Estratégias de SLA: o que é e como usá-las?

Estratégias de SLA: o que é e como usá-las?

14/02/2018 às 11:20Marketing

Implementar uma estratégia de SLA (Service Level Agreement), ou acordo de nível de serviço, em português, vai ajudar (e muito!) na integração entre sua equipe de marketing e sua equipe de vendas, alinhando ambas dentro dos mesmos princípios e objetivos.

O chamado vendakerting visa realmente unir marketing e vendas, e nós sabemos o quanto isso é difícil, para que seu negócio alavanque no mercado. Adotar o SLA é essencial para definir objetivos, traçar metas e determinar como serão realizados os processos dentro de sua empresa.

O que é um SLA?

O SLA é um acordo entre setores de uma empresa, como a união entre marketing e vendas, por exemplo, para que os resultados obtidos sejam melhorados através da estipulação de metas e da otimização dos processos.

Através desse documento é possível definir qual é a função de cada profissional em sua empresa e como será feitas as transações entre as equipes, tanto de marketing para vendas como de vendas para marketing, padronizando a comunicação entre os setores e alinhando os objetivos de sua empresa.

Essa união será possível pelo SLA, apesar de muitos empreendedores ainda duvidarem da real capacidade dessa estratégia. O principal motivo para firmar um acordo do gênero é evitar que haja conflitos entre setores e que sua empresa seja prejudicada por conta disso, deixando claro todas as tarefas realizadas por cada setor e como ocorre o contato entre ambos.

Como usar o SLA a meu favor?

Para saber quando é vantajoso fechar esse tipo de acordo é necessário ter uma noção sobre o funcionamento de sua empresa. Pense numa fábrica e imagine que sua empresa é uma engrenagem com várias peças que para rodar perfeitamente, precisa que todos os componentes estejam alinhados. Caso você perceba o mínimo de conflito entre os setores, é preciso pensar numa estratégia de SLA.

Alinhe os objetivos

Este é o principal motivo para firmar um acordo entre vendas e marketing. O alinhamento irá evitar conflitos desnecessários, geralmente quando não há um SLA, os setores de uma empresa vivem se agredindo. O marketing, por exemplo, pode acusar o setor de vendas de não saber aproveitar os leads enviados e em contrapartida, o setor de vendas pode afirmar que o time de marketing não nutre bem os leads e passa clientes desinteressados nos produtos e serviços da empresa.

O maior benefício que uma estratégia de SLA é que as dúvidas entre os setores sejam tiradas. Com um acordo bem específico, é possível determinar todas as funções, todas as metas e objetivos de cada profissional, tanto de vendas como de marketing, além de estipular prazos para que as metas sejam alcançadas.

Desse modo, fica muito mais fácil alinhar o pensamento dos setores, tornando os dois em praticamente um através de uma integração entre suas ações. Sem o acordo, os times podem trabalhar ideias diferentes e acabar por fracassar uma boa estratégia de vendas e marketing de uma empresa.

Confira também o que é preciso para abrir um e-commerce.

Otimização dos processos

Outro benefício obtido com o uso de um SLA é a possibilidade de otimização de processos. Através do acordo se deve determinar cada ação do marketing e de vendas, tornando os processos mais eficientes, melhorando a comunicação interna e consequentemente o relacionamento com os clientes.

A otimização dos processos também pode tornar mais fácil a avaliação das metas estipuladas no SLA. Com isso, é possível apontar os erros e os acertos para reforçar o que for preciso e melhorar o que já está sendo bem feito.

O melhor do acordo é que o documento deve obrigatoriamente tem de ser respeitados pelas duas equipes. Além disso, cumprir as metas e seguir os objetivos de sua empresa ficará bem mais fácil e tranquilo.

Documente tudo o que for definido no SLA

Este é ponto extremamente importante para o sucesso de uma estratégia de SLA! Escreve no documento todos os pontos sejam eles mais importantes ou mais simples. Isso é essencial para que não ocorrem dúvidas futuras. Lembre-se que o SLA é firmado justamente para dar fim as incertezas.

É preciso ficar bem claro qual é o trabalho da equipe de marketing e o qual é o da equipe de vendas. Outro ponto importante é tornar todos os detalhes do SLA do conhecimento de todos. É necessário que todos os funcionários da empresa saibam como os processos passaram a ser feitos e tenham uma real ideia da sua atuação com as mudanças.

Além disso, é importante interiorizar o SLA na cabeça de todos os envolvidos. Os termos no acordo devem ser sempre lembrados e estar frescos na mente de todos os profissionais. Desse jeito, você estará diminuindo as chances de dúvidas ou até de esquecimento do acordo.

Acompanhamento constante das metas

Depois de traçar as metas e os prazos para atingi-las, é preciso monitorar constantemente se a estratégia está dando certo. Acompanhar como as duas equipes estão se saindo e como está o relacionamento entre elas é essencial para o sucesso do SLA em sua empresa.

Estipule KPIs (indicadores chave de performance) para ter uma noção exata dos ajustes que precisam ser feitos. É importante frisar que cada equipe deve ser responsável por criar relatórios de suas áreas para interagir com outros setores da empresa, a fim de diminuir os erros que surgem no começo de um novo trabalho.

Esse acompanhamento fará sua empresa ir se adaptando mais facilmente a nova estratégia e desenvolvam melhores processos, gerando mais vendas e menos conflitos na empresa. Identificar as possíveis falhas na implementação de um SLA é importante para corrigir o mais rápido possível, ações que não trarão o resultado esperado.

Ao fazer isso, você estará implantando uma estratégia de SLA de sucesso em sua empresa ao longo do tempo. Os resultados não demoram muito para começar a aparecer. O primeiro ponto a ser observado é a melhora na comunicação interna e com marketing e vendas se entendendo, todos ganham sua empresa e principalmente seus clientes.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça o nosso serviço de Loja Virtual

Gostou de nosso post? Compartilhe: