E-commerce: Como crescer no Shopify com marketing de conteúdo

30/04/2019 às 08:02 Loja Virtual Marketing

E-commerce: Como crescer no Shopify com marketing de conteúdo

Muitos empreendedores brasileiros estão apostando no Shopify, uma das principais plataformas de e-commerce do mundo para crescerem suas vendas.

Com isso, trabalhar o marketing de conteúdo para potencializar as vendas de uma loja virtual é essencial para aumentar métricas importantes e tornar um negócio rentável.

O bom do Shopify é que os planos da plataforma são bem razoáveis e os temas são totalmente personalizáveis. Essa também é uma parte essencial para o sucesso de uma loja: deixa-la com a sua cara.

Porém, o marketing de conteúdo pode é o elo ideal de atração da sua loja com potenciais interessados em seus produtos.

Qual é a importância do marketing de conteúdo para e-commerce?

Sem uma boa estratégia de marketing de conteúdo, as chances da sua loja virtual fracassar são bem maiores.

Isso acontece por que os consumidores, hoje em dia, são mais exigentes, e querem criar um senso de confiança em torno da sua marca, antes de realizar uma compra.

Por isso, ler conteúdos sobre o seu negócio e dicas dadas pela sua empresa lhe geram autoridade, fator que é muito importante para ter uma loja virtual com credibilidade e confiança.

Isto é fundamental para que os clientes interessados se sintam seguros o bastante para comprarem no seu e-commerce.

O marketing de conteúdo também aumenta as chances de os usuários retornarem a sua loja virtual. Sim, provavelmente se você conferir as suas métricas no Google Analytics, você irá notar que a maior parte do tráfego do seu e-commerce é proveniente de visitantes novos.

Com conteúdo em um blog vinculado a sua loja no Shopify, por exemplo, os usuários podem se manter entretidos, pesquisar mais sobre a sua marca, aprender com o seu negócio e buscar os seus produtos como solução para alguns problemas.

Com o marketing de conteúdo é bem mais fácil prender a atenção e alimentar o interesse de compra em novos visitantes.

Confira nossas dicas abaixo para crescer sua loja no Shopify com marketing de conteúdo:

Ofereça a seus clientes conteúdos que resolvem problemas

Como bem sabemos, o funil de vendas do marketing digital é composto por três etapas. E cada uma delas visa cumprir um objetivo para que no fim o usuário acabe comprando seus produtos.

Dentro disso, o principal tipo de conteúdo que você deve produzir para o e-commerce é o conteúdo que resolve problemas.

Conteúdos focados em vendas, falando sobre seus próprios produtos, é algo viável e deve sim ser usado, principalmente numa estratégia de e-mail marketing.

Mas, para trabalhar um blog, por exemplo, com o intuito de crescer sua loja no Shopify, é preciso dar aos seus clientes, um conteúdo voltado para as suas necessidades.

Ter um conteúdo com chamadas para vendas em excesso é algo que pode afastar, em vez de aproximar potenciais clientes da sua loja virtual.

Um conteúdo que resolve problemas é aquele que, dentro do seu nicho, tira alguma dúvida do usuário ou apresenta possíveis soluções para um problema.

Digamos que você tenha uma loja de calçados esportivos, você pode fazer um conteúdo sobre os principais modelos de tênis para corrida, explicando os prós e os contras de cada um deles.

Assim, os clientes que pretendem comprar um novo tênis teriam uma base de consulta para fazerem uma nova compra.

Esse tipo de conteúdo, além de tirar dúvidas e resolver problemas, indiretamente leva as pessoas a fecharem uma venda.

Lembra quando falamos das etapas do funil? Então, o usuário deve primeiro reconhecer seus problemas para depois decidirem comprar um produto. Simples, não é?

Confira também: O que preciso saber antes de abrir um e-commerce?

Diversifique o tipo de conteúdo

Cada nicho possui uma variedade absurda de possibilidades de conteúdo. E para potencializar as vendas no Shopify, o ideal é que você consiga explorar muitos deles.

Produzir um conteúdo que deixe os usuários mais inteirados sobre a sua área de atuação é essencial para criar autoridade e reputação na internet.

Isso pode ajudar bastante na hora de atrair potenciais clientes que não tenham a princípio, interesse em comprar um produto, mas se interessam pelo tema do seu conteúdo, e provavelmente o título da sua postagem os chamou atenção.

Uma loja de informática, que vende gadgets variados, pode criar conteúdo sobre tecnologia.

Desde postagens em blogs até mesmo vídeos no Youtube.

É possível, por exemplo, fazer reviews de novos produtos, falar sobre as tendências do mercado, etc.

Tenha uma boa estratégia de linkagem interna e conversão

Para vender mais, é preciso prender a atenção dos clientes para a sua marca.

E além de criar um blog, um canal no Youtube, fazer e-mail marketing, entre outras maneiras de implementar o marketing de conteúdo no seu e-commerce, ter uma estratégia de linkagem interna também é essencial para alimentar as vendas.

O mais importante é saber equilibrar a linkagem interna com a externa.

Sempre coloque links sobre seus produtos, e principalmente, sobre outros conteúdos, com o intuito de levar o cliente a próxima etapa do funil.

Estimular o cliente para a conversão também é fundamental. Coloque CTAs precisos nos lugares certos para levar o cliente a uma página de compra ou mesmo a uma landing page.

Fazer com que ele assine a sua newsletter ou baixe um material rico, por exemplo, pode ser uma excelente maneira de conseguir informações sobre o usuário e trabalhar uma boa estratégia de e-mail marketing, ampliando o potencial do marketing de conteúdo do seu e-commerce.  

Conclusão

Com todas as dicas que demos acima, com certeza, sua loja no Shopify irá bombar e as vendas devem aumentar no curto prazo. Não deixe de agir para fazer o seu negócio crescer no mercado digital!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: