Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conteúdo Evergreen: como fazer a manutenção do seu conteúdo

21/04/2019 às 19:36 Marketing

Conteúdo Evergreen: como fazer a manutenção do seu conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos principais gêneros do marketing digital. Produzir conteúdo generalista ou sobre um nicho específico pode ser um gatilho para aumentar a audiência e as vendas de uma empresa em curto prazo.

Por isso, muitas empresas passaram a criar blogs e a criar conteúdos sobre temas interessantes do seu segmento. E até aí tudo bem, isso é o que deve ser feito mesmo.

Mas existe uma parte que poucos prestam atenção, mas é muito importante para uma estratégia de marketing: a manutenção do conteúdo.

Já ficou comprovado por pesquisas de especialistas de marketing que atualizar periodicamente o conteúdo é essencial para mantê-lo relevante e melhorar a estratégia de SEO de um site.

Por que é importante fazer a manutenção de conteúdo?

Como dissemos no parágrafo acima, a manutenção de conteúdo ajuda a melhorar o SEO de um site, deixando o artigo ainda relevante depois de muito tempo escrito.

Isso é muito importante para blogs que produzem conteúdo evergreen e não conteúdo factual.

O conteúdo factual são as chamadas pautas quentes, populares no meio jornalístico. Esse tipo de conteúdo não retém audiência por muito tempo, sendo valioso apenas na semana ou, no máximo, durante o mês em que foi lançado.

Porém, o conteúdo factual costuma ser atualizado pelos portais de notícias. Pautas que levam tempo para serem solucionadas sempre são atualizadas com novas informações ou são feitas novas matérias relacionadas a antiga com as atualizações da pauta.

Ou seja, o jornalismo acaba fazendo uma manutenção de conteúdo melhor do que o marketng. Por que você acha isso? É simples! O marketing, geralmente, trabalha com o conteúdo evergreen.

Nesse formato de conteúdo, você cria um artigo que consegue reter audiência durante muito tempo.

Um exemplo básico de conteúdo Evergreen:

Um Guia para escolher a sua hospedagem de site.

Esse é um artigo que nós da ISBrasil podemos e já produzimos. Por que ele é considerado um conteúdo evergreen? Porque é um tema que não envelhece.

Existem pessoas que procuram por dicas para contratar uma hospedagem hoje, na semana, no mês que vem, no ano que vem, etc.

Conseguiu entender? Se nós conseguirmos posicionar bem este conteúdo no Google, ele pode render visitas, e consequentemente, novos clientes ao longo do tempo, diferente do que acontece no factual.

Confira também: Vantagens do Cloud Server.

E qual é o problema então?

O problema é o seguinte: com o tempo, novas informações e tendências sobre o tema podem surgir. E os concorrentes, provavelmente, podem criar ou atualizar temas sobre o conteúdo.

O resultado disto: seu conteúdo antigo e desatualizado perde relevância, e consequentemente, posições no Google.

Onde entra a manutenção de conteúdo?

A manutenção de conteúdo entra justamente na necessidade de atualização do conteúdo.

Com o conteúdo devidamente atualizado, ele não perde relevância, e obviamente, não perde posições no Google. Aliás, pelo contrário, pode até ganhar posições com isso.

Como criar uma rotina de manutenção de conteúdo?

Como vimos acima, realizar a manutenção de conteúdo é muito importante para SEO e o marketing de um site.

Como sabemos, a criação de conteúdo exige tempo, dedicação e pesquisa. E a maioria dos blogs cria muito conteúdo, tendo uma rotina diária pesada de produção.

Pensando nisso, vamos lhe dar algumas dicas abaixo, para que você possa criar um plano de manutenção de conteúdo para o blog do seu negócio, garantindo que os seus artigos se mantenham relevantes por mais tempo. Confira:

Atualize conteúdos periodicamente (parte textual e técnica)

O que queremos dizer com parte textual e técnica? Bom, a textual nós já falamos acima. Você deve atualizar as informações do conteúdo.

Como sempre surgem novidades sobre os mais variados temas, fazer essa atualização é impedir que o conteúdo fique “velho” e irrelevante.

E o que queremos dizer com parte técnica? Bom, os elementos de uma página também sofrem alterações e envelhecem com o tempo. Você pode, por exemplo, entrar num texto que escreveu a seis meses atrás e notar que metade dos links dele estão quebrados.

Noutro exemplo, você pode notar que você trocou o servidor do seu site e atualizou o layout, mas que as matérias mais antigas ainda continuam no antigo formato.

Ou ainda, que o CTA do texto é para uma landing page de uma campanha que já saiu do ar faz algum tempo.

Tudo isso é a parte técnica do conteúdo e deve ser revisto. E como fazer uma manutenção de conteúdo eficiente? Bom, para isso será preciso selecionar os temas mais importantes.

Dê uma passada em todo o seu conteúdo, confira os números de tráfego e métricas de cada um, e faça uma lista separando as pautas mais importantes.

Pronto! Essas serão as pautas que você deve atualizar periodicamente.

Foque na relevância e não na popularidade

Como vimos durante todo o texto, o conteúdo evergreen também envelhece. O que isso significa? Ele perde qualidade, ele perde relevância.

E geralmente, criamos esse tipo de conteúdo pensando na popularidade, pensando que ele pode render tráfego por um bom tempo.

E ter um conteúdo popular não representa nenhum ganho. Um site não será mais bem avaliado pelo Google se ele tem um conteúdo que teve mais 100 mil visualizações nos últimos seis meses.

Agora, se um site tem um conteúdo que se mantém atualizado e rendendo audiência nos últimos seis meses, com certeza, ele será bem visto.

Então, como dica final, reiteramos a necessidade de pensar na relevância e não na popularidade de um conteúdo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: