Dicas de redação para criar anúncios perfeitos no e-mail marketing

Dicas de redação para criar anúncios perfeitos no e-mail marketing

19/07/2017 às 08:52Email Marketing

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas do marketing digital e, através dele, é possível enviar conteúdo para seus leads a fim de conduzi-los a tomar alguma decisão – assinar algum plano ou, então, comprar um produto e/serviço. Com mais de 4.3 bilhões de usuários de e-mail no mundo, de acordo com informações da Radicati Group, é visível o grande potencial que a ferramenta pode exercer em suas campanhas.

Entretanto, muita gente não lê os e-mails recebidos, mesmo tendo colocando seus nomes e endereços em listas para receber essas mensagens.

O que acontece é que muitas empresas não se preocupem em criar anúncios perfeitos em suas campanhas. E perfeito nesse contexto é a criação de um título e uma e-mail que desperte o interesse do lead, fazendo com que ele – além de consumir o conteúdo – tome alguma direção dentro de seu funil de vendas.
6 dicas para criar anúncios perfeitos em suas campanhas

Veja também nosso post: Passo a Passo para criar um blog

Apesar do e-mail marketing ser, basicamente, um canal para realizar vendas e manter o cliente próximo da empresa, é preciso ter bom senso. E o bom senso remete a criação de um conteúdo que realmente converse com o público-alvo.

Confira, a seguir, as dicas trouxemos para que você possa criar anúncios perfeitos em suas mensagens de e-mail marketing.

1. Linha de assunto

A linha de assunto, ou seja, o título do e-mail precisa chamar atenção para que a mensagem não seja ignorada. A ideia é instigar a curiosidade do leitor, desenvolvendo o interesse em descobrir o que há dentro da mensagem. O texto de seu e-mail precisa ter de 40 e 70 caracteres e precisa ser interessante desde a primeira palavra. A ideia é que o título do e-mail seja o mais natural possível e que, ao mesmo tempo, seja convidativo e desperte o interesse do leitor.

2. Seja pessoal

A pessoalidade pode (e deve) ser empregada em dois momentos em sua mensagem: no título do e-mail e no nome do remetente. Adicione um nome pessoal como remetente da mensagem, por exemplo, em vez de colocar o nome de sua empresa. Algo como “João da [Nome da Empresa]” e faça o teste. Essa pessoalidade cria a sensação de que o leitor está conversando com uma pessoa real e não com uma “estratégia”. Por mais que esteja, de fato, conversando com uma mensagem automática. No título assunto, a dica é inserir o primeiro nome do lead, apostando em pronomes de tratamento adequados ao conteúdo da mensagem e para a persona que lerá o conteúdo.

3. Desenvolva uma sensação de urgência

Uma estratégia muito eficaz em campanhas de e-mail marketing é a criação de um senso de urgência ou perda ao leitor.

A ideia é passar que ele perderá uma chance de negócio incrível caso não realizar a assinatura dentro de um prazo pré-estabelecido.

Alguns exemplos que podem ser adicionados em suas campanhas:

    “[Primeiro Nome], você tem apenas 24 horas para ganhar tal coisa”
    “Você perderá R$ 200 se não abrir esse e-mail HOJE”
    “Olá, [Primeiro Nome], essa é a última chance para se inscrever! ”

A ideia é que você desenvolva linhas de assunto que sejam relacionadas ao seu público-alvo. E que, é claro, incentivem alguma ação no momento do primeiro contato.

4. Utilize humor para criar mensagens divertidas

Mas não seja bobo ou faça piadas sem graça. A ideia é utilizar as referências da persona para utilizar o humor em suas mensagens. A ideia é fazer com que a pessoa abra o e-mail e, depois de ter realizado essa ação, continue lendo até chegar ao final da mensagem. Um exemplo muito interessante é uma campanha realizada pela rede de restaurantes EaterBoston, que envia às 06:45 da manhã uma mensagem com a linha de título: “5 lugares para beber cervejas agora”. Óbvio que a pessoa não estaria (não todas, vai!) procurando um lugar para beber naquela hora. Mas certamente o título do e-mail – e o humor empregado a ele – fez ela abrir a mensagem e consumir o conteúdo recebido.

5. Desenvolva frases curtas e chamativas

Após desenvolver o interesse no leitor em abrir a mensagem por conta de uma linha de assunto criativa, chegou o momento de fazê-lo comprar ou tomar alguma ação através da redação do e-mail. Para isso, é importante que o conteúdo do e-mail seja bastante objetivo. Ou seja, que mostre um propósito claro, pois o destinatário poderá estar sem paciência para “joguinho” e, por isso, descartar a mensagem e ir para o próximo e-mail marketing que ela acabou de receber em sua caixa de entrada.

As frases curtas devem favorecer uma leitura curta, porém fluída, que leve o leitor para tomar alguma ação no final do texto. Deixa claro que o objetivo da mensagem é fazer com que o leitor realize alguma ação. Sempre utilizando adjetivos, sinônimos, advérbios para incrementar o conteúdo da mensagem.

6. Utilize números

Para deixar a sua linha de chamada e o conteúdo da mensagem mais interessante, a ideia é utilizar números para agregar valor à mensagem. As utilizações dos números ajudarão ao leitor a tomar decisões, pois, muitas vezes, a falta de ação se dá pela falta de resultados que uma proposta pode apresentar.

Com a implementação de números em sua mensagem, o destinatário se sentirá mais confortável em continuar lendo a mensagem, aumentando as chances do futuro cliente ler toda a sua campanha de e-mail marketing.

Exemplos práticos que podem ser utilizados em suas campanhas:

    “[Primeiro Nome], você teria 3 minutos? ”
    “200 pessoas já se inscreveram no evento que acontecerá tal dia”
    “Você ganhou X de desconto em sua próxima compra”

Depois de seguir essas nossas dicas de redação, certamente poderá criar anúncios perfeitos em suas campanhas de e-mail marketing.

Para ter a certeza que as suas mensagens serão, de fato, perfeitas, daremos mais uma dica.

No site Corretor Ortográfico (https://www.corretorortografico.com/) é possível realizar uma revisão online de todo o texto. Dessa maneira, antes de enviar a mensagem para o cliente, insira o conteúdo da mensagem no site e veja se há algum erro de ortografia e gramatical. Clique em Verificar. E você, quais são as dicas de redação daria para criar anúncios perfeitos? Gostaria de compartilhar alguma experiência sobre campanhas de e-mail marketing? Deixe um comentário e participe da conversa!

Não se esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais para que seus amigos dominem esse assunto também!

Gostou de nosso post? Compartilhe: