Copywriting: Guia de como se tornar um Copywriter de sucesso

26/06/2019 às 19:53 Marketing

Copywriting: Guia de como se tornar um Copywriter de sucesso

Você trabalha como freelancer? Então, com toda certeza, já ouviu falar em copywriter. Mas você sabe o que é e o que um copywriter sabe e pode fazer?

Então, neste artigo, vamos lhe mostrar como ser um copywriter, dominar a escrita de vendas e ter sucesso como freelancer ou profissional de agências de marketing e comunicação.

O que faz um Copywriter?

Copywriter é o profissional que exerce a função de copywriting. O copywriting é uma técnica presente em qualquer estratégia de marketing digital atualmente.

Basicamente, é uma redação para vendas, o que inclui alguns gatilhos importantes em textos que atraiam visitantes para uma compra ou conversão.

Logo, o copywriter é a pessoa que cria conteúdo focado em conversão e vendas. A maioria dos redatores freelancers trabalham diretamente com o copywriting.

Os textos costumam ser mais persuasivos com o intuito de levar o cliente a uma compra ou uma conversão, como já falamos acima. É uma escrita diferente de um texto jornalístico que busca apenas passar a informação, por exemplo.

Outra característica é que o conteúdo criado por copywriters podem ser distribuídos nos mais diversos formatos.

Qualquer artigo de vendas pode ser destrinchado em um ebook para melhorar as conversões, pode virar um anúncio ou parte de uma peça publicitária para web, pode virar um roteiro para novos vídeos, uma carta de vendas, são muitas as possibilidades.

Teste 30 dias de E-mail Marketing.  

Como virar um copywriter de sucesso?

Existem muitas técnicas e dicas que podem ser dadas a qualquer um queira se tornar um copywriter de sucesso. E é isso que faremos abaixo.

Muito além da capacidade criar conteúdos em vários formatos e de vários tamanhos, um bom copywriter consegue desenvolver gatilhos que induzem pensamentos e envolvem pessoas. Confira nossas dicas abaixo:

Credibilidade é a chave!

A maioria dos copywriters não tem formação acadêmica sobre o que falam. Afinal, não é preciso ser arquiteto para falar sobre arquitetura, nem mesmo é preciso ser marqueteiro para falar sobre marketing.

O Copywriter tem que dominar o assunto para o qual escreve, assim ele consegue passar credibilidade.

Existem duas formas de se tornar um especialista: tendo um diploma acadêmico ou experiência na área. No caso do copywriter, ele deve desenvolver sua especificação pela segunda opção. Para o Google é importantíssimo que o profissional tenha credibilidade, traz relevância ao texto.

Em resumo, o algoritmo do Google dá mais relevância a um texto sobre arquitetura escrito por um arquiteto do que um de um copywriter, por exemplo.

Por isso, é essencial que você estude sobre aquilo que escreve e possa aplicar suas técnicas de copywriting dentro da lógica do texto.

Por isso, é essencial buscar dados e falar a verdade. Passar credibilidade é falar a verdade, é não manipular. Errado está quem pensando que a persuasão é manipular informações, pelo contrário é deixar essas informações mais interessantes. No fim, é tudo verdade.

E isso que lhe trará credibilidade no mercado, e consequentemente, lhe tornará uma referência em alguns nichos. Isso pode atrair mais clientes e tornar sua carreira cada vez mais estável.

Confira também: Como fidelizar clientes através do E-mail Marketing.

Objetividade

Uma das principais características de um copywriter de sucesso é que ele não enrola. O assunto é direto! O tema é claro para o cliente! Dessa forma, é possível garantir que a mensagem passada no texto chegará ao leitor e será bem interpretada por ele.

Um bom copywriter escreve um texto limpo, separado por tópicos e bullet points com o objetivo de organizações as informações.

Assim, é possível passar a mensagem em poucas ou muitas linhas, dependendo do assunto. E fica mais fácil também, para destrinchar esse texto para outros formatos de conteúdo.

Com as informações bem organizadas e passadas de forma direta no texto, você conseguirá tornar um artigo em um anúncio ou uma carta de vendas de algum produto, por exemplo.

Pergunte ao leitor!

A função do copywriter é envolver o leitor e levá-lo a conversão e compra. E uma forma eficiente de fazer isso é fazer perguntas.

Isso mesmo! Através de perguntas simples durante todo o texto você pode levar as pessoas a reflexão e prendê-las no seu conteúdo.

Esse recurso pode ser muito útil, principalmente, quando você precisa desenvolver conteúdos mais longos como blog posts e ebooks.

Porém, ele também pode ser usado em anúncios e outros formatos menores, como uma forma de indagar e gerar um interesse no cliente.

Conte histórias!

Uma característica fundamental de um bom copywriter é contar histórias. O termo storytelling significa isto e é muito utilizado no meio do marketing e da comunicação.

No mundo do copywriting, investir em storytelling é essencial para persuadir os leitores.

O ato de contar histórias enriquece e agrega valor a qualquer conteúdo. Como um dos objetivos do copywriter é envolver o leitor, criar uma narrativa envolvente e que desperte questionamentos e emoções no leitor é fundamental para levá-lo a ação desejada: conversão ou venda.

Contar histórias é uma característica dos bons vendedores, e indiretamente, o copywriter é um vendedor.

Então, por que não usar desse artíficio?

Se baseie em dados!

Como falamos lá em cima, o copywriter precisa passar credibilidade e isso requer que ele seja especialista no assunto para qual escreve.

Logo, uma das formas de adquirir credibilidade sem ser um profissional da área é se apoiar em dados relevantes sobre ela.

Se você tem de que escrever um texto sobre moda sustentável, por exemplo, não adianta listar dicas para o cliente apostar em um certo tipo de tecido ou comprar de alguma marca.

O seu texto terá menos relevância para o Google, neste caso. Mas se você pegar dados sobre o assunto e expô-los no texto, você conseguirá passar mais credibilidade e confiança e seu texto ficará muito mais relevante nos mecanismos de busca.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: