Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Estratégias de marketing para pequenas empresas

10/08/2016 às 09:14 Marketing

Estratégias de marketing para pequenas empresas

Você conhece estratégias de marketing digital para pequenas empresas? Se você tem o seu próprio negócio, certamente conhece um pouco sobre o assunto.

Pode ser o básico, mas pensando em preservar a saúde do seu empreendimento, você com certeza já dedicou algumas horas do seu tempo ao tema. Mas será que foi o suficiente?

Pensando no “macropanorama” do mercado, podemos entender por que a questão da divulgação de uma marca está ganhando relevância.

Com uma concorrência cada vez mais forte e agressiva, sobrevivem aqueles que são originais e conseguem se fazer notar pelo consumidor.

Saiba também as vantagens do blog profissional em nosso blog.

As vantagens do marketing digital

Por vezes, alguns empreendedores, mesmo atuando na internet, não conhecem muito bem sobre o marketing digital.

Se é o seu caso, preste bastante atenção no pequeno apanhado que vamos fazer abaixo.

A grande diferença do que chamamos de “marketing digital” é a sua possibilidade de chegar às pessoas certas. Por exemplo:

Considere que você é dono de uma pequena empresa, um ecommerce de camisetas retrô de futebol.

Antes da internet, quais eram suas opções no momento de pensar em divulgação?

Bem, você poderia imprimir alguns panfletos e colar em postes, por exemplo. Outra opção seria pagar uma estação de rádio local para fazer alguns anúncios… Mesmo que fosse caro, talvez o custo-benefício pudesse compensar.

No final, você não fugiria muito disso e ficaria restrito aos moradores da sua cidade ou região, não podendo explorar a vantagem de ter um negócio em um país com mais de 200 milhões de habitantes.

Quantas pessoas gostariam muito de comprar uma camiseta sua e nem mesmo ficariam sabendo que você existe? Pois é…

Com a chegada do marketing digital, tudo mudou. Veja:

Alcance

Hoje, com ferramentas como Google Adwords e Facebook Ads, você consegue anunciar camisetas retrô somente para aqueles usuários que comprovadamente mostraram algum interesse anterior por futebol (curtindo páginas relacionadas ao esporte, por exemplo).

Observação: Lembrando que a questão das “camisetas retrô” é somente um exemplo (a lógica é aplicável a qualquer outro nicho de mercado).

Custo

Se antes, para alcançar o Brasil inteiro você teria que pagar dezenas de milhares de reais em um anúncio de TV ou grandes estações de rádio, hoje você pode utilizar o Facebook Ads e anunciar para todos os estados do país por menos de R$200.

Segmentação: Ferramentas de marketing digital permitem que você encontre os usuários certos, aqueles que já estarão prontos para comprar o seu produto.

Ao contrário de anúncios na TV ou rádio, onde você estará “atirando para todos os lados”, uma campanha de marketing digital bem planejada é estrategicamente pensada para atingir o cliente certo.

Ou seja, se você sabe que o seu público-alvo são mulheres grávidas, entre 32 a 39 anos e que estejam solteiras, existem maneiras de anunciar somente para esse público… Isso otimizará sua campanha, fazendo com que você não perca dinheiro anunciando seus produtos para quem não tem o mínimo interesse.

Acompanhamento de métricas

Se tem uma grande vantagem dentro do marketing digital, é o fato dele dar ao empreendedor total controle sobre o seu ROI (retorno sobre o investimento).

Quando você anuncia no rádio, por exemplo, é possível sentir se as vendas aumentaram ou não.

Por outro lado, você dificilmente saberá quais daquelas pessoas realmente estão comprando da sua loja por conta daquele anúncio especificamente.

Na internet, onde tudo é medido e pode ser otimizado, existem ferramentas muito poderosas que te ajudam a acompanhar suas métricas.

Ao lançar uma campanha patrocinada no Facebook Ads, por exemplo, você pode utilizar o Google Analytics para saber quantos visitantes estão acessando o seu ecommerce diretamente daquele link.

Isso te mostrará o que está dando certo e o que precisa ser repensado.

Marketing para pequenas empresas: o que o online pode fazer por você?

Agora que você já entendeu um pouco sobre como funciona o marketing digital e quais as suas vantagens para as pequenas empresas, vamos falar sobre duas estratégias interessantes das quais você pode se aproveitar no contexto da sua pequena ou média empresa.

Conhecendo a sua persona

Existe um conceito muito interessante dentro do mundo dos negócios online chamado “persona”. Ela nada mais é que o seu público-alvo um pouco mais específico.

Por exemplo: se antes o seu público-alvo eram mulheres grávidas, entre 32 e 39 anos e solteiras, sua persona será um pouco mais “humanizada”. Veja:

“Gisele, 34 anos, está grávida, é solteira, sofre com enjoos matinais, tem dificuldades de trabalhar por conta da gravidez”

Perceba que, além de literalmente dar um nome àquele personagem, também tornamos suas “dores” (necessidades) mais específicas.

Fazer isso te deixa confortável para saber exatamente a quem sua empresa deve falar.

Entender tudo sobre a sua persona é o primeiro passo para um negócio de sucesso.

Você pode fazer isso acessando grupos de Facebook, blogs especializados, interagindo com o público ou utilizando diversas ferramentas online que você poderá encontrar com rápidas pesquisas no Google.

Aplicando o Inbound marketing

Se antes o Outbound Marketing pregava que a marca fosse até o consumidor oferecer os seus produtos e serviços, hoje a situação é completamente oposta.

Com a crescente do Inbound Marketing, pequenas e médias empresas apostam cada vez mais em um conteúdo de qualidade para gerar valor para a vida do cliente e, dessa forma, se fazer relevante aos olhos dele.

Voltando à questão das camisetas retrô: para vendê-las de acordo com as regras do Inbound Marketing, você jamais poderia simplesmente soltar uma propaganda do seu produto na tela do comutador de um usuário. Funcionaria mais ou menos da seguinte forma:

  • Você descobre tudo sobre o assunto que a sua persona gosta;
  • Consegue o seu e-mail através de uma recompensa digital;
  • Inicia um relacionamento via e-mail marketing com esse usuário, dando-lhe muito conteúdo grátis e interessante;
  • Faz a sua oferta só depois que ele já confia e criou empatia com você.

Para trabalhar o Inbound Marketing, você precisará de algumas ferramentas básicas e com preços bastante acessíveis como um serviço de disparo de e-mail marketing e um blog.

Em ambos os casos a ISBrasil pode te ajudar com a tecnologia necessária!

A ISBrasil está desde 2003 no mercado de tecnologia, e oferece serviços desde hospedagem de Site, Email Marketing, Loja Virtal e etc.

Além disso oferecemos Revenda de Hospedagem 30 dias grátis

Gostou das nossas dicas? Caso tenha restado alguma dúvida, deixe um comentário abaixo e teremos prazer em respondê-lo!

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: