Design como estratégia de marketing; saiba mais sobre isso

11/01/2020 às 15:15 Marketing

Design como estratégia de marketing; saiba mais sobre isso

O marketing digital e o design andam lado a lado. Toda ação de sua estratégia de marketing deve contar com peças de design para turbinar o desempenho de suas artes. E o design pode se encaixar em tudo.

O design é muito importante para o branding da sua empresa. Construir uma marca começa pela identidade visual, é isso que a faz ser reconhecida no mercado por concorrentes, e principalmente, os consumidores.

Como já deu para perceber, o design não é usado apenas em peças promocionais, ele faz parte do todo, passando pela criação de logo e definição das cores e símbolos que serão utilizados no seu negócio.

Neste artigo, vamos mostrar como você pode usar o design para alavancar a sua empresa no mercado digital.

O design da marca faz com que toda a estratégia utilize estas ferramentas, assim você usa o design para criar um produto, criar uma embalagem ou um banner promocional.

Confira as nossas dicas para usar o design em sua estratégia de marketing:

Aposte em Design Thinking

O conceito de Design Thinking busca desenvolver marcas e produtos com base em uma análise profunda do público-alvo e dos recursos disponíveis. Assim, é possível encontrar as soluções corretas para as necessidades dos clientes.

Com isso, o processo começa nas pesquisas e entrevistas com os consumidores. A partir daí, é possível relativizar as práticas usadas com a experiência do cliente. O intuito do design thinking é turbinar a experiência do cliente.

Os dados adquiridos na primeira etapa são analisados e discutidos para formular as melhores soluções para o seu negócio.

Com um processo de brainstorming é possível relacionar tecnologias inovadoras com as necessidades dos clientes. Dessa forma, é possível otimizar peças de design, sites, produtos e tudo o que envolve a sua empresa.

Confira também: O que é E-mail Marketing?

Design clean em sites

Muitas empresas possuem páginas de vendas e landing pages que não possuem tanta efetividade entre os consumidores. Na hora de criar o site do seu negócio, é preciso buscar o layout mais limpo possível.

As informações devem estar bem organizadas, o design deve ser enxuto, respeitando a identidade visual da empresa.

Hoje em dia, as pessoas não têm tempo a perder, por isso é importante mostrar a elas todas as informações que elas precisam, sem que elas tenham de procurar por elas.

Baixe já o ebook 9 dicas para ter sucesso no E-mail Marketing.  

A primeira dica é adaptar a sua página ao chamado “above the fold”, essa técnica busca inserir todas as informações importantes do seu negócio na tela, ou seja, o usuário que visita o seu site não precisa rodar a barra de scroll para baixo para achar outras informações.

Por isso, páginas de contato, institucional sobre a sua empresa, depoimentos de clientes, principais links e outras informações devem estar na parte alta do site.

A dica também é válida para landing pages, enfatizando a necessidade de formulários enxutos, call to action chamativa e uso de imagens atrativas sobre o material rico ofertado.

Aposte na usabilidade e na segurança do seu site. O site precisa ser o mais leve possível, por isso comprima todos os arquivos necessários, sem deixar de lado a qualidade. Isso fará com o tempo de carregamento das suas páginas sejam bem rápidos, essencial para manter os usuários navegando por mais tempo.

Também é preciso tornar a navegação bem fácil, separe o conteúdo em tópicos, utilize cores diferentes para ajudar na identificação dos espaços.

Outra boa ideia é contar com certificados de segurança, isso aumenta a confiança dos usuários ao navegar na sua página e garante a criptografia dos dados, evitando que sua empresa perca informações com ataques virtuais.

Identidade visual é a chave para o reconhecimento!

Pense nas grandes marcas nacionais e multinacionais, agora perceba como as reconhecemos quando estamos andando por aí ou navegando na internet.

Sempre que vemos um “M” amarelo, por exemplo, lembramos do McDonalds. Da mesma forma, sempre que vemos uma maçã cortada lembramos da Apple.

Estas marcas possuem uma identidade visual de sucesso. Elas são reconhecidas pelos consumidores em qualquer lugar. Tudo isso porque um grupo de designers criaram uma identidade visual marcante.

Essa é a chave para criar a autoridade da sua marca. A identidade visual torna sua marca reconhecida em qualquer lugar. E isso vai muito além de símbolos e cores.

Muitas vezes, não é necessário pensar em nada extremamente elaborado. Pegue o exemplo do McDonalds, por exemplo, uma letra com uma tipografia até bastante comum e uma cor chamativa.

Para criar a identidade visual, de forma correta, você precisa pesquisar bastante sobre o seu público-alvo. Assim, você pode definir o design da sua marca com base na mensagem que você deseja passar para os consumidores.

Essa é a melhor maneira de definir cores e símbolos da sua identidade visual. Cada cor e símbolo é responsável por passar uma mensagem as pessoas.

Descobrimos isto quando estudamos sobre psicologia das cores. Assim, você pode aumentar as chances de criar uma marca de sucesso.

Conclusão

Como vimos durante todo o texto, o design é uma parcela importante de qualquer estratégia de marketing digital.

O design está presente desde a concepção do seu negócio até o lançamento de seus produtos, campanhas de vendas, e tudo mais.

Por isso, é importantíssimo considerar a contratação de um ou mais designers para sua equipe. Assim, esses profissionais podem criar ou remodelar a identidade visual da sua marca, dando uma “cara diferente” a sua estratégia.

Com isso, seu marketing se torna mais efetivo e sua empresa tende a melhorar o desempenho em vendas.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: