Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Estrategias de SEO mais conhecidas e como usa-las

Estrategias de SEO mais conhecidas e como usa-las

02/11/2017 às 15:21Marketing

Com a possibilidade de um bom ranqueamento de forma orgânica, o SEO (Search Engine Optimization) tem se tornado cada vez mais precioso e importante dentro de uma estratégia de marketing digital.

Atualmente, o Google usa cerca de 250 variáveis para determinar o posicionamento de uma matéria, o que torna cada vez mais complexo, conseguir produzir um bom conteúdo para liderar o ranqueamento.

A primeira dica é fazer um planejamento de SEO. Um bom plano não determina somente a escolha de palavras-chave. Um bom planejamento estratégico definir metas de curto, médio e longo prazo. Saiba claramente quais são os objetivos que a sua empresa deseja atingir. Enfim, defina como o SEO pode ajudá-lo a alcançar o que você almeja.

Identifique todas as deficiências técnicas e analise o seu mercado, e o mais importante, após começar a aplicar a estratégia, anote todos os dados para conseguir mensurar os resultados após algum tempo.

Organize as tarefas de SEO por prioridade, priorize o impacto nos resultados e a dificuldade da ação. Determine também as funções de cada colaborador da sua equipe. Distribua as tarefas, defina os responsáveis e estipule prazos.

Confira algumas estratégias de SEO bastante conhecidas para utilizar em seu negócio:

Defina as palavras-chave

Estipular as principais palavras-chave para sua empresa é essencial na hora de começar uma estratégia de SEO. A escolha de keywords corretas podem gerar milhares de visitas ao seu site de forma orgânica. Da mesma forma, errar na hora de escolher os termos pode determinar o fracasso de sua campanha.

Antes de escolher as palavras, leve em consideração alguns pontos: Verifique se seu site tem versão mobile, qual é o tipo de conteúdo produzido, quanto tempo a página do seu site demora para carregar, a URL de seu site é fácil, entre outros.

Três itens devem ser os mais importantes na hora de escolher uma palavra-chave, são eles: a sua relevância, o seu volume de pesquisa e a sua classificação de dificuldade. Daí, escolha termos que sejam relevantes para a sua empresa e faça uma busca em ferramentas do Google como o Keyword Planner, para ver quais palavras-chave são mais pesquisadas pelo seu público-alvo.

Muitos especialistas em SEO também recomendam utilizar o nome de sua marca no título, dentro da tag title, para reforçar sua empresa no mercado. Isso pode fazer com que o nome de seu negócio se torne conhecido e por si só, já consiga gerar novas visitas qualificadas ao seu site, de forma orgânica.

Se a sua marca ainda não for conhecida, a palavra-chave deve ser usada primeiro. Além do título, a palavra-chave deve estar na meta-descrição, nas tags H1 e H2 e ser citada no decorrer do conteúdo em pontos estratégicos.

É importante e recomendado que o termo esteja no início, no fim e no meio do texto, mas sem nenhum exagero, já que a repetição exagerada da palavra-chave acaba prejudicando o ranqueamento em vez de ajudá-lo.

Ofereça um conteúdo original, busca produzir uma página com boas informações, que chamem a atenção de futuros clientes. Pense em como você pode ajudar as pessoas, dentro do seu ramo de atuação, e crie um conteúdo atraente e que seja valioso para os leitores.

Fique atento para eliminar possíveis erros de ortografia e gramática, além de dividir a informação por tópicos e não escrever parágrafos muito grandes. Na hora de escolher a palavra-chave, busque por termos mais simples, já que os complexos e mais extensos podem acabar aumentando sua taxa de rejeição e diminuindo sua taxa de conversão.

Escolher palavras-chaves com um alto volume de pesquisa também pode implicar em maior concorrência, o ideal são termos que tenham relevância, mas que sejam os mais específicos possíveis, o que diminui a concorrência.

Confira também 7 motivos para usar o WordPress.

Identifique os problemas de SEO do seu site

Uma boa estratégia para reforçar o SEO do seu site é justamente corrigir os erros. Só nessa parte já é possível eliminar problemas e melhorar o seu ranqueamento no Google e em outros sites de busca. Elimine páginas com erros, páginas duplicadas, modifique URLs, adicione um título mais estruturado aos conteúdos já criados e também formate as matérias determinando as tags H1 e H2.

A ferramenta Screaming Frog SEO Spider, que funcionava como um rastreador de sites consegue analisar com certa precisão o SEO de um site. O recurso consegue resumir os erros e destacar os acertos de sua estratégia.

Reduza o tempo de carregamento das páginas

Um código HTML limpo e outros elementos podem ajudar a diminuir o tempo de carregamento de seu site, o que é relevante para os mecanismos de busca. Busque upar imagens mais leves e inserir plugins pesados em seu site, isso pode pesar na hora do ranqueamento do conteúdo. O Google recomenda que o carregamento de uma página deve durar menos de 2 segundos.

Existem algumas ferramentas que conseguir avaliar o tempo de carregamento das páginas e ainda sugerem melhorias para otimizar o conteúdo, o que ajuda principalmente usuários leigos quando o assunto é programação.

Monitore, mensure e adapte sua estratégia para melhorar seus resultados

Para sua estratégia realmente conseguir destaque e alavancar o posicionamento de sua empresa no Google. O único jeito de melhorar e conseguir mais visitas de forma orgânica é sempre monitorar os resultados de suas ações de SEO.

Tenha os objetivos e as metas bem definidas e estipule os indicadores de qualidade para avaliar a evolução de sua estratégia. Assim, você consegue apostar nas ações que vem trazendo bons resultados e modificar ou desistir de certas ações que não alcançaram o que esperado.

A otimização com SEO para mecanismos de busca é um processo de ciclos curtos e constantes. Sua estratégia deve ser repetida, de maneira que você consiga avaliar os resultados e modificar o que for necessário.

Defina o tempo para mensuração dos dados, tenha todas as ações de SEO documentadas e busque alcançar os resultados que você considera essenciais para o crescimento de sua empresa.

Gostou? Confira mais dicas e baixe o Ebook Tudo sobre SEO para WordPress. Conheça os planos da ISBrasil para Hospedagem com WordPress.

Gostou de nosso post? Compartilhe: