Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Fique por dentro das principais tendências do marketing digital para 2019

07/01/2019 às 16:24 Novidades Marketing

Fique por dentro das principais tendências do marketing digital para 2019

O marketing digital se transforma muito rápido. Com a velocidade trazida pela era digital, o que era tendência hoje, está ultrapassado amanhã.

E por isso, é preciso acompanhar o seu mercado para ter uma ideia das principais tendências do marketing para 2019.

E é preciso entender como sua empresa ou como você, profissional de marketing, pode aproveitar dessas novas formas para se destacar no mercado e obter mais clientes, vendendo mais e com mais consistência.

E como todo mundo está na internet hoje em dia, até mesmo empresas locais bem pequenas, a concorrência de qualquer setor de mercado segue crescendo e é preciso acompanhar as tendências para criar diferenciais competitivos que podem fazer a diferença para atrair mais consumidores do que seus concorrentes.

Conheça as principais tendências do marketing digital para 2019:

Vídeo Marketing

O vídeo vai dominar o mercado e isso não é mais surpresa para ninguém!

O custo para produção de vídeo vem caindo e cada vez mais surgem novos dispositivos de gravação e acessórios importantes para garantir uma boa qualidade de vídeo, áudio e edição gastando bem pouco.

Os vídeos são bem mais atrativos em relação a outros formatos multimídia e com a simplificação da produção e a redução dos custos, eles têm se tornado um poderoso aliado para qualquer profissional de marketing no mercado atual.

De acordo com pesquisas recentes de consultorias de marketing mundialmente conhecidas com a Cisco, a previsão é que em 2020, mais de 80% de todo tráfego gerado na web será em vídeo.

O que isso dá ao entender? É que os novos conteúdos tendem a ser disponibilizados em vídeos e que conteúdos antigos devem ganhar uma versão em vídeo mais dinâmica e didática.

Hoje não são poucos os conteúdos que são disponibilizados em diversos formatos, numa página você pode ter o texto em si, o áudio do mesmo texto e um vídeo que simplifique e contextualize o tema abordado no conteúdo.

Marketing de indicação

O marketing de indicação tem como princípio básico fazer com que clientes recomendem e indiquem a sua marca.

E isso volta à tona com toda potência quando a prioridade do marketing digital atual é a otimização da experiência do usuário.

E isso depende de uma estratégia de marketing voltada para as reais necessidades dos consumidores.

Trabalhar com um atendimento personalizado, com soluções adequadas para cada perfil de cliente, pode fazer com que a experiência do usuário seja tão agradável, que ele acaba se tornando um promotor da sua marca.

O resultado disso é que no marketing de indicação atual, você poderá estar incentivando ações de seus clientes que podem trazer novas oportunidades de negócio para sua empresa a custo zero. Além de aumentar a credibilidade e a reputação da sua empresa em seu segmento de mercado.

Confira também: Dicas para atrair mais clientes para sua empresa com o Google.

Baixe já o Ebook Como Anunciar no Adwords.

Mobile Friendly

Se foi a época em que os usuários utilizavam seus smartphones e tablets para atividades complementares e faziam as suas ações principais em desktops.

Hoje em dia, a maioria das compras online e a maior parte da navegação na web já são feitas através de smartphones, tanto em casa como na rua, como por exemplo, na ida ao trabalho, numa saída de lazer, etc.

E com isso, todos os sites da web devem priorizar a adaptação de suas páginas para o modelo mobile friendly, fazendo com que seu site tenha como prioridade a visualização agradável para os usuários que os acessam através de dispositivos móveis como smartphones.

Os sites já começaram a entender isto, tanto que o próprio Google já vem aos poucos dando prioridade aos sites com versão para mobile e isso é uma tendência que deve ser difundida ainda mais em 2019.

Não só pensando como prioridade por motivos óbvios, também é preciso pensar nos benefícios a sua empresa pode atrair mais clientes e crescer dentro do seu mercado com a utilização do modelo mobile friendly.

Marketing de Influência

Com o “boom” dos influenciadores digitais, muitas empresas estão atualmente utilizando a credibilidade adquirida por essas novas personalidades da internet para atrair mais clientes em potencial com um custo relativamente baixo, mas com um potencial de engajamento enorme.

O marketing de influência cresce nesse sentido por que muitos usuários atualmente seguem ferrenhamente os influenciadores digitais em redes como o Youtube e o Instagram.

E isso faz com que essas pessoas acabem seguindo as tendências ditadas pelo influenciador (a).

Se você tem uma empresa de roupa masculina, por exemplo, você pode através de permutas ou patrocínios fazer com que os influenciadores digitais desse setor possam testar e divulgar seus produtos em seus canais de comunicação.

E com isso, aproveitar dessa credibilidade para ampliar o alcance da sua empresa com potenciais clientes engajados e com possível potencial de compra.

E essa é uma estratégia que é uma tendência do marketing digital para 2019, por que os influenciadores digitais encontram cada vez mais meios para produzir seu conteúdo na internet.

Áudio Marketing

Uma outra tendência do marketing digital para 2019 é o áudio marketing. Enfim, 2018 foi o ano dos podcasts no Brasil.

Isso por que outros players de música como o Spotify, por exemplo, agregaram esses programas em suas plataformas.

E com isso, os podcasts cresceram bastante no Brasil, assim como muitas empresas já disponibilizam o áudio de seus conteúdos para os visitantes de seus sites.

E o áudio também está presente no Google e em outras plataformas de busca.

E por que isso acontece? Por que o áudio é mais fácil de ser consumido em qualquer lugar. O conteúdo em texto e vídeo, as pessoas têm de parar para ler e prestar atenção.

Já o áudio, pode ser escutado enquanto o usuário faz outra atividade.

E o que isso significa? Muitas vezes o usuário deixa de consumir seu conteúdo em outros formatos por não ter tempo de parar para apreciá-lo.

Isso não acontece com o áudio, é possível escutar um podcast a caminho do trabalho ou cozinhando em casa, por exemplo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google Adwords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: