Escolha boas palavras-chave nas campanhas do Google Adwords

15/12/2017 às 11:02 AdWords

Escolha boas palavras-chave nas campanhas do Google Adwords

Entre os principais detalhes de uma estratégia de SEO estão a escolha das palavras-chave. Escolher os termos corretos é essencial para ranquear melhor seus conteúdos e fazer com que as campanhas de sua empresa no Google Adwords consigam chamar mais atenção de potenciais clientes, fazendo com que seu negócio se torne mais conhecido.

Qualquer plano de marketing de conteúdo começa pela identificação das melhores palavras-chave.

Mas é realmente possível entrar nessa disputa?

Mesmo para os sites maiores e mais antigos é difícil competir com campanhas de empresas menores que tenham um bom direcionamento de SEO, já que a plataforma não escolhe os anúncios de destaque somente pela relevância.

Se o seu site está começando, ser assertivo na escolha das palavras-chave é ainda mais importante para que ele consiga um espaço cada vez maior no Google, ficando sempre entre os principais anúncios dos termos escolhidos por sua equipe de marketing.

Como escolher as melhores palavras-chave?

Existem diversas ferramentas para ajudar na escolha de palavras-chave, mas o mais importante é saber de alguns detalhes técnicos que podem lhe ajudar a pinçar termos em teses “mais escondidos e menos procurados”, porém com potencial para atrair excelentes resultados.

Desconfie sempre do Google Adwords, não siga somente as palavras-chave indicadas pela ferramenta. Lembre-se que o software é quem define a forma de cobrança e isso pode influenciar na oferta, fazendo com que a plataforma recomende os termos que sejam mais lucrativos para eles.

É preciso incluir algumas variáveis e ainda priorizar pelo menos uma delas para definir a palavra-chave ideal. A primeira variável a se considerar é o volume, ou seja, através desta é possível saber quais são os principais termos buscados no Google que tem relação com a área de atuação de sua empresa.

Esse valor é fundamental, por que uma boa palavra-chave deve ter um bom volume de buscas para trazer bons resultados para sua empresa.

Conheça mais variaveis para avaliar:

Outra boa variável é a dificuldade, ou seja, verifique as palavras que já são utilizadas por sites de grande tráfego e melhor avaliados pelo Google. Isso é muito importante na hora da escolha para que suas campanhas consigam alcançar com certa facilidade o topo do Google, tendo uma concorrência menos feroz.

A dica é escolher palavras-chave que são menos utilizadas pelas grandes empresas, o que diminui a concorrência e aumenta as chances de aparecer entre os principais anúncios para os termos escolhidos com mais tranquilidade.

Quanto maior for a autoridade dos concorrentes, mais complicado será para aparecer entre eles, além de que eles são mais conhecidos do que o seu, o que pode tirar o foco da sua empresa.

Uma variável importante, mas pouco utilizada, é a oportunidade. Não são apenas textos que puxam audiência paga no Google, também é possível utilizar vídeos, imagens, locais, mapas e anúncios.

Estes elementos têm muita importância na hora de chamar a atenção de usuários que fazem pesquisas no Google.

Escolha palavras que tenha relação com seu produto

Também é preciso considerar a intenção de compra de seus potenciais clientes. Uma palavra-chave que tenha relação direta com seu produto ou serviço pode ter bastante valor, sendo bastante procurada por consumidores que queiram fazer uma compra.

Utilize informações adquiridas de seus próprios clientes, através de formulários, e-mails de orçamento, entre outras fontes, para definir os melhores termos para aumentar sua chance de converter e fidelizar mais clientes.

O ponto inicial de tudo é encontrar as palavras-chave relacionadas ao seu tipo de negócio. A princípio, considere principalmente os termos com maior volume de buscas. Estas serão as primeiras palavras serão as mais concorridas em campanhas do Google Adwords.

Saia do alvo principal e use alternativas

É importante deixar de focar apenas nas palavas-chave mais específicas, que são mais usadas para o fundo do funil.

É preciso ter uma cabeça mais aberta para selecionar termos que de topo e meio de funil, para angariar potenciais clientes e conquistá-los através de conteúdos que apresentem soluções para as necessidades dos consumidores.

Confira também no nosso blog como anunciar no Google Adwords, e aprenda como anunciar no Adwords!

Se organize e faça uma separação de Palavras Chave:

Depois de listar as sugestões do Google Adwords, é hora de passar o “pente fino”, ou seja, retirar da lista todos os termos que não fazem sentido ou não tenha ligação direta com seu tipo de negócio. Ter um bom filtro é essencial nesse momento também para tirar termos duplicados ou muito semelhantes.

Separe os termos de cauda longa, ou seja, busque por palavras-chave mais específicas, que apesar de ter um volume de busca menor, seu site conseguirá ranquear melhor por conta da baixa concorrência.

Outra boa forma de definir boas palavras-chave para suas campanhas é pesquisar por anúncios impressos e redes sociais. A forma como seus concorrentes escrevem pode ser uma ajuda e tanto, para saber o que fazer e também o que não fazer para atrair clientes.

Ao contrário do que muitos pensam, é uma boa ideia se basear em anúncios impressos e comerciais de TV e relativizar com os anúncios de redes sociais para encontrar palavras-chave em comum que são bastante utilizadas e que dão resultado.

Trabalhe com o que tem em mãos:

Use a ferramenta de busca do seu site, através dela você terá acesso aos relatórios de buscas, ou seja, você saberá o que seus clientes estão procurando ao entrar em seu site. Sabendo aproveitar esses dados é possível encontrar novos termos para serem usados em novas campanhas para aumentar o tráfego pago gerado no Google.

Fora a ferramenta de busca do seu site, outra dica é ficar atento ao auto completar do Google. Caso você não tenha reparado, toda vez que digitamos uma palavra, o site sempre dá algumas opções para o usuário.

Essas opções de palavras-chave não são escolhidas aleatoriamente. O Google está lhe dando a oportunidade de saber quais são os termos mais pesquisados pelos usuários. Através dessa dica é possível criar uma nova lista de palavras-chave que tenham uma boa relevância em campanhas do Google Adwords.

Para finalizar, uma ultima dica:

A última dica para escolher bem as palavras-chave é monitorar o tráfego orgânico de seus concorrentes. Isso mesmo! Os melhores ranqueados em termos que se adequam ao seu negócio não chegaram lá por caso, então é recomendado que você estude as palavras-chave usadas para novas campanhas.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e baixe o E-book Como Anunciar no Adwords. Conheça os planos da ISBrasil para o Google Adwords e conheça nossas soluções para você

Gostou de nosso post? Compartilhe: