Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Dicas Para Criar um Site Que Carregue Rápido

06/08/2017 às 14:57 WordPress

Dicas Para Criar um Site Que Carregue Rápido

O carregamento de um site é um dos fatores essenciais e determinantes para o seu posicionamento nos resultados dos motores de busca – como o Google. E se o site de sua empresa estiver bem posicionando, certamente ele trará mais resultados para a organização. Principalmente se a (s) palavra(s)-chave de seu negócio possuir um grande volume de buscas. Por isso, é muito importante criar um site que carregue rápido.

E não é só pensando – especificamente – no Google, não! Possuir um site que carregue rapidamente vai melhorar a experiência do visitante de uma forma geral. Essa experiência positiva, por sua vez, poderá gerar mais resultados para a empresa, seja em forma de vendas ou qualquer outra ação positiva que um usuário realizar em seu site.

A seguir, separamos 7 dicas importantes para levar em consideração no momento da criação de um web site. Ao considerar e implementar essas dicas, você será capaz de criar um site rápido, efetive otimizado para os motores de buscas – o que certamente trará mais resultados para a sua estratégia.

Veja também nosso post: 502 bad gateway.

Saiba mais a seguir:

Como Criar um Site que Carregue Rápido

1. Objetivos Claros

As páginas de seu site devem ser precisas e diretas sobre o que se tratam, sem muitos elementos que tirem o foco do visitante do que realmente importante – tanto para empresa quanto para o usuário. É preciso investir em boas imagens, em uma excelente descrição e uma apresentação que mostre de forma objetiva, qual é o objetivo de cada página de seu site.

Uma dica que pode parecer estranha mas que funciona muito bem: crie um mapa do site em um papel e caneta. Veja quais páginas irão compor o seu web site e qual o conteúdo será adicionado em cada uma. Sempre pensando em ser o mais direto possível sem com a menor quantidade de elementos externos possíveis.

Assim você será capaz de criar um site com objetivos claros e que carregue rápido, fazendo com que ele fica melhor posicionado nos resultados de buscas.

2. Conheça o seu público-alvo

Saber o perfil do seu público-alvo será determinante para a criação – e a adição de elementos – em seu web site. Dependendo do gosto da persona de seu negócio, um visual mais clean e flat pode ser a solução ideal. É óbvio que o seu site terá que ter aparência profissional e, para isso, não poderá apresentar uma aparência que não agregue valor.

A dica é transmitir os valores da empresa e satisfazer as necessidades do público-alvo, levando em consideração os seus gostos, características pessoas, conexão com a internet, o tipo de dispositivo que utilizam para acessar o seu site (Desktop ou Mobile?) e outras questões muito importantes.

3. Cuidado ao utilizar as imagens

Por mais que algumas imagens sejam bonitas e até façam sentido para as estratégias de nosso web site, é muito importante prestar atenção em algumas características essenciais nesses arquivos. O primeiro é o tamanho da imagem. Se a imagem for grande demais e, por isso, “pesada”, ela certamente vai contribuir para que o seu site carregue de maneira lenta. O que atrapalhará a experiência do usuário.

Procure otimizar as imagens, salvando-as sempre em formato JPG. Outra dica importante é utilizar apenas imagens que possam ser utilizadas por terceiros. Caso você não realizar um investimento nessa área, há alguns bancos gratuitos onde é possível utilizar suas imagens livremente, sem o risco de ser processado por uso indevido.

4. Atenção na Página Inicial

A página inicial será o cartão de visita de seu site. Ela deve apresentar um resumo direto sobre o que o usuário encontrará naquele espaço. Por conta disso, elementos pesados, como vídeos, devem ser postados em páginas externas – como na apresentação dos produtos/serviços ou nos artigos do blog, por exemplo.

Aqui deverão ser inseridos elementos, mostrando o que sua empresa faz, como é possível entrar em contato e obter mais informações sobre os produtos/serviços comercializados.

Como a página inicial será o endereço mais divulgado do seu site, ela deverá receber uma atenção especial. E para criar um site que carregue rápido, a regra do “quanto menos, mais” é super válida.

5. Utilize elementos com sabedoria

Elementos são tentadores e devem ser adicionados em seu web site, sem sombra de dúvidas. Isso porque a grande maioria dos elementos adicionam alguma funcionalidade interesse em seu site.

No caso de criar um site em Wordpress, por exemplo, os plugins são ferramentas que poderão adicionar dezenas de recursos extras em seu site – sem exagerar. Porém, é necessário utilizá-los com sabedoria, pois muitos elementos realizam consultas externas, fazendo com que a navegação para o usuário se torne lenta.

Fato que não é desejado para quem deseja criar um site que carregue rápido, não é mesmo? É preciso adicionar os elementos com sabedoria, sempre levando em conta a fluidez e a rapidez em que as páginas estão sendo carregadas.

6. Certifique-se que o site será Responsivo

A maior parte dos usuários de internet do Brasil realizam o acesso pro meio de um smartphone. Isso quer dizer que se o seu site não for responsivo, ele carregará mais lentamente para esses usuários. Por isso é importante que você crie um site pensando tanto nos usuários que o acessarão por meio de computadores/notebooks quanto através de dispositivos móveis – como tablets e celulares.

Se você for desenvolver um site no Wordpress, saiba que há milhares de temas gratuitos. Um site responsivo carregará muito mais rápido e, além disso, é um dos fatores de rankeamento do Google!

7. Analise a velocidade das páginas periodicamente

Para criar um site que carregue rápido, é preciso saber se as páginas, de fato, estão sendo carregar rapidamente. E a melhor forma de analisar a velocidade de carregando das páginas por meio de uma ferramenta do próprio Google, o PageSpeed.

É só acessar a ferramenta no endereço a seguir: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/?hl=pt-BR e, no campo de buscas, inserir o endereço do site/página a ser analisada e clicar em analisar.

Dentro de poucos segundos, uma página retornará com uma análise completa da velocidade da página pesquisada. Para melhorar, o Google ainda mostra o que deve ser feito para que a site carregue mais rápido.

Seguindo essas dicas, você conseguirá criar um site que carregue rápido, proporcionar uma excelente experiência para seus usuários e, assim, conseguir bons posicionamentos do Google.

Caso você tenha alguma dúvida, deixe nos comentários e participa da conversa!

Gostou de nosso post? Compartilhe: