Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Funil de marketing: entenda o que é e como construir!

13/07/2022 às 21:40 Ajuda

Funil de marketing: entenda o que é e como construir!

Muitas empresas têm o desejo de saber exatamente o caminho que o seu público percorre antes de chegar até os seus produtos, e é aí que entra o funil de marketing.

É a jornada que a audiência de uma empresa percorre desde quando faz a sua primeira interação com o negócio até realizar de fato a compra de um serviço ou de um produto.

Esse tipo de funil ajuda a construir ações mais eficientes para cada etapa do funil de vendas em que o consumidor está, garantindo assim que todas sejam boas e aumentem as chances dele se tornar um cliente.

Por isso, o funil de marketing tem como função identificar o fluxo que os leads percorrem e preverem caminhos e comportamentos para auxiliar e criar ações que os ajudem a  tomar decisões.

Toda empresa de refrigeração comercial ou de qualquer outro nicho devem usar essa estratégia, principalmente por estarmos vivendo em um mundo cada vez mais digital.

Nesse novo mundo é possível combinar bem o uso de dados para conseguir informações e construir boas estratégias voltadas para a conversão de pessoas e vendas maiores.

Entretanto, para entender melhor o que é um funil de marketing, como ele pode ser construído e a importância de criá-lo acompanhe as informações do artigo a seguir.

Entenda o que é funil de marketing

Para as táticas de marketing digital de um negócio de galpão pré fabricado para logística serem bem sucedidas é necessário atrair o público de forma natural.

Para isso, é fundamental além de entender as suas maiores necessidades, buscar sempre oferecer as melhores soluções para suas dores desde o primeiro contato.

E o funil de marketing é a peça fundamental para isso, ele é um processo que segue uma estrutura desenhada por jornadas e por canais específicos.

Essa jornada vai se estreitando até extrair os leads que mais se qualificam como potenciais futuros clientes que aumentaram as vendas do negócio.

A vantagem principal de usar um funil de marketing é a de segmentar o público-alvo e saber suas necessidades, o que ajuda a aproximar o negócio de frete mudança com os possíveis clientes.

Vale lembrar que um funil de marketing pode ser definido é dividido em 4 estágios:

  • Atração de novas visitas no site;

  • Identificação de oportunidades;

  • Conversão das visitas em leads;

  • Novos clientes e possibilidades de fidelização.

Esse ciclo deve ser analisado para determinar o nível de maturidade dos clientes e quais podem ser os próximos passos para eles irem para a próxima etapa do funil.

Como ele pode ser construído?

Depois de entender o que é um funil de marketing e como ele funciona, vamos saber como construir o caminho ideal para empresas de instalação de piso vinílico para cozinha que desejam usar essa estratégia nos negócios.

1. Conheça cada um dos detalhes sobre a sua persona

Todas as ações tomadas no funil de marketing de uma estratégia devem estar diretamente ligadas ao perfil da persona que a marca deseja chamar atenção.

Por isso, é de extrema importância entender todas as características e como os seus clientes se comportam em todos os estágios de uma compra, desde a pesquisa inicial até a hora de fechar negócio.

Para iniciar isso é preciso conhecer também seus interesses, principais dores e quais soluções eles esperam, isso ajuda a reunir incríveis como:

  • Idade e cargo;

  • Preferências;

  • Hábitos e desafios;

  • Dados demográficos;

  • Canais mais usados.

Ao traçar um perfil de cliente exato será muito mais fácil saber quais as ações mais assertivas a se tomar e que irão atrair os leads mais qualificados para se tornarem futuros compradores.

Com essas informações e com o uso da abordagem certa, será possível passar a mensagem certa para engajar o público a comprar com a sua marca de adesivo espelhado.

2. Foque na produção de conteúdos altamente relevantes

Depois de identificar o comportamento das personas que a empresa deseja alcançar, fica mais fácil tomar decisões assertivas sobre os próximos passos.

Tudo o que é criado pela marca, sejam conteúdos ou campanhas, precisam estar diretamente ligados ao produto ou serviço por ela oferecidos.

Os materiais disponibilizados devem ter o objetivo de ensinar os leads em cada um dos estágios do funil, ajudando assim a marca a entender suas dores e se conectarem por meio de soluções.

O chamado marketing de conteúdo é fundamental para qualquer empresa de fabricação de hidrômetro 2 polegadas, por estar junto dela em diversas etapas da sua jornada.

É necessário escolher temas relevantes, escolher a melhor forma de disponibilizá-los, identificar os desafios que precisam ser resolvidos e conectar os conteúdos da marca com a persona.

Planejar conteúdo para as empresas pode ser algo muito útil para aquelas que trabalham tanto com websites quanto blogs, redes sociais, e-mails marketing, entre outros.

3. Identifique o papel que cada um dos canais tem

Quando uma marca busca aumentar a sua presença digital, é irritante definir em quais plataformas ela irá se posicionar e quais serão os objetivos de cada um dos canais.

Quando se compreende que o funil de marketing digital, fica mais fácil saber quais ações executar e quais canais podem ser vias para o aumento do tráfego e de leads do site.

Essa escolha é essencial para direcionar os esforços e saber reconhecer as oportunidades que surgem nas redes sociais, nos blogs, entre outras plataformas digitais.

Depois de entender o que direcionar para cada canal, basta traçar as estratégias que devem ser definidas para cada um deles e acompanhar a evolução e seus resultados.

4. Use ferramentas gratuitas de automação de marketing 

Em plena era digital onde nos encontramos é impossível um profissional de marketing se sentir sozinho ao criar estratégias para uma campanha de divulgação de um novo rastreador de moto.

Com as ferramentas gratuitas que vem surgindo nos últimos tempos é possível melhorar a captação de leads, armazenar as informações dos contatos e construir melhores caminhos para melhorar a experiência dos usuários.

Ter uma visão panorâmica do funil de marketing com a ajuda das ferramentas de automação certas será mais fácil qualificar leads, encontrar oportunidades e aumentar aumentar os processo de venda, tudo de forma automatizada.

Importância da criação desse funil

Existem inúmeras pesquisas que mostram como os profissionais do ramo do material digital prezam por uma boa elaboração de um funil de marketing.

Esse funil é importante para quem deseja segmentar mais o seu público e descobrir as suas necessidades em cada momento da etapa de vendas dos seus serviços e ou produtos.

Se um negócio deseja investir em conhecimento mas não cria estratégias para cada estágio, poderá acabar enviando conteúdos nem um pouco relevantes para o seu público.

Além de entender, acompanhar o funil de marketing da empresa é tão importante quanto uma palestra de segurança do trabalho nas empresas.

A análise desse funil é de extrema importância para a identificação do momento em que o usuário está e também para garantir que o foco e todas as energias serão direcionadas para garantir que ele finalize cada um dos estágios.

Fazer o acompanhamento do funil de venda aliado ao inbound marketing, além de ser importante para gerar novos clientes, diminui muito o custo de uma venda e aumenta a visibilidade e o reconhecimento da marca no seu ramo.

Considerações finais

Sendo dessa forma, esse artigo demonstrou como um funil bem estruturado pode ser uma grande potência para as estratégias de marketing de um negócio.

Além de como é fácil começar a elaborar essas estratégias e garantir que elas sejam o mais assertivas possível com os dados certos sobre a persona da empresa.

Tudo isso traz uma série de vantagens e aumenta muito as taxas de vistosas, de conversão em leads, de novos clientes, de aumento de vendas e de potencial fidelização dos clientes novos.

Outro benefício é que se bem estruturada ajuda a diminuir os gastos com aquisição de leads, com a criação de campanhas e aumentar o direcionamento da empresa.

Esse tipo de estratégia aliada a um bom marketing de conteúdo pode também ser usada para aumentar ainda mais a visibilidade do negócio além de aumentar a autoridade da marca no mercado de seu segmento, seja ele qual for.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: