Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Dicas para otimizar a gestão da sua marca

03/09/2018 às 18:56 Marketing

Dicas para otimizar a gestão da sua marca

Otimizar a gestão de uma marca é uma tarefa que compete aos profissionais de branding e se você ainda não sabe o que é isso, leia esse texto até o fim e aprenda.

O brading é um conceito que leva a gestão da sua marca muito além do que simplesmente a criação de uma boa identidade visual.

O branding consiste em alinhar toda a cultura organizacional e a relação da sua empresa com o público. Tudo isso passa pela definição da missão e dos valores da empresa, pelo regras e processos de atendimento, hierarquia, enfim envolve tudo isso.

Conseguiu entender que é bem mais complexo?

A função do branding é fazer com que as pessoas possam criar empatia com o seu negócio criando uma conexão valiosa de valores e sensações bastante duradoura.

Por isso, é preciso definir questões como identidade visual, discurso da empresa e tudo o que a representa.

Assim como nós construímos a nossa personalidade, também é essencial que sua marca construa uma personalidade pessoal e assim possa atrair os consumidores para ela.

Uma empresa que não faça uma gestão de marca baseado no branding achará seu limite de crescimento muito rápido.

Exercitar as boas práticas do branding é essencial para agregar valor a sua marca, um valor muito maior do que apenas vender produtos.

Confira também dicas para fidelizar clientes com e-mail marketing.

E por que uma boa gestão de marca é tão importante?

Bom, é simples! Hoje com a internet, é possível, em tese, concorrer com qualquer empresa no mundo.

Existem muitos negócios que vendem soluções semelhantes e atuam nos mesmos setores e é preciso apresentar diferenciais ao público para garantir vendas.

É preciso ir além do que simplesmente ter uma estratégia para vender produtos. Uma boa gestão de marca traduz sua empresa para o cliente.

Assim, ele pode se identificar com seus valores e ideais e comprar a sua ideia.

Esse processo de criação de uma marca é validado quando o consumidor compra seu produto por que gosta da sua marca em si, de tudo o que a envolve e não por que apenas precisa comprar um produto.

Baixe o Ebook 9 Dicas para ter sucesso no E-mail Marketing.

Dessa maneira, as pessoas compraram o seu conceito, não apenas o seu produto. Esse é o motivo, por exemplo, que muitos consumidores juntam suas economias para adquirir um iPhone, um smartphone bem mais caro do que a grande maioria do mercado.

E por que o iPhone vende tanto? É simples, a Apple é uma marca se notabilizou pela qualidade, pela confiança, pela segurança, se tornou referência maior em tecnologia, um de seus fundadores, Steve Jobs é amplamente conhecido no mundo todo.

Os valores da Apple se permeiam não por criar vários produtos baratos, de baixa qualidade e sim por lançar apenas uma linha de produtos com poucas versões e com uma excelente qualidade.

Confira nossas dicas para uma gestão de marca eficiente:

Estude e crie uma identidade Visual matadora

A identidade visual é a representação da sua marca, por isso é possível criar algo que fique na mente do consumidor.

É preciso entender um pouco de psicologia das cores para adotar o estilo certo.

Para exemplificarmos, uma das sensações passadas pelas cores amarela e vermelha é a de apetite, de fome, por isso elas são usadas por várias marcas de fast-food como McDonalds e Burger King, entre outras.

Quanto mais alinhada com o ideal da sua marca for a identidade visual da sua empresa, mais rápido ela irá entrar na mente das pessoas.

Assim, você verá que as pessoas assim que pensarem ou verem uma marca, um estilo de fonte, um símbolo lembrará rapidamente da sua marca.

Para isso, é preciso criar um manual de marca, onde todas as cores, estilos de fontes, entre outros elementos usados para construir a sua marca estejam agregados.

Dessa maneira, é possível entender como é possível aplicar sua ideia em diferentes formatos.

Defina a missão e os valores da sua empresa

Em conjunto com a identidade visual, é preciso firmar seus propósitos para formar o conceito da sua marca. E neste caso é necessário ir além da superficialidade.

Não adianta criar apenas um modelo simples de posicionamento da sua marca para vender mais produtos.

O ideal é que você crie uma personalidade para sua marca. É preciso que os consumidores possam identificar quais são as suas principais qualidades, os principais interesses, como se ela fosse uma pessoa de carne e osso, a analogia é exatamente essa.

É preciso criar uma imagem bem clara sobre o que sua marca acredita. A partir daí, você deve definir qual será o tom do seu discurso.

Assim como é comum em veículos de comunicação, é preciso criar um manual de comunicação, especificando para seus colaboradores qual deve ser a postura deles perante as inúmeras situações.

Define como será a comunicação e o atendimento aos clientes

Após criar sua identidade visual e definir missão e valores da sua empresa é preciso pensar nos meios de espalhar e difundir a sua marca. Agora é a hora de criar uma boa estratégia de marketing digital para o seu negócio.

Primeiro, é preciso definir quais serão os canais de comunicação da sua marca. Faça estudos, pesquise e veja aonde seu público está presente.

Não adianta apostar em tudo, você deve ser cirúrgico para atingir em cheio a sua audiência.

Depois de definir os canais, é hora de treinar sua equipe de atendimento para se engajar com seus clientes e atende-los da maneira correta.

Além disso, você deve criar conteúdo através de blog, redes sociais, entre outros meios, para espalhar a ideia da sua marca pela internet.

Afinal, você não formatou a ideia da sua marca à toa, não é mesmo? É hora de torna-la conhecida na web, então mãos a obra!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: