Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Dicas úteis para manter seu site seguro

Dicas úteis para manter seu site seguro

05/04/2017 às 12:46Hospedagem de Sites

Dicas úteis para manter seu site seguro!

Ter um site não significa simplesmente manter e atualizar seu conteúdo. Na verdade essa é a função final da sua página, mas para isso acontecer, existe um grande trabalho por trás. E a segurança do site é uma das principais preocupações que você deve ter, já que o ataque de hackers, malwares e diversos tipos de vírus acontecem o tempo todo na rede. Quando se fala de uma página exclusivamente sua, todo cuidado é pouco e é necessário muita atenção para saber o que se está fazendo de fato para proteger seu site. Por isso separamos algumas dicas úteis e essências para manter o seu site seguro e livre das ameaças mais comuns na internet.

Mantenha os softwares atualizados

A dica mais básica e mais essencial. As atualizações dos softwares sempre aparecem com novos recursos de defesas contra vírus então fique atento. Qualquer atualização que seu tema, seus plug-ins ou quaisquer softwares precisarem, faça os mais rápido possível para se manter seguro e longe de ataques de hackers.

Não tenha preguiça e nem pense que as atualizações são inúteis, essa é a forma mais básica de se proteger na internet. Verifique regularmente o que é preciso ser atualizado, tanto os softwares de conteúdo quanto os de segurança (esses na verdade são os mais importantes para manter o seu site seguro).

Proteja-se de ataques de injeção SQL

Você deve estar se perguntando, o que injeção de SQL significa? Bom, vamos tentar explicar em poucas palavras. Os ataques de injeção SQL acontecem quando um invasor usa um campo de formulário da Web ou um parâmetro de URL para obter acesso ou manipular seu banco de dados. Quando você usa o Transact SQL, sistema de banco de dados padrão da Microsoft, é fácil inserir códigos desonestos na sua consulta, que podem ser usados para alterar tabelas, obter informações e  até mesmo excluir dados. Você pode facilmente evitar isso usando constatemente consultas parametrizadas. E você não precisa ser nenhum especialista em programação para conseguir usar esse tipo de ferramenta, a maioria das linguagens web tem esse recurso e é bem fácil de implementar no site.

Para muitos, quando usamos uma linguagem mais técnica, o ataque pode assustar, mas não é nada que um pouco de estudo sobre o assunto não resolva. Na verdade esse tipo de ataque é mais comum quando os hackers sabem que você não tem o conhecimento necessário de programação para identificar o que está acontecendo. Por isso, a segunda parte da dica é: Mantenha-se o mais atualizado possível nas linguagens e nos sistemas de bancos de dados do seu site, dessa forma você pode evitar ataques como os de injeção SQL e também corrigir caso ocorra algum problema.

Mantenha suas senhas atualizadas

Algumas dicas podem parecer óbvias, mas muitos de nós nunca pensamos até lermos sobre. Pois é, é o caso da troca de senhas. Existem diversos ataques de hackers e pessoas mal intencionadas na internet voltados diretamente para descobrir suas senhas, porém felizmente esses ataques descobrem apenas a senha que você está usando no momento. Ou seja, para se proteger você precisa sempre mudar as senhas do servidor, do administrador e todos que tem acesso ao site para garantir a sua segurança nesse sentido.

É claro que é altamente recomendável você usar algum dispositivo que te lembre das senhas que você muda constantemente, ou terá mais problemas no seu site. Existem alguns aplicativos que facilitam sua vida para organizar suas senhas, mas você também pode fazer isso por você mesmo, anotando em lugares seguros e livres de ataques (de preferência lugares que permaneçam off-line) ou até mesmo anotando a mão, se preferir.

Quando o assunto é senha, todo cuidado é pouco, por isso é importante você desenvolver um método que seja seguro mesmo se suas senhas forem descobertas, tendo que forçar sua criatividade para criar senhas diferentes todas as vezes e se manter ainda mais seguro dessa forma.

Proteja-se de ataques XSS

O famoso XSS, ou Cross-Site Scripting é um tipo de vulnerabilidade criada a partir de falhas nas validações dos parâmetros de entrada do usuário e das respostas do servidor na aplicação web. Em resumo, esse tipo de ataque permite que, por exemplo, um código Java script não inserido por você, possa ser interpretado como permitido ou até mesmo inserido por você. Então, o hacker pode alterar o seu código HTML de diversas formas, como códigos maliciosos persistentes, baseados em DOM, refletidos, entre outros tipos.

Hackers normalmente usam o XSS para redirecionar usuários para sites maliciosos ou sequestrar sessão de usuários. É um problema muito comum e que muitos desconhecem por também apresentar uma linguagem mais técnica e que (aparentemente) exige muito estudo de linguagem. Porém, diversos aplicativos e plug-ins podem te ajudar nesse aspecto, limitando o uso de Java script, por exemplo e mantendo o seu código HTML longe de ações mal intencionadas.

Uploads de arquivos

Permitir que usuários façam uploads de arquivos em seu site pode ser um problema, mas nada que não haja uma forma de controle segura para que você possa ter o seu site do jeito que quiser. Mas para isso, ferramentas de antivírus são extremamente bem-vindas, ainda que, em muitos casos, não sejam suficientes.

Verificar arquivo por arquivo é com certeza a forma mais eficaz e segura de permitir que usuários façam upload de arquivos em seu site, porém, isso pode se tornar cansativo, estressante, e com o passar do tempo simplesmente impossível.

Felizmente existem algumas ferramentas que te permitem limitar o tipo de arquivo enviado, o que facilita muito a sua vida. Uma opção, é, por exemplo, renomear o arquivo no upload para garantir a extensão de arquivo de forma correta ou para alterar as permissões dele.

Tenha um Certificado SSL/HTTPS

Mas o que é esse certificado afinal? Ele foi criado pela empresa Netscape no ano de 1994 e é basicamente um protocolo de segurança que se tornou o padrão em praticamente todo o planeta. Quando o seu navegador se conecta a um servidor com um certificado SSL (Secure Sockets Layer), ele pede de volta um outro, que é o Certificado de Autoridade Certificadora (CA).

Tudo bem, mas para que ele serve exatamente? Bem, para começar a partir do momento em que o CA volta, ele cria um canal criptografado entre um servidor da web e um navegador, o que não permite que informações entre os dois servidores vazem no meio do caminho. Qualquer um que queira ter segurança completa em seu site precisa ter um certificado SSL, isso é o básico para não ter problemas com ataques de hackers e vírus inteligentes.

 Ferramentas de segurança para sites    

Quando você acha que fez tudo o que pode para manter a segurança do seu site, então é hora de testar se tudo realmente funciona. A maneira mais eficaz de fazer isso é através do uso de algumas ferramentas de segurança para sites.

Existem muitos produtos comerciais e gratuitos para ajudá-lo com isso. Eles trabalham em uma base semelhante aos scripts que os hackers usarão na medida em que testam todos os conhecimentos e tentam comprometer o seu site usando alguns dos métodos mencionados anteriormente, como a injeção SQL.

Faça backups regularmente

Você sabe o que é backup? Como praticamente qualquer coisa no mundo digital, tudo pode ser perdido em um evento catastrófico a qualquer momento. Muitas vezes nós não fazemos backup com frequência suficiente, mas você vai agradecer a si mesmo se você tomar algum tempo para considerar as melhores soluções de backup do site para o seu próprio site.

Fazer backups de seu site é muito importante, mas armazenar esses backups em seu servidor web também pode ser um grande risco de segurança. Esses backups invariavelmente contêm versões não corrigidas de seu CMS e extensões que estão disponíveis publicamente, dando acesso fácil ao seu servidor. Por isso tome cuidado. Faça sim backups regularmente, mas também saiba onde você vai armazenar todos esses dados tão importantes para você.

Trabalhar a segurança do seu site é algo que é imprescindível se você quer ter uma página na internet. E ter uma boa hospedagem de site com 30 dias grátis faz parte disso, a ISBrasil oferece  São tantas as formas de ataque que fica até difícil saber por onde começar a se proteger. Por outro lado, se conseguirmos entender bem o que significa cada uma das ferramentas citadas, estamos muito mais seguros do que a maioria dos sites que você vê por aí. Não esqueça de seguir as dicas, as regras e principalmente, de se manter atualizado sobre novas formas de manter o seu site seguro.

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: