Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Gestão de pessoas: 7 coisas que você precisa saber

26/09/2021 às 15:27 Ajuda

Gestão de pessoas: 7 coisas que você precisa saber

O conceito de gestão de pessoas é muito amplo, mas podemos simplificá-lo por meio da compreensão que, em linhas gerais, trata-se da arte de gerir pessoas de acordo com suas particularidades, características, expectativas, qualidades, demandas, talentos, exigências, sentimentos, anseios e assim por diante.

Pensando no ambiente organizacional, o foco é fazer com que o capital humano da empresa consiga atuar com o máximo de desempenho, mas sem deixar de manter os níveis de satisfação dentro do que é desejável para um bom ambiente de trabalho e a construção de relações saudáveis. No entanto, esse é um desafio que pode ser maior do que parece.

A gestão de pessoas deve ir além do aspecto operacional, sendo compreendida como uma oportunidade de aprimoramento e da estipulação de metas tangíveis, considerando os componentes dos relacionamentos interpessoais, a legislação vigente, além da missão e dos valores da instituição.

O que inclui o conceito de gestão de pessoas?

Agora que você já entendeu um pouco melhor o que é a gestão de pessoas e compreendeu como esse conceito pode funcionar dentro de uma empresa, vamos mostrar quais áreas e setores estão envolvidos nesse tipo de estratégia, bem como as ações que podem ser propostas. Confira.

Recrutamento e seleção de talentos

O conceito de uma boa gestão de pessoas está diretamente conectado ao recrutamento e seleção de novos talentos para uma empresa. Afinal, em um mercado tão competitivo quanto o dos dias de hoje, é preciso ser proativo e dinâmico na busca de profissionais que possam agregar e inovar dentro da instituição que trabalhe com máquina de gelo industrial, por exemplo. 

O RH ajuda não apenas a encontrar, como também a selecionar e reter colaboradores de elevada qualidade, e que reúnam as competências necessárias para cada cargo disponível. Dessa maneira, o quadro de funcionários estará, cada vez mais, capacitado para enfrentar desafios e alinhado à cultura organizacional do negócio.

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

O treinamento e desenvolvimento de pessoas também está inserido no conceito de gestão de pessoas. Isso é tão ou mais importante que o processo de seleção, tendo em vista que qualquer profissional pode ser aprimorado e, na maioria das vezes, ninguém está 100% pronto para qualquer posição.

Diante desse contexto, o RH deve projetar o aprimoramento das habilidades e competências que cada colaborador precisa oferecer para a engrenagem, realizando reuniões, montando aulas, criando estratégias de um determinado produto, como pallets de madeira, por exemplo, ou escolhendo os cursos que devem ser feitos. É uma forma de deixar a equipe preparada e motivada para lidar com os desafios da rotina.

Gerenciamento de cargos e salários

A gestão de pessoas também está envolvida com o gerenciamento de cargos e salários, embora essa seja uma atividade que deva ser feita em conjunto de outros setores, como a gerência e o financeiro. Além disso, é preciso que tenham domínio do mercado, pois a oferta de um salário justo depende de diversos parâmetros.

O RH eficiente e estratégico compreende que a folha de pagamento representa um investimento da organização, que deve ser feito de maneira minuciosa e sempre em prol dos objetivos definidos. Sendo assim, a política de remuneração deve ser um fator de motivação, trazendo um bom retorno para o negócio.

Criação de pacotes de benefícios

É de conhecimento geral que o profissional dos dias de hoje tem expectativas e anseios diferentes do de algumas décadas atrás, pois o salário era visto como o principal e, eventualmente, o único objetivo em se ter um emprego. No entanto, essa realidade mudou completamente e os talentos atuais estão em busca de coisas novas.

A grande demanda na sociedade moderna é manter a qualidade de vida e a satisfação pessoal, visto que a jornada laboral diária consome muitas horas. Isso é muito mais fácil quando a organização oferece benefícios, como auxílios, bonificações, academias, sala de jogos e assim por diante — essa é mais uma função da gestão de pessoas.

Realização de avaliação de desempenho

Não é novidade para ninguém que boa parte das empresas já realiza, há muito tempo, avaliações periódicas de desempenho nas vendas de um purgador de vapor, por exemplo, com a intenção primordial de analisar os mais diversos aspectos da rotina organizacional, como a avaliação da performance individual de colaboradores ou um feedback dos seus níveis de satisfação.

Essa é mais uma das muitas funções da gestão de pessoas, que deve gerenciar continuamente a atuação e o comportamento das equipes, passando feedbacks contínuos, que ajudem no desenvolvimento profissional e do negócio como um todo. Com isso, colaboradores se sentirão em melhor sintonia com seu local de trabalho.

Elaboração do plano de carreira

Os pacotes de benefícios são muito importantes e podem auxiliar na percepção de valor que os funcionários têm em relação à empresa em que trabalham. No entanto, a elaboração de um plano de carreira também é um fator crucial, sobretudo a longo prazo, sendo essa mais uma das funções da gestão de pessoas.

O RH deve auxiliar no planejamento dos seus profissionais, oferecendo os treinamentos necessários, como falamos acima, estipulando quais são as posições e gratificações que ele poderá receber, caso se mantenha em sintonia com os objetivos e metas da gestão. Isso é crucial para que os talentos mantenham um relacionamento estável com a instituição.

Quais os principais objetivos da gestão de pessoas?

Os objetivos da gestão de pessoas variam, obviamente, de acordo com diversos fatores, como a empresa na qual ela está inserida, as expectativas da gestão e até mesmo o momento da economia. No entanto, de uma forma geral, o foco é cuidar de pessoas e, com isso, criar uma situação que garanta o crescimento do negócio.

Esses objetivos devem ser consonantes com os da organização como um todo, promovendo a boa fluidez dos processos empresariais. Se, em um primeiro momento, o recrutamento e a seleção ajudam a atrair um contingente de pessoas com as habilidades certas, o RH deve dar continuidade a esse processo, com avaliações e treinamentos.

Além disso, não dá para deixar de falar que, para gerar satisfação plena nos colaboradores, eles também precisam alcançar seus objetivos pessoais, com um bom planejamento e desenvolvimento de suas carreiras. Tudo isso deve ser feito promovendo um ambiente saudável e um bom clima para a execução das atividades diárias.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

Gostou de nosso post? Compartilhe: