Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça o Google Web Dev e melhore o SEO do seu site rapidamente

28/11/2018 às 10:12 SEO

Conheça o Google Web Dev e melhore o SEO do seu site rapidamente

O Google Web Dev é uma ferramenta nova no mercado, é do Google e pode lhe ajudar a ranquear melhor nos principais buscadores da internet.

Com o serviço, é possível fazer uma varredura em sites, uma espécie de auditoria nas páginas para avaliar a fundo todos os fatores relevantes para a performance de um site nos mecanismos de busca.

Hoje, é imprescindível formatar as páginas de um site ou blog com foco no melhor ranqueamento possível nos buscadores.

E otimizar o SEO para chegar ao topo do Google é um desafio para todos, mas não é impossível e o próprio Google ajuda com ferramentas como o Web Dev.

Basicamente, o que acontece é que o próprio buscador lhe dá uma ferramenta para que você possa avaliar o seu site e ver como você pode melhorar e alcançar melhores posições nos resultados de busca.

Essa ferramenta analisa o seu domínio e todas as páginas ligadas a ele diretamente para apontar os pontos fracos e fortes relacionados ao SEO do seu site.

Isso pode ajudar bastante a corrigir alguns erros e descobrir novas práticas para otimizar ainda mais o seu site.

O que é o Google Web Dev?

O Google Web Dev é uma ferramenta lançada pelo Google em 2018 e ainda está em versão beta.

Mesmo assim, o serviço que é gratuito tem ajudado muitos desenvolvedores e proprietários de website a otimizarem suas páginas na internet.

Esse serviço é focado principalmente nos profissionais de desenvolvimento web, mas mesmo aqueles que não tiverem um conhecimento profundo em programação podem ter acesso a informações e conseguir implementar práticas simples para melhorar o seu site.

A ideia do Google Web Dev é se tornar a principal ferramenta de análise de sites.

O próprio Google afirma que a ferramenta pode fazer uma auditoria no seu site e pode lhe ajudar a entender a como aplicar certas técnicas de SEO modernas para melhorar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca.

Como usar a ferramenta Google Web Dev?

Ao entrar na ferramenta, é preciso estar logado em uma conta do Google para usá-la. A partir daí, você pode colocar a URL do seu site e clicar em “Run Audit” para que o serviço faça uma auditoria automática.

O relatório é gerado e dividido em alguns fatores como SEO, acessibilidade, performance, entre outros pontos cruciais para seu site chegar ao topo dos resultados de busca.

O Google Web Dev mostra um indicador para cada fator, dando uma média de pontuação para cada um deles e listando os pontos fracos e fortes.

E para ajudar ainda mais, a ferramenta coloca os pontos fracos em nível de prioridade e te auxilia a corrigi-lo.

Isso mesmo, a própria ferramenta do Google lhe indica guias e tutoriais para resolver o problema e otimizar o seu site, não é maravilhoso?

Também é possível ter uma lista dos principais destaques positivos do site e baixar o relatório completo da plataforma para o seu desktop sem dificuldades.

Aprenda como fazer um blog

Como funciona o Google Web Dev?

E como é feita a análise dos fatores? O que o Google considera importante? Como a auditoria é realizada?

Calma! Eu sei que todas essas perguntas surgiram e vamos responde-las.

Na parte de SEO, por exemplo, o Google avalia pontos como a adaptação do seu site para dispositivos móveis, ou seja, o uso de mobile friendly, uma tendência no mercado atual.

Também são avaliados a relevância do conteúdo em relação com práticas de SEO como uso da palavra-chave no título e no corpo do texto, etc.

A partir dessa avaliação de relevância, a ferramenta também faz um rastreamento de indexação das páginas para ver se elas podem ser achadas no Google e como elas foram indexadas.

Na parte de performance, o Google Web Dev analisa ferramentas e métricas que avaliam a velocidade de carregamento da página, tamanho dos arquivos, elucidando todos os pontos que podem ser melhorados, como por exemplo, a troca de imagens pesadas por imagens em formatos mais leves.

Em relação as novas tendências do mercado, a ferramenta analisa o que chamamos de PWA (Progressive Web App), que avalia se os aplicativos existentes no seu site são responsivos, são seguros e se eles não atrapalham o carregamento da sua página, etc.

Então, se você possui uma caixa de comentários do Facebook ao final de cada texto do seu blog, o Google Web Dev avalia o aplicativo para saber se ele está correspondendo com todos os fatores de ranqueamento de uma página.

Entrando novamente na parte de boas práticas de SEO, a ferramenta avalia se as imagens são usadas corretamente e se a URL do seu site possui o prefixo HTTPS, que garante a criptografia dos dados.

Sites que ainda não possuem esse prefixo estão sendo considerados perigosos pelo Google.

Resumindo, nessa parte mais relacionada a SEO, o serviço vai avaliar todos os pontos para saber se o seu site é facilmente encontrado pelos algoritmos de busca.

E outro fator também analisado pela ferramenta é a acessibilidade, que checa de se todos os usuários conseguem acessar todo o seu conteúdo.

Então, nesse ponto o Google Web Dev verifica se o seu site já saiu do ar muitas vezes ou se sair do ar frequentemente, se todas as páginas e links estão funcionando normalmente, ou se há redirecionamentos errados que levam o usuário para páginas de erro ou links totalmente diferentes do que esperavam encontrar.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: