Desenvolvedor: 8 maneiras de fidelizar o cliente

07/07/2018 às 19:59 Ajuda

Desenvolvedor: 8 maneiras de fidelizar o cliente

Muitos profissionais estão buscando trabalhar com desenvolvimento web, principalmente focados no mercado freelancer e acabam encontrando muitas dificuldades para prospectar e fidelizar clientes.

No mercado atual, os consumidores estão bem mais exigentes e para conquistá-los é preciso oferecer experiências únicas.

Neste texto, vamos dar diversas dicas para que você consiga fidelizar mais clientes e ter uma estabilidade financeira como desenvolvedor freelancer, confira abaixo:

Tenha um bom atendimento

Isso é essencial para fidelizar clientes! Não adianta nada você ser um conhecedor de todas as linguagens de programação se você não sabe como tratar seus clientes.

É muito importante adotar uma linguagem formal e transparente, sendo sempre cordial, educado e atencioso com os consumidores.

Apesar dessa ser uma dica básica e que todos os profissionais freelancer, não só desenvolvedores, deveriam adotar em seus trabalhos, é incrível como muitos ainda deixam o atendimento de lado.

Esse é o mínimo que seus clientes esperam de quem irá trabalhar para eles, pense nisso!

Ouça as opiniões e os argumentos de seus clientes

Um profissional de desenvolvimento web costuma trabalhar com projetos complexos e por isso tem que sempre buscar ouvir seus clientes para que o resultado final atinja a expectativa esperada.

É preciso entender os motivos pelos quais o projeto está sendo desenvolvido e para isso é preciso que você ouça as opiniões e os argumentos de seus clientes sem nenhum preconceito.

É claro, que o profissional na área é você e é preciso focar no que importa, mas há maneiras e maneiras de mostrar isso para o cliente.

Primeiro, ouça tudo o que ele tem a dizer para depois rebater, sempre buscando oferecer o melhor.

O cliente tem que perceber que você também quer muito que o projeto dê certo e está se esforçando para isso.

Essa relação mais intimista com os consumidores podem ajudar na fidelização dos clientes, já que eles ganharam confiança e segurança em seu trabalho, sabendo que você é um profissional que consegue entender o que eles querem.

Cumpra o que promete!

Essa é uma das principais dicas para quem quer fidelizar clientes! Por isso, sempre se lembre que ao ter uma reunião com o cliente, busque prometer somente aquilo você sabe que consegue entregar.

Isso vale tanto para o trabalho em si como para o prazo para entregá-lo.

E caso, você ainda não tenha as habilidades necessárias para fazer o que seu cliente precisa, indique-o para algum outro profissional e explique os motivos que fazem você rejeitar a empreitada.

Ser sincero é uma qualidade importante para fidelizar mais clientes.

Seja objetivo!

Quem deve falar mais durante em uma reunião sobre um projeto é o seu cliente e não você! Lembre-se que ele provavelmente é leigo no assunto e por isso pode falar tudo o que acha sobre tal.

Você deve ter respostas objetivas e claras a cada questionamento do consumidor, se preocupando em não deixar nenhuma margem para uma interpretação diferente da real.

Isso é muito importante para que depois o cliente não pense que você “não cumpriu o que prometeu”.

Evitar qualquer tipo de confusão e tornar a conversa a mais clara possível é essencial para que ele saiba o que será feito e possa avaliar o trabalho após a entrega.

Ser objetivo é muito importante para fidelizar clientes, já que os consumidores gostam de quem vai direto ao ponto e consiga entender suas ideias em poucas palavras.

Confira também as vantagens de ter um blog no WordPress.

Ponha-se no lugar de seus clientes

Uma excelente maneira para saber como fidelizar um cliente é se colocar no lugar deles. Por isso, busque extrair o máximo de informações possíveis sobre ele.

Assim você terá base para entender quais são as motivações, os desafios, os sonhos de cada pessoa para conseguir entregar o resultado que eles esperam.

Tome o problema de seu cliente para si, só assim você irá entender de verdade o que ele precisa, e principalmente, por que ele precisa. Isso lhe proporcionará a possibilidade de ser mais assertivo e propor soluções que atendam as necessidades dos clientes.

Não exponha seus clientes

Uma boa maneira de passar mais confiança e segurança para os potenciais clientes do mercado é não expor nenhum cliente com quem você já tenha tido algum problema.

Sabemos que muitas vezes acontecem situações ruins, sejam por problemas pessoais, profissionais ou financeiros, mas você deve lembrar que deve manter a confidencialidade sobre qualquer assunto deste tipo.

Lembre-se que seus clientes não são seus terapeutas e por isso não adiantará nada expor seus problemas com outros clientes. Isso apenas irá afastar aqueles que se interessam por seus trabalhos, sendo uma péssima maneira de fidelizar clientes.

Sempre esteja aberto ao contato com seus clientes

A grande maioria dos clientes gosta de manter um contato ativo com o desenvolvedor enquanto o projeto está sendo desenvolvido e você não deve rechaçar essa possibilidade.

É lógico, que você não deve mostrar prévias do trabalho, já que seu cliente pode querer mudar tudo sem necessidade.

Mas a cada tópico do trabalho, busque manter contato para buscar entender o quanto mais for possível o que ele quer.

Lembre-se que você deve atingir expectativas que não sabe ao certo quais são, por isso busque entender melhor o cliente a cada contato.

Surpreenda seus clientes

A melhor maneira de fidelizar seus clientes é supreendê-los, ou seja, criar projetos que superem suas expectativas.

Como já dissemos acima, você não prometer o que não cumpre, mas pode fazer o inverso: entregar mais do que prometeu.

Garantir a satisfação de seus clientes é essencial para fidelizar mais clientes no mercado freelancer e por isso sempre busque pelo algo a mais.

Se o seu cliente, por exemplo, quer que você desenvolva uma plataforma de loja virtual com um número X de funções, busque entregar o projeto com mais funcionalidades especiais.

Gostou das dicas? Confira mais sobre o assunto em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: