Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Estratégia de Collabs em Vídeos: Como e quando fazer?

06/03/2019 às 17:21 Streaming

Estratégia de Collabs em Vídeos: Como e quando fazer?

O vídeo marketing é uma das tendências em 2019 e ele pode ser potencializado com estratégias simples com as collabs em vídeo.

Fazer uma collab é simplesmente fechar parcerias com empresas e influenciadores do seu setor para produzir vídeos juntos. A estratégia é semelhante em partes com a de guest post.

O que destaca o conteúdo em vídeo são as informações contidas nele e quanto mais ricas elas forem melhor.

Por isso, trabalhar em parceria com outros profissionais é uma excelente forma de aumentar a relevância do vídeo e ampliar o alcance do conteúdo na web.

A estratégia de collabs em vídeos tem funcionado bastante no Youtube e no Instagram, principais canais de vídeos atuais, ajudando a alavancar empresas menores e a estimular o marketing de influência e o comarketing como saídas para crescer no mercado.

Como e com quem fazer collabs em vídeos?

A produção do conteúdo em vídeo é bastante complexa. Um vídeo de qualidade pode ser feito com equipamentos simples, porém como já falamos o que vale é o conteúdo.

O vídeo depende de um bom roteiro para realmente se destacar e fazer isto em parceria é uma excelente maneira de agregar conhecimento e abordar mais assuntos em um único conteúdo.

Geralmente, as collabs em vídeos são feitas pelas parcerias entre empresas ou entre produtores de conteúdo. Algumas vezes também é possível unir empresas e produtores. Essa integração entre parceiros também ampliam o alcance dos vídeos.

Assim como no guest post, prática comum de troca de conteúdo em blogs, sua empresa irá aparecer para a empresa ou no blog do produtor parceiro e isso o tornará conhecido por uma nova audiência.

Se você está pensando em lançar novos produtos, por exemplo, a collab é uma excelente maneira de ampliar a promoção sobre o lançamento.

A maioria das collabs acabam gerando dois vídeos. Geralmente, as parcerias distribuem os vídeos em seus canais próprios de conteúdo.

É como se você fizesse dois vídeos junto com o produtor de conteúdo e colocasse um no seu canal do Youtube e outro no dele.

Os vídeos nem precisam ser sobre o mesmo assunto, mas abordar temáticas comuns para ambos.

É claro que a maior parte do seu conteúdo deve ser produzido por você, ou seja, não viva somente de collabs, também faça seus próprios conteúdos.

Parcerias ajudam a ampliar a audiência

E outra dica importante é não se limitar apenas a uma ou duas parcerias, quanto mais parcerias forem feitas, maiores serão as chances de agregar ao seu conteúdo e ampliar a sua audiência. Essa estratégia também ajuda no crescimento da autoridade da sua empresa na internet.

Para achar o equilíbrio perfeito, pense em fazer cerca de 30% dos seus vídeos mensais em parceria com outros produtores.

Essa porcentagem é ideal tanto para quem cria pouco como para quem já cria muito conteúdo para a internet.

Confira também: Vantagens do streaming de vídeo.

Mas depois de tudo isso que falamos acima, você deve estar se perguntando: Como escolher as parcerias certas para as collabs em vídeos? Bom, isso depende da sua estratégia e está diretamente relacionada aos seus objetivos.

Por isso, assim como acontece no marketing de influência, será preciso procurar parceiros que se identifiquem com os valores da sua empresa e que tenham potencial para que a collab lhe garanta uma boa e nova audiência.

O ideal é que você acha parceiros que abordem assuntos relacionados aos de sua empresa.

É lógico que não precisam ser seus concorrentes, mas sempre é possível pinçar no mercado produtores de conteúdo e empresas que tenham uma visão semelhante a sua e um formato de conteúdo que possa ser agradável para a sua audiência atual.

Para não atrair concorrentes, busque por parcerias que tenham uma boa autoridade na web e que ofereçam produtos e serviços complementares ao seu.

Essa é uma excelente maneira de falar sobre novos assuntos, saindo da rotina de conteúdo atual, apresentando ao seu público informações sobre temas gerais do seu mercado.

Quais são os principais benefícios da estratégia de collabs em vídeos?

Já falamos bastante e acredito que você já entendeu como as collabs podem te ajudar.

Mas vamos organizar isto! Abaixo você verá uma lista dos principais benefícios de apostar em boas parcerias para criar mais vídeos para o seu público na internet. Confira:

Diminuição dos custos e agregação de novas ideias

Apesar de ser mais barato hoje em dia, fazer vídeos ainda gera custos. E esses custos podem ser divididos entre os parceiros para a gravação de collabs.

Um exemplo simples disso, é gravar dois vídeos, um no seu ambiente de gravação e outro no do parceiro. Assim, vocês podem diminuir os custos de produção, gastando menos dinheiro para a produção de dois vídeos.

Outro benefício é a formatação de um roteiro mais completo. Um novo parceiro traz com ele novas ideias e esse deve ser o diferencial desse conteúdo.

Seu público já está acostumado com o seu formato de conteúdo e adicionar novas ideias a eles é uma excelente maneira de sair da mesmice.

Maior alcance e maior reconhecimento da sua marca

Como já falamos durante o texto, a collab em vídeos traz a possibilidade de agregar uma audiência nova ao seu conteúdo.

Com isso, seus vídeos chegarão a mais pessoas a custo muito baixo, ou seja, essa é uma estratégia que pode lhe trazer novos clientes quase que de graça.

Além do aumento de audiência, uma boa collab com o parceiro e o assunto certos aumentarão o reconhecimento da sua marca no mercado.

Isso trará mais credibilidade para a sua marca e pode atrair mais tráfego orgânico e aumentar suas taxas de conversão.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Streaming.

Gostou de nosso post? Compartilhe: