Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Div HTML: aprendendo este elemento do HTML

17/03/2021 às 15:37 Hospedagem de Sites

Div HTML: aprendendo este elemento do HTML

Quando falamos do Div Html, estamos falando de um elemento muito utilizado antes de termos o lançamento do HTML5. Caso você não saiba o que é Html, saiba que essa linguagem de marcação é muito utilizada na criação de páginas web na rede mundial de computadores. O elemento Div Html era usado para fazer a divisão das sessões e dos blocos dos documentos. Com as atualizações do HTML, começamos a dividir espaços com as novas tags.

 Mas mesmo com essas modernidades novas, ele ainda é muito importante e usado. Vamos conhecer um pouco sobre ele, e como utilizar:

Div HTML:

Esse elemento serve para definir a divisão em documentos HTML. Ele é usado como um “contêiner” para os outros elementos, e isso facilita a estilização dos blocos.

Ele também é usado para incluir interação de Script. Sendo definido como contêiner genérico para conteúdo de fluxo. Ou seja, usamos esse elemento quando temos a necessidade de agrupar outros elementos sem necessidade de uso se um semântico.

O elemento Div não possui nenhum valor semântico, ele não representa nada para os navegadores e nem mecanismos de buscas. Ele é um facilitador para fazer a organização das informações dentro de layouts, dessa maneira é possível fazer a formatação ou manipulação dos elementos. Por meio do CSS podemos agrupar e manipular o próprio Div de maneira formal e organizada.

Usando o Div HTML:

Depois de compreender sobre a função do Div do HTML, devemos entender como a utilização dele funciona. A sintaxe do elemento é por meio da tag de abertura <Div> e para finalização, ou seja, para fechamento usamos </Div>.

Como definição padrão, ele cria um line-beack, ou seja, uma quebra de linha. Automaticamente para ser utilizada. Isso acontece porque o display possui um elemento de bloco, o display block.

Ao usarmos o Div, podemos colocar elementos que desejarmos dentro das tags de abertura e depois inserir a de fechamento. A sintaxe seria:

<Div> (Abertura)

            Adicione elementos aqui.

</Div> (encerramento)

Assim vamos usar divisões para conseguir separar os parágrafos ao decorrer da escrita. Podemos incluir muitos outros elementos do HTML, existe outras tags que podem ser usadas dentro da Div html.

Pequenos atributos:

A Div html possui atributos do elemento HTML, e esses costumam ser sempre os principais usados. São eles:

  • ID: Para definir uma ID;
  • Class: para definir uma classe;
  • Title: Podemos inserir um título;
  • Height: Definimos a altura;
  • Width: Definimos a largura.

Todos esses atributos são considerados depreciados, dessa maneira podemos definir quase tudo. Desde a altura, cores de fundo, largura, e outras características importantes.

Cor de fundo:

A alteração de cores de fundo da Div deve ser feita estilizando por meio do CSS. Assim conseguiremos modificar as cores, utilizando a propriedade do CSS. Para altera devemos inserir o valor da cor. Podemos utilizar um código hexadecimal com cores, veja abaixo as formas altera a cor:

<Div style="background-color: red."></Div>  

    <Div style="background-color: #FF0000"></Div>

    <Div style="background-color: rgb (255,0,0);"></Div>

    <Div style="background: red."></Div>

    <Div style="background: #FF0000"></Div>

    <Div style="background: reg (255,0,0);"></Div>

Qualquer que seja o código utilizado, o resultado será uma Div com um fundo vermelho.

Class e ID:

Fazer a adição desses atributos a uma Div HTML nos permite formatar os elementos de forma muito especifica e de maneira fácil. A ID é de configuração única, podemos usar a id em apenas um elemento. A Class é a configuração que pode ser usada em mais elementos.

Div e Span:

Temos as tags <Div> e <Span> que são muito parecidas. Elas duas tem como função representar elementos sem valores semânticos, e podem conter muitos outros elementos.  O <Span> costuma ter um texto inserido dentro dele, mas mesmo assim continua com sua função. A <Div> tem o display block, e a, Span> tem o display incline-block.

Veja como os códigos são usados com suas sintaxes e elementos:

<Span>meu Span 1 </Span>

<Span>meu Span 2 </Span>

<Div>minha Div 1</Div>

<Div>minha Div 2</Div>

E o resultado é:

Meu Span 1 e meu Span 2

Minha Div 1

Minha Div 2

Notou que o Span não recebe a quebra de linha? Ele fica um do lado outro, já o Div realiza a quebra de linha indo para baixo um do outro.

Posicionamentos:

Por meio da propriedade CSS, utilizamos várias posições. Para conseguir altera as posições de elementos html, devemos modificar a propriedade de posição, assim como utilizar as técnicas de margem e flutuação.

A propriedade nos permite definir qual será a posição para cada elemento. Podemos definir uma posição relativa, uma posição absoluta, ou uma fixa! Também podemos usar as estáticas e pegajosas.

Podemos utilizar várias posições variando entre as soluções, e os textos que envolvem. Usar os elementos adequados dentro dos layouts das páginas web é fundamental, evitando muitas dores de cabeça para você e para os visitantes também.

Conclusão:

Agora que entendemos o básico sobre os elementos HTML e o Div HTML, você também deverá entender qual será a melhor maneira de conseguir aproveitar todas as dicas e as funções.

Estude sobre as tags, elementos e atributos que podem ser usados no html. Isso vai proporcionar um conhecimento especifico e aprofundado no código, facilitando a escrita dele futuramente.

Também é necessário saber quando usar cada característica quando se envolve as propriedades do html e as páginas de código. Tenha entendimento sobre os códigos semânticos, assim poderá criar as divisões entre cada elemento que tiver carregando esse valor.

O CSS é uma área que na maioria das vezes está junto do HTML, por esse motivo também é necessário entender sobre ele e as propriedades que ele possui. Afinal ele é muito parecido com o HTML e tem quase os mesmos elementos, atributos e tags.

O conhecimento também vai te proporcionar uma qualidade maior na hora de escrever os códigos, sem se enrolar ou ficar batendo contra a parede por se atrapalhar na hora de produzir. Faça testes dos elementos e tags, antes de publicar algo oficial dentro da sua página web. Assim você evita dores de cabeça, problemas com leitores, erros no servidor e até mesmo nos navegadores que não vão conseguir ler os códigos errados. Portanto tenha atenção, defina com calma e com muitos testes e quando estiver tudo certo você poderá fazer o lançamento final. Para aprender mais sobre desenvolvimento web acompanhe o blog da ISBrasil diariamente e confira ainda nossa hospedagem de sites!

Gostou de nosso post? Compartilhe: