Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados no wordpress, como corrigir

27/10/2018 às 10:42 WordPress

Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados no wordpress, como corrigir

Um erro comum que acontece muitas vezes após uma migração, o erro de conexão com o banco de dados é um problema simples de ser corrigido.

Erros as vezes acontecem e muitas vezes são bem simples de serem corrigidos, alguns deles são temporários e podem ser provenientes apenas de uma queda de serviço, mas e quando esse não é o caso e o erro persistir, como resolver?

Alguns problemas precisam de alguns ajustes nas configurações da plataforma para que tudo volte a funcionar, vamos listar algumas dicas importantes para resolver o erro ao estabelecer conexão com o banco de dados no wordpress.

Os erros de conexão podem acontecer por alguns motivos:

  • Erros temporários, o que muitas vezes acontece porque o servidor de banco de dados está fora de serviço, se isso acontece muitas vezes é provável que o seu provedor esteja com problemas ou o seu atual plano já não está suportando a carga de serviço que o seu blog está demandando. Nesse caso é indicado que você busque um novo plano de hospedagem wordpress que seja mais robusto.
  • Plugins problemáticos, algumas vezes plugins também podem ocasionar esses erros, ou mesmo uma combinação específica de plugins causa esse problema. Verifique desabilitando seus plugins e veja se o erro persiste.
  • Credenciais de banco de dados erradas, usuários e senhas fazem parte da segurança básica de qualquer serviço, quando você instala o wordpress precisa também definir usuário e senha para o banco de dados, esses dados são salvos no arquivo wp-config.php, quando você migra de provedor precisa usar os mesmos dados para o novo banco de dados.

Como corrigir o problema?

Abra o arquivo wp-config.php, você precisa verificar os dados de conexão do banco de dados, como no exemplo abaixo:

// ** MySQL settings - You can get this info from your web host ** //

/** The name of the database for WordPress */

define('DB_NAME', 'b58795645_wplocal');

/** MySQL database username */

define('DB_USER', 'u78451236_wplocal');

/** MySQL database password */

define('DB_PASSWORD', '8DF45CvBr544saE');

/** MySQL hostname */

define('DB_HOST', 'mysql');

/** Database Charset to use in creating database tables. */

define('DB_CHARSET', 'utf8');

/** The Database Collate type. Don't change this if in doubt. */

define('DB_COLLATE', '');

  • define('DB_NAME', ' '); - Nome do banco de dados.
  • define('DB_USER', ' '); - Usuário do banco de dados.
  • define('DB_PASSWORD', ' '); - Senha do banco de dados.

Verifique também o prefixo das tabelas do banco, devem estar corretas, iguais as do banco de dados migrado.

$table_prefix = 'wp_';

No seu phpMyAdmin você precisa ter o seu banco de dados, usuário e senha com os mesmos dados do seu arquivo wp-config.php, dessa forma ao importar o banco de dados e configurando usuário e senha você terá o acesso a plataforma normalizado.

Conclusão

Apesar de simples, problemas acontecem e nesse breve artigo você viu como corrigir o erro ao estabelecer conexão com o banco de dados no wordpress, tenha sempre um bom plano de hospedagem wordpress que atenda os requisitos do seu blog, assim você garantirá que seu blog estará sempre online.

Gostou de nosso post? Compartilhe: