Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Estratégias de marketing para divulgar sua loja online

10/04/2018 às 13:09 Ajuda Marketing

Estratégias de marketing para divulgar sua loja online

O número de pessoas que investem em uma loja online cresce cada vez mais. Segundo uma recente pesquisa, o número de e-commerces chegou a 600 mil em 2017, representando um crescimento de 9,23% em relação ao ano anterior.  

Com tamanha concorrência, é preciso pensar em algumas estratégias de marketing digital para a divulgação do seu negócio online. Afinal de contas, quem não é visto não é lembrado.

Mas primeiramente você precisa entender que o primeiro passo é traçar uma estratégia de marketing voltada para conversão de vendas, já que este é o objetivo de uma loja.

Esse artigo vai te mostrar 4 estratégias de marketing que vão divulgar seu e-commerce e aumentar suas vendas. Leia até o final e saiba mais.

Como montar uma boa estratégia de vendas para o seu e-commerce?

Para seu negócio se diferenciar dos demais concorrentes nesse mercado tão competitivo, você deve buscar consolidar as vendas através do celular. Para se ter uma ideia, somente em 2017, o número de compras feitas através dos smartphones representou 28% do total e a previsão é que em 2018 deve chegar a 33%.

Suas principais estratégias deverão ser a criação de aplicativos e a otimização dos sites para uma melhor experiência do cliente através do dispositivo mobile. Conheça agora as 4 estratégias de marketing.

1) Branding

Branding é a construção e gestão da marca de uma empresa. Isso significa pensar em tudo que gira em torno de sua identidade no mundo real.

O resultado dessa importante estratégia define um fator que é de extrema importância para seu negócio prosperar: a percepção do público para a sua marca. Mas como fazer isso? Preste bastante atenção nos passos a seguir:

  • Escolha um nome para sua empresa que seja de fácil pronúncia e memorização e que tenha relação com os seus produtos ou serviços comercializados.
  • Defina qual será a sua identidade visual. Leia nosso post sobre Passos para montar sua Loja Virtual
  • Identifique o seu público-alvo e monte uma persona a partir da segmentação. Dessa forma, você poderá entender quais serão as linguagens visuais e textuais que devem estar presente no seu site.
  • Defina uma espécie de personalidade para sua marca e saiba como será o diálogo com o público-alvo.

2) Comunicação Digital

Você deve estabelecer quais serão as plataformas a serem utilizadas na sua comunicação digital para a divulgação da sua loja e relacionamento com seu público-alvo.

Você deve investir pesado no Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, WhatsApp, e-mail marketing, blog, entre outros meios. Avalie quais formas são válidas e que tipo de conteúdo deve criar e divulgar nas mesmas.

Lembre-se de que não é necessário estar presente em todas, mas priorize os canais mais estratégicos para que sua marca atinja o público-alvo em cheio.
 

 3) Engajamento

Outra estratégia para divulgar sua loja online. Estabelecer uma relação de confiança com o consumidor é fundamental no e-commerce. Somente dessa forma será possível que todos os seus produtos e serviços tenham valor para o seu público-alvo.

Aprimore seus conhecimentos em Como aumentar o tráfego para sua loja virtual

Por isso, procure sempre produzir conteúdo de qualidade que resulte em interações do público. Criar conteúdos relevantes e qualitativos faz com que sua marca aumente bastante o seu valor, melhorando sua posição no ranking do Google, ganhando autoridade e, consequentemente, muito mais visibilidade.

4) Reputação

Os influenciadores digitais são uma excelente oportunidade para o seu negócio. Essas personalidades atuam como formadores de opinião, atraindo seus públicos para as marcas que divulgam.

Trata-se do famoso marketing de influência e você deve investir nele. Sempre vale ressaltar que um bom influenciador não é apenas o número de seguidores. É preciso que as pessoas tenham credibilidade para se relacionar com seu produto ou serviço oferecido por sua empresa.

Portanto, essas são as principais dicas de como montar uma boa estratégia de vendas para sua loja virtual. É fundamental que você estabeleça metas e ações coerentes em cada uma das etapas, além de contar com uma boa gestão de todo o processo de vendas.

Principais plataformas de metricas e dados

O Marketing Digital, se utilizado de forma inteligente, pode transformar toda a receita da sua empresa. Por isso, é essencial investir nas ferramentas certas. Você vai conferir agora as principais plataformas que ajudam os proprietários de lojas online a criarem um bom marketing. 

1. Google Analytics

Além de ser uma ferramenta gratuita, ela vai te ajudar a monitorar toda a audiência do seu site. Com o Google Analytics, você pode coletar e analisar dados importantes como o número de visitas, origem do tráfego orgânico, quais foram as páginas mais acessadas e muito mais.

Essa ferramenta pode te ajudar a descobrir se você está realmente atraindo o seu público-alvo para o site de sua empresa.

2. Google PageSpeed

É uma plataforma que mede todo o desempenho da sua loja online. Essa ferramenta permite que você saiba o que ainda pode ser melhorado no site do seu e-commerce para torná-lo mais rápido.

O PageSpeed ainda apresenta análises tanto para o desempenho do seu site no desktop, quanto no celular. Conheça nosso serviço de Loja Virtual 

3. Google Search Console

Essa também é uma ferramenta gratuita que pode te ajudar a colocar o site de sua loja virtual no topo das buscas feitas no Google. Após analisar o seu site, essa plataforma vai te dar sugestões de melhorias na indexação das páginas no ranqueamento.

Isso significa muito mais visitas para o seu site e uma melhor posição nas pesquisas no Google, aumentando as chances de vender mais.

4. Mailchimp

Uma boa estratégia para atrair mais visitas para a sua loja virtual é investir em e-mail marketing. Com uma excelente taxa de entrega, essa ferramenta é muito intuitiva, simples e fácil de usar e ainda te permite enviar 12 mil e-mails por mês para uma base de até 2 mil contatos. 

5. MLabs

As redes sociais formam outra plataforma que podem e muito a sua loja virtual. Para melhorar ainda mais suas estratégias com essas ferramentas, você pode investir em um canal que centralize a gestão delas.

O Mlabs permite o agendamento de publicações no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Linkedin, além de responder mensagens as enviadas, acompanhar todos resultados e montar relatórios diversos.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esses e outros assuntos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: