negativo do Google Acadêmico é o seu conteúdo ser limitado. Não entenda mal, a sua base de dados é imensa. Porém, muitos materiais (especialmente livros) não são disponibilizados na íntegra.

Utilizando o Google Acadêmico

Agora que você já conhece tudo sobre o Google Acadêmico, é hora de começar o seu cadastro para poder tirar o máximo de proveito dele em suas pesquisas.

Acesso a ferramenta

O acesso a ferramenta é bem simples. Se você possui uma conta no Gmail por exemplo, automaticamente pode acessar a ferramenta pelo endereço: https://scholar.google.com.br/ .

Se você ainda não possui uma conta do Gmail, pode aprender como criar um Gmail.

Criando marcadores

Assim como em outros serviços do Google, o Google Acadêmico também permite utilizar marcadores para criar coleções na sua biblioteca.

Isso permite que você catalogue seu acervo por artigo, autor, área, datas etc.

Mas a organização vai bem além do uso de marcadores. Enquanto pesquisa você pode utilizar o recurso “Ler depois” para guardar artigos do seu interesse.

Alertas

É possível ainda utilizar um recurso de acompanhar temas do seu interesse. Pode ser um autor ou área de estudo. Você pode configurá-lo para receber notificações deles sempre que algum novo conteúdo for publicado.

Se você é autor e possui algum trabalho no Google Acadêmico, também receberá notificações quando seu trabalho for citado como fonte de pesquisa.

Pesquisa de TCC e livros

Embora o conteúdo seja diferente, o método de busca pelo Google Acadêmico é a mesma coisa do Google.

Mas cabem algumas dicas para tirar mais proveito do buscador.

Pesquisar artigos

Você precisa escrever um texto de várias páginas sobre um determinado assunto. Talvez seja um trabalho da faculdade, uma pesquisa ou até mesmo um conteúdo para internet.

O fato é: como você vai começar a pesquisar esse conteúdo pelo Google Acadêmico? Uma opção é iniciar a busca pelo nome de autores.

Mas nem sempre saberemos um autor se quer de algum tema. Neste caso você pode tentar buscar pelo título ou palavras chaves genéricas.

Uma dica é que antes de pesquisar no Google Acadêmico você faça um levantamento de autores e títulos sobre o tema no Google. E leve essa pesquisa de autores e temas para a sua versão acadêmica.

Busca avançada

Na barra lateral a esquerda do navegador você pode localizar a lupa com um símbolo de “+”. Esse botão permite realizar buscas avançadas.

Com ele é possível realizar a busca por frases exatas dentro de artigos ou até mesmo com uma ou duas palavras apenas.

Ou mesmo buscar artigos que não apresentem alguma palavra.

Outra forma de busca avançada permite pesquisar por todos os artigos de um determinado autor.

Filtro de informações

Embora os filtros do Google Acadêmico sejam bem mais limitados, eles ainda são bem úteis.

Por eles é possível visualizar resultados por:

  • Ano da publicação
  • Relevância
  • Existência de patente

E ainda é possível configurar se os resultados irão buscar citações ou não de artigos publicados.

Métricas

Essa ferramenta permite verificar a importância de determinados artigos em suas determinadas áreas. Assim como pode indicar tendências em áreas especificas.

Ainda é possível acessar os periódicos mais citados e uma média de referência de cada artigo.

Tudo isso permite analisar com cuidado toda informação da sua pesquisa.

Registrando um trabalho no Google Acadêmico

E se você decidir que deseja publicar algum trabalho no Google Acadêmico? Saiba que é possível publicar um artigo pelo seu perfil!

Mas não pense que isso efeito com os mesmos critérios com os quais se escreve um post de blog. Além do Google Acadêmico utilizar regras de indexação diferentes, ainda é preciso levar em conta a formatação e referenciamento de fontes.

Tudo isso nós vamos te explicar logo abaixo.

Perfil

Para começar é preciso criar o seu perfil no Google Acadêmico. Aqui você inserir informações de contato e a sua universidade.

Você também informar o e-mail da universidade com final .edu ou simplesmente ignorar este ponto.

Para associar um artigo a sua autoria basta então selecioná-los e reclamar autoria.

Atenção ao utilizar o Google Acadêmico

As dicas seguintes já são parte do dia a dia de quem vive com o trabalho acadêmico.

Checar os dados de cada pesquisa e saber escolher as fontes de informações mais confiáveis é um passo fundamental. E claro, além de estar atento a sua fonte, sempre a referenciar.

Além disso, uma dica extra é que além de estar atento as regras acadêmicas, é preciso aprender sobre o mecanismo de indexação do Google Acadêmica e aplicar técnicas de ASEO, ou SEO para o Google Acadêmico.

Conclusão

O Google Acadêmico pode ser um aliado de estudantes, acadêmicos, autodidatas e até mesmo de profissionais criativos.

Em qualquer que seja sua área, o Google Acadêmico pode permitir uma pesquisa aprofundada, manter seu material organizado e ainda permitir que reclame a autoria de seus artigos.

E se você aprendeu como criar blog, pode publicar os esboços de seus estudos no seu blog com método estudo antes de publicar um artigo. Se gostou dessa idéia, não deixe de conferir os planos de hospedagem de sites da ISBrasil!

Gostou de nosso post? Compartilhe: