Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça o Google News Initiative e como ele pode ajudar o seu portal de notícias

01/05/2019 às 07:36 Novidades

Conheça o Google News Initiative e como ele pode ajudar o seu portal de notícias

O Google vem priorizando a otimização da experiência do usuário em 2019 e pensando nisso, a empresa lançou uma nova ferramenta para jornalistas.

O Google News Initiative é o novo serviço que visa otimizar o conteúdo produzido pelos portais de notícias de todo o mundo.

A ferramenta é focada da produção e veiculação de dados com credibilidade para barrar a onda de fake News que assombra a internet nos últimos dois anos.

A intenção do Google é fortalecer a produção jornalística com o uso do Google News Initiative para potencializar as receitas dos sites jornalísticos através do Google.

O que é o Google News Initiative?

Essa ferramenta foi lançada pelo Google com o intuito de barrar a onda de fake News que abalou a imprensa nos últimos anos.

A perda de credibilidade jornalística com a disseminação de dados falsos foi massiva e com isso, a empresa considera que é preciso recuperar a confiança do público no jornalismo mundial.

E em relação a isso, também entra o fato da otimização da experiência dos clientes durante as buscas. Afinal, ter resultados de pesquisas com dados manipulados e informações equivocadas acaba gerando o descrédito dos internautas sobre o próprio Google.

 A iniciativa busca garantir um jornalismo baseado em dados e fatos reais, e isso fará diferença tanto para os portais de notícias como para o Google.

A nova ferramenta visa trazer mais qualidade ao trabalho jornalísticos, além de abrir uma boa oportunidade de geração de receita para sites de notícias.

O Google News Initiative busca a parceria com os portais de notícias para a produção de um conteúdo qualificado, abordando todos os principais assuntos do momento com informações assertivas e exclusividade.

Baixe já o ebook de CloudLinux.

Quais são os recursos do Google News Initiative e como eles podem ajudar o meu portal de notícias?

Para ajudar os jornalistas, a ferramenta conta com alguns recursos importantes que ajuda a criação de assinaturas digitais, monetização de sites e conteúdo atualizado em tempo real.

Confira quais são os principais recursos do Google News Initiative abaixo:

Realtime Content Insights (RCI)

Esse é o recurso mais novo da ferramenta, lançando pelo Google no mês passado. O RCI visa otimizar a produção de conteúdo em tempo real.

A ideia é que os editores dos portais de notícias consigam ver quais são as matérias mais populares no Google e as principais tendências em tempo real.

Isso é essencial no trabalho jornalístico. Quem trabalha com jornalismo factual, precisa noticiar o que acontece com precisão e agilidade.

O RCI é o recurso perfeito para quem produz matérias diárias com foco em acontecimentos do momento.

Funciona assim: Basta ter uma conta do Google para que o usuário da ferramenta seja autorizado a ver os dados pelo Google Analytics.

A intenção é que os editores de portais de notícias e blogueiros se pautem pelo Google News Initiative, apostando na distribuição de matérias populares e com forte tendência de busca no Google.

A intenção do Google é ajudar os portais de notícias não só a qualificar e distribuir o seu conteúdo, mas também ajudar na busca de leitores, indicando as tendências por dados pessoais e demográficos.

Confira também: Vantagens do Cloud Server.

News Consumer Insights (NCI)

Esse recurso é voltado para a criação de negócios de digitais por assinatura. Muitos portais de notícias brasileiros já utilizam algum modelo de Paywall (muro de pagamento), onde registram parte ou todo o seu conteúdo para a visualização apenas por assinantes digitais.

Essa ideia visa manter uma fonte de receita importante para os jornais mais tradicionais: a assinatura do jornal.

Com um site, o jornal ou revista não precisa mais ser entregue na casa do assinante e pode ser distribuído digitalmente.

Dessa forma, é possível diminuir custos e manter um modelo de serviço rentável.

Onde o NCI pode me ajudar a gerar mais assinaturas? Esse recurso visa gerar insights para aumentar o engajamento com leitores, criando uma base fiel de leitores.

O intuito do NCI é mostrar quais são os leads mais qualificados e a melhor forma de abordá-los para garantir o sucesso da assinatura digital de um portal de notícias.

Data Maturity Benchmark (DMB)

Esse é recurso que ajuda a aumentar o engajamento, e principalmente, potencializar a monetização de um portal de notícias.

O DMB apresenta diagnósticos para que os editores de portais tomem decisões mais assertivas na distribuição do seu conteúdo.

A ferramenta fera insights que mostram os principais dados e tendências do momento.

Assim, um portal de notícias pode se tornar mais popular e ganhar credibilidade em menos tempo, obtendo mais audiência e potencializando as chances de geração de receita.

Conclusão

Como vimos durante o texto, o Google se mostra bastante preocupado com a onda de Fake News dos últimos anos.

A ferramenta Google News Initiative busca dar uma opção confiável para os portais de notícias produzirem e distribuírem conteúdo com mais facilidade e engajarem mais audiência.

Os portais de notícias, por mais que sejam pequenos ou regionais, devem utilizar a ferramenta, já que é possível ter acesso aos dados demográficos e pessoais dos usuários.

Dessa maneira, é possível criar um calendário editorial voltado para leitores específicos, acertando no público certo.

O Google News Initiative busca gerar insights para editores de portais de notícias e assim garantir a produção de conteúdo confiável e dentro dos padrões buscados pelos internautas.

Isso é bom para os portais que garantem mais audiência e engajamento e para o Google que garante uma experiência mais agradável para os usuários do site de buscas.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: