Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Data center no Brasil ou no exterior?Quais são as diferenças?

29/11/2017 às 23:20 Hospedagem de Sites

Data center no Brasil ou no exterior?Quais são as diferenças?

É inegável que as tecnologias proporcionaram melhoras para a vida da sociedade como um todo. Hoje em dia, é quase impossível pensar em realizar certas atividades sem pensar em maneiras online e digitais de fazê-las. É assim com as compras e com boa parte dos negócios que antes nem imaginávamos outra maneira de fazer se não presencialmente. Bom, os tempos mudaram e a realidade é outra. Mas o que será que está por trás de tudo isso? Existem muitos fatores desconhecidos pela maioria das pessoas, mas que são essenciais para que tudo isso funcione.

O Data Center é um desses casos, já que todos nós dependemos de alguma forma, mas que nem todos conhecem ou sabem sobre o seu funcionamento. Ajudando diversos setores da economia e fazendo com que as nossas relações no dia a dia se transformem e se tornem cada vez melhores, como já citamos, os Data Centers executam um papel de suma importância para as nossas vidas hoje em dia. Hoje vamos falar sobre as principais características do Data Center no Brasil e no exterior e quais são as diferenças entre os dois tipos. Mas para isso, primeiro você precisa entender exatamente o que são essas máquinas que tanto estamos falando.

O que é um Data Center?

Data Center é uma palavra que vem do inglês e significa Centro de Processamento de Dados. Só por esse nome, já dá pra ter uma ideia do que estamos falando, não é mesmo? Basicamente, podemos dizer que um Data Center é uma instalação que centraliza as operações e equipamentos de TI de uma empresa, assim como onde armazena, gerencia e divulga seus dados, tudo isso em uma quantidade realmente grande. Os Data Centers hospedam os sistemas mais críticos da rede e são vitais para a continuidade das operações diárias de qualquer empresa que possua um. Exatamente por isso, a segurança e a confiabilidade dessas máquinas são uma prioridade para as empresas.

Geralmente, os Data Centers podem ser classificados como voltados para a internet ou empresariais. Os voltados para a Internet geralmente suportam relativamente poucos aplicativos, normalmente são baseados em navegador e têm muitos usuários, quase sempre desconhecidos. Por outro lado, os Data Centers corporativos atendem menos usuários, mas hospedam mais aplicativos que variam de acordo com a necessidade de cada tipo de negócio.

Estes servidores existem por todo o planeta e é por isso que existem algumas diferenças entre Data Centers do Brasil e do exterior. E agora que já conseguimos entender o que são e para que servem exatamente essas máquinas, podemos ir direto para as diferenças.

Conheça aqui o nosso serviço de Cloud Gerenciado. Os planos do Cloud Privado estão a partir de R$250,00 e contam com diferenciais como o Monitoramento, Gerenciamento Preventivo, Backup e a Licença do cPanel incluso. Confira já!

_BANNERREVENDAAQUIExiste diferença de velocidade de dados?

Sim, mas isso não depende exclusivamente do país em que os Data Centers estão instalados. Assim como em qualquer tipo de negócio, existem servidores bons e ruins que podem ser adquiridos em diversas partes do mundo. O que acontece é que se tornou uma pratica muito comum migrar para servidores americanos, por exemplo, pelo baixo custo e uma boa qualidade de serviço que eles proporcionavam. Para pessoas que possuem sites ou blogs, isso era algo que costumava compensar. (Leia: Vantagens do Cloud Server)

E os Impostos?

Há alguns anos, o aluguel de Data Centers no exterior tem uma taxa de 50% de impostos, o que é bastante alto. Essa medida foi tomada principalmente pelo alto preço dos serviços cobrados em território nacional que normalmente não compensavam pela qualidade dos serviços. Muitos foram obrigados a aceitar os Data Centers do Brasil, enquanto outros ainda acham vantajoso o aluguel dessas máquinas fora do país.

Afinal, qual vale mais a pena?

Isso é uma pergunta que você com certeza está se fazendo nesse momento: “Agora que eu já sei quais são as principais diferenças entre os dois, devo usar um Data Center no Brasil ou no exterior?”. Bom, a repostas para isso não é simples e só pode vir de você mesmo. Por quê? Porque você é quem melhor conhece o seu negócio! Isso significa que você precisa seguir alguns passos até chegar a reposta para essa pergunta.

Primeiramente, você deve pensar nos aspectos que afetam diretamente o crescimento do seu negócio e em como ele pode prosperar. Essa eterna batalha entre custos e benefícios precisa ter um meio termo com o seu negócio. Muitas vezes, pagar um pouco mais e até mesmo considerando os impostos, pode ser vantajoso se o seu negócio realmente precisar de máquinas que não tenham tanto potência em nosso país. Por outro lado, e isso vale principalmente para os negócios pequenos, Datas Centers nacionais podem trazer diversas vantagens, além de pouparem alguns gastos, principalmente o dos impostos.

Vale lembrar que os serviços de nuvem, muito mais recentes, são uma alternativa para muitas pessoas que usam o Data Center diariamente, e têm tomado cada vez mais espaço na internet por suas inúmeras vantagens. Apesar disso, os serviços com Data Center ainda são maiores do que os que usam a nuvem, ou Cloud, em inglês. Quer saber mais? Leia o nosso artigo sobre as vantagens do Cloud Privado!

E aí, conseguiu compreender quais são as principais diferenças entre a Data Center no Brasil e no exterior? Não importa qual dos dois seja o mais adequado para o seu negócio, você precisa entender os conceitos básicos de cada um deles para saber exatamente com o que está lidando. Quando falamos de máquinas que processam tantas informações e têm tanta importância para o funcionamento dos nossos negócios, precisamos realmente avaliar qual é o melhor uso de cada uma. Por isso, antes de decidir qual é o mais vantajoso entre os tipos de Data Center, você precisa entender as diferenças entre os do Brasil e do exterior, além de saber avaliar o que encaixa melhor em cada situação. Só assim vai ter a resposta certa que pode ajudar o seu negócio.

Gostou de nosso post? Compartilhe: