Entregabilidade no e-mail marketing: saiba o que é e como melhorá-la

Entregabilidade no e-mail marketing: saiba o que é e como melhorá-la

Categoria: Email Marketing

07/02/2017 às 08:00

Entregabilidade no e-mail marketing: saiba o que é e como melhorá-la

Você sabe o que significa entregabilidade no e-mail marketing? Esse é um ponto fundamental e que faz toda a diferença, por isso, vários desenvolvedores têm pensado em maneiras para otimizá-lo. Neste artigo, explicaremos do que se trata esse processo e daremos algumas dicas para que funcione de maneira melhor com seu site e suas ofertas. Confira e dê novos rumos as suas campanhas no e-mail marketing!

Veja também nosso post: fidelizar clientes pelo e-mail marketing   

O que é entregabilidade no e-mail marketing?

O próprio nome diz muita coisa sobre esse procedimento. Trata-se, basicamente, da taxa de e-mails entregues para os destinatários sempre que você lança uma oferta ou um informativo usando o e-mail marketing. Você sabia que cerca de 70% das mensagens não atingem o público e praticamente todas são jogadas para Spam? Pois é! Além disso, segundo pesquisas, a taxa de entregabilidade aqui no Brasil é de apenas 28%. Isso mesmo, muito mais da metade não chega na Caixa de Entrada dos usuários e vão direto para filtros de lixo e conteúdo inútil. Uma situação triste para qualquer desenvolvedor.

Isso acontece, em grande parte, porque os provedores de e-mail estão cada vez mais voltados a otimizar o processo de recebimento de mensagens. As pessoas não se interessam por muita coisa que chega até elas, sobretudo várias vezes ao dia, logo, configuram o sistema para que não sejam importunadas com aquilo que não agregará em nada, seja um produto, serviço ou informativo geral. 

Esse fato aconteceu, infelizmente, porque muitas empresas e desenvolvedores não tinham noção do quanto uma campanha de e-mail marketing precisa ser trabalhada com excelência antes de sua divulgação, o que gerou muito lixo e levou ao internauta ter esse comportamento perante a praticamente todas as promoções que recebe online. Para se ter ideia, o sistema do Yahoo considera e aceita 1 entre 8 mensagens. As 7 restantes vão direto para Spam e, obviamente, não são vistas, até porque pouca gente se atenta a verificar esse campo com frequência. 

Mas, então, como fazer com que minha mensagem seja aceita?

Bom, há estratégias para que seu e-mail não seja um desses que é descartado facilmente pelos provedores. O que você precisa entender é que os fatores que mais consideram para isso são relativos ao conteúdo (do assunto à mensagem em si). Os filtros anti-spam estão cada vez mais otimizados e se aperfeiçoam com frequência, justamente para que as pessoas fiquem livres de coisas indesejadas. No Gmail, por exemplo, há marcadores de mensagens importantes e abas específicas para Promoções, o que facilita para os dois lados: deixa o usuário mais livre e não descarta de uma vez as mensagens de ofertas.

O que os filtros anti-spam mais consideram para rejeitar uma mensagem parte de toda a estrutura: informações gerais do remetente, o teor do conteúdo e a reputação do servidor em que o e-mail é enviado. A linha de assunto é quase sempre o principal motivo para recusas, ainda mais com termos clássicos (e péssimos) como ‘’Abra Aqui’’, ‘’Imperdível’’, ‘’Bomba’’, ‘’Urgente’’, entre outras situações ruins e que não cabem mais para qualquer campanha profissional.

Outros fatores que ocasionam nesse bloqueio – e que dependem de suas ações – estão relacionados a configurações de SPF e DKIM, falta de opt-in, além da verificação do IP e do domínio responsáveis pelas mensagens. Isso sem contar, claro, com as próprias preferências dos usuários, que podem realizar ações mais específicas a fim de barrar muitos e-mails e reduzir ainda mais a taxa de entregabilidade. 

Ah, vale esclarecer um ponto que muitas pessoas confundem: entregabilidade é diferente de entrega. No segundo caso, refere-se aos e-mails que chegaram aos destinatários, independente se foram para a Caixa de Entrada ou Spam. Já quanto ao primeiro caso, é o fato do recebimento orgânico, supondo que a pessoa recebeu e leu a mensagem. Desde que os passos necessários sejam feitos para que sua mensagem avance e chegue ao cliente, já é possível pensar em táticas para melhorar essa taxa e, claro, gerar mais acessos em seu site e aperfeiçoar várias métricas, como a conversão por meio do e-mail marketing.

Técnicas para melhorar a entregabilidade

Garantir a taxa de entregabilidade crescente é para poucos e revela que todas as estratégias necessárias para uma campanha de sucesso no e-mail marketing são colocadas em prática. Muita gente pensa que essa ferramenta está em desuso e que não precisa de atenção, o que é um equívoco. Quando bem gerenciada, rende ótimos resultados. Para te ajudar nesse objetivo, confira algumas técnicas que ajudam a melhorar a entregabilidade:

Relevância no conteúdo

Fugir de táticas irritantes de marketing e divulgação de conteúdo é o primeiro passo para uma boa entregabilidade. Foque em algo interessante, que agregue valor e informação para os destinatários. Isso melhora a credibilidade e deixa as pessoas mais confiantes em sua marca.

Limpeza na base de contatos

Pra que abraçar o mundo, sendo que grande parte da sua base de contatos nem existe ou está desatualizada? Promover uma higienização é fundamental, para que a mensagem chegue realmente ao público de interesse, com os contatos ativos e que podem ser potenciais consumidores.

Segmentação de público

Segmentar seu público-alvo conforme seus interesses também afeta na entregabilidade do e-mail marketing. Mandar uma mensagem que nada tem a ver com tal pessoa faz com que ela a rejeite de imediato. Logo, é melhor contar com um número menor e fidelizado do que com milhares de pessoas que não dão a mínima para sua campanha. Pensar nisso é primordial!

Frequência na divulgação

Um fator-chave que leva muitas mensagens para Spam é a frequência. Ninguém merece receber o mesmo e-mail mais de uma vez por dia, não é? Logo, os filtros impedirão que chegue ao destinatário sempre. Pense com bom senso e divulgue aquilo que seja conveniente, em um horário marcado.

Plataforma otimizada

A plataforma que faz o disparo dos e-mails faz toda a diferença nesse processo. Ela precisa ser otimizada, com os melhores recursos e que gere confiança nos provedores para que a mensagem não seja rejeitada. Para isso, é essencial contar com um bom serviço de hospedagem.

Política de permissão

É a conhecida opt-in, que garante o envio somente para aqueles que autorizaram. Isso é muito importante para valorizar a entregabilidade e fazer com que cresça direcionada para quem está interessado.

Essas são algumas dicas que, se bem feitas, ajudam a melhorar a taxa de entregabilidade do e-mail marketing de modo prático e em longo prazo. Faça o teste sempre, analise as métricas e, se tiver alguma dúvida, entre em contato com aISBrasil.

Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Talvez você goste

Top