Ganhar dinheiro com Vídeos Online? Conheça 4 maneiras

17/06/2018 às 15:26 Marketing

Ganhar dinheiro com Vídeos Online? Conheça 4 maneiras

 
O mercado brasileiro de vídeos online encontra-se em plena expansão nos últimos anos. Graças aos investimentos em internet banda larga e à popularização dos smartphones e tablets, esse modelo de negócio incentiva e muito o marketing digital.

O mercado de vídeos online pode gerar uma boa renda com pouco investimento. Ficou curioso sobre o assunto? Leia esse artigo até o final e saiba como faturar com os vídeos online investindo pouca grana. 

Produção de conteúdo

O impacto de um vídeo disponibilizado na internet é imediato. Produzir conteúdo original nesse ambiente não é uma tarefa difícil, mas é um desafio em meio a tanta gente que tem o mesmo objetivo. No Brasil, um número considerável de jovens tem movimentado o mercado de vídeos online.

Boa parte começou com produções bem caseiras, falando sobre os mais diversos assuntos de frente para a câmera, sem muita sofisticação e hoje figuram entre os canais mais vistos do país.

Alguns empreendedores bastante conhecidos por seus canais no Youtube começaram apenas com uma boa ideia em mente e se tornaram famosos em pouco tempo na web. Eles representam com maior propriedade a figura do vlogger, que é um termo usado para quem atua nesse mercado. Leia nosso post sobre beneficios do streaming de vídeo

Planejamento

A criação de um canal de vídeos online não exige um investimento inicial alto. Um kit básico para quem quer começar a atuar nesse ramo deve considerar os seguintes equipamentos: 

  • Um computador com configurações que suportem o trabalho com vídeos;
  • Um software de edição;
  • Uma câmera de vídeo e uma boa conexão de banda larga.

As plataformas de vídeo mais populares hospedam conteúdo de graça. YouTube e Vimeo são as mais utilizadas. Mas outros serviços tem deslanchado, focando nos usuários de smartphones: Alguns trabalham com vídeos curtos e tem se tornado extremamente popular.

O YouTube oferece um maior número de recursos sem custo ao usuário, enquanto no Vimeo, embora mais avançado, é restrito aos assinantes. A maioria das plataformas gratuitas também disponibiliza relatórios com dados sobre o acesso dos usuários. Essas informações podem gerar insights estratégicos e auxiliar em pontos vitais do seu canal de vídeos, como produção, planejamento e segmentação de conteúdo.

Geração de renda

Começar utilizando plataformas mais conhecidas auxilia na popularização dos seus vídeos online. Por serem gratuitas, elas costumam exibir anúncios publicitários sem autorização do usuário. Entretanto, elas também geram renda para o dono do vídeo, principalmente aos que conquistam grande número de visualizações.

Outra forma de você empreender nesse mercado de vídeos online e gerar renda, é fazer anúncios dentro do vídeo, quando se recomenda o uso de algum produto ou serviço. As plataformas gratuitas possuem algumas restrições nesse aspecto. É importante analisar a política de uso de cada uma delas antes de escolher onde hospedar seu canal.

Antes de começar o seu próprio canal, é necessário aprender os macetes que rondam a gestão de negócios. Esse é um diferencial importante a ser explorado quando se entra em um ambiente competitivo. Por isso, é fundamental que antes de montar a empresa seja elaborado um plano de negócios para te nortear durante o processo.

Conheça 4 tendências em vídeos para você se inspirar. 

DIY (Do it yourself): Faça você Mesmo

O método DIY surgiu por conta da necessidade de fazer economia. Geralmente, quem busca por ele, tem o objetivo de reduzir custos, ou seja, optam por fazer seus próprios produtos ao invés de comprá-los. Afinal de contas, fazer algo quase sempre é mais barato do que comprar.

Existem vídeos DIY sobre as mais diversas temáticas: culinária, decoração, artigos de moda e beleza, artesanato. Esse exemplo de tendências em vídeos é um modelo de conteúdo que precisa levar informação de qualidade para o público. Por isso, é essencial escolher um tema de interesse dos seus leads. Conheça nosso serviço de Streaming

Video case

Um vídeo case é um formato de conteúdo que conta um case de sucesso de uma empresa. Ao invés do relato do cliente satisfeito ser apenas escrito, o vídeo case permite que o cliente seja entrevistado. Dessa forma, ele pode contar na frente das câmeras toda sua experiência com a marca.

Esse tipo de vídeo é uma excelente forma de apresentar cases de sucesso, pois passa muito mais veracidade sobre a satisfação do cliente. Para uma pessoa aceitar gravar um vídeo falando de uma empresa, ela realmente precisa estar satisfeita.

Transmissões ao vivo: Contato direto com seu público

Entregar conteúdo ao vivo também é uma das tendências em vídeos que mais crescem na comunicação entre marca e público. A demanda por fazer e ter acesso a este tipo de conteúdo gerou ferramentas nativas e gratuitas nas redes sociais.

Nada mais interessante para o planejamento de marketing do que criar conteúdo que possa ser transmitido ao vivo para o público alvo. Esta é uma tendência em vídeo que pode ser utilizada para qualquer segmento, seja para apresentar um novo produto, criar percepção de marca e mostrar usos diferentes de algo que já está no mercado. 

Atualmente essa modalidade de interação é essencial para chegar de forma direta ao público e garantir engajamento real com o conteúdo. As transmissões ao vivo tem se tornado indispensáveis para empresas de todos os portes, principalmente por acabar com intermediários e fazer com que seu público se sinta mais próximo da experiência da marca.

Webinar: Conteúdo sob medida para engajar seu público

Como parte da estratégia de transmissões ao vivo, o webinar é uma das mais populares, atualmente. Essa tendência em vídeo garante interação em tempo real. Conjuntamente com a abordagem de temas de complexidade distintas de maneira direta e sem intermediários.

Além disso, os webinários funcionam muito bem para converter leads, graças a essa interação e a realização de um CTA (call to action) mais específico. No entanto, é importante traçar um planejamento detalhado para que a realização do evento chegue até as pessoas interessadas e aborde temas interessantes.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: