Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça o Google Attribution: a nova ferramenta para alavancar vendas!

08/01/2018 às 10:40 AdWords

Conheça o Google Attribution: a nova ferramenta para alavancar vendas!

Quem trabalha com marketing digital e afins, sabe da importância de se ter recursos que permitem mensurar os resultados de forma precisa.

Afinal de contas, você precisa saber se sua loja digital está dando lucro ou não. Uma das novidades do cenário digital é o Google Attribution, que chegou com a promessa de revolucionar a análise de todos os resultados de marketing digital e offline.

Se você ficou curioso para saber mais sobre esse assunto, leia esse artigo até o final e conheça mais sobre essa importante ferramenta.

O que é o Google Attribution?

É uma ferramenta criada pelo Google que pode extrair todos os dados do Google Analytics, AdWords e DoubleClick Search. Ela pode mostrar aos anunciantes a origem exata de todas as conversões dos clientes.

O Google Attribution ainda oferece mais insights e funcionalidades do que disponível atualmente no Google AdWords e Analytics.

Lançada em maio do ano passado, essa poderosa ferramenta ainda mensura o retorno de todas as ações online o offline em vários dispositivos e canais.

O cliente pode entrar em contato com determinada empresa por diversos canais de comunicação que podem ser vídeos, sites, buscas, aplicativos, dentre outros.

Com o Google Analytics é possível mensurar a eficácia de certo anúncio que alguém visualizou em um dispositivo mas comprou por meio de outro.

O objetivo do Google Attribution é resolver esse impasse, medindo o impacto de cada ponto de contato do usuário com sua empresa através de diferentes canais e dispositivos por meio das informações disponíveis em outras ferramentas.

O Google Attribution é uma versão simplificada do Attribution 360 e os profissionais podem linkar uma conta do Analytics que esteja associada com contas do AdWords ou DoubleClick.

Depois que essa conta estiver configurada, o Attribution recebe todas as informações de performance do canal por meio da conta do Analytics, incluindo dados de conversões feitos de forma offline. Aproveite e leia nosso post sobre google adwords como funciona

Quais os problemas o Google Attribution resolve?

Você já deve ter percebido como essa ferramenta chegou para ficar. Conheça agora os dois tipos de problemas que o Google Attribution vai resolver:

 

Interações de topo e meio de funil:

 

Essa ferramenta é focada no entendimento de toda a jornada do cliente versus todos os impactos do último clique.

Fazer uma análise da conversão a partir do último clique é um pouco complicado, porque todo o crédito fica por conta da última interação do cliente antes de se converter.

Imagine que um usuário faz uma busca por um termo que não tem muito a ver com uma marca diretamente e depois converte em um anúncio dela. Somente o último canal que vai ganhar os créditos da conversão, nesse caso.

Se determinado profissional do marketing não consegue descobrir que determinada palavra-chave pode ser útil para a conversão final do internauta, ele pode diminuir o investimento ou pausá-la, momentaneamente.

É claro que também existem benefícios para o Google em mostrar mais informações aos seus anunciantes.

 

Decisões baseadas em dados de todo o funil:

 

Ao fazer o envio de dados de conversão para o Google AdWords de forma automática, os anunciantes podem ver o tamanho do impacto da palavra-chave e dos anúncios.

Todas essas informações são baseadas em conversões vindas de diversos canais e dispositivos. Os lances feitos de forma automática podem considerar as contribuições de topo e meio de funil, o que vai ser uma mão na roda para todos.

Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nosso empresa em Google AdWords

 

Diferenças entre o Google Attribution e a atribuição do AdWords

 

O Google tem tentado levar o AdWords de uma plataforma de último clique para uma bem mais flexível.

A ferramenta de atribuição que foi inserida no AdWords em 2014, somente reporta quando determinado usuário interage com vários anúncios de um mesmo local e não providencia os insights de anúncios em diferentes canais.

O Google Attribution oferece um amplo contexto de diversos canais que faltam na atribuição do AdWords, otimizando as atividades de todos os profissionais que trabalham com marketing digital.

 

Diferenças entre o Google Attribution e a atribuição do Analytics

 

Por meio de várias integrações, os anunciantes do AdWords podem visualizar buscas pagas e informações no Display Network usando o Google Analytics.

O Google Attribution oferece muito mais detalhes das buscas do que o Analytics. Todos os modelos de atribuição dessa nova ferramenta incluem mais pontos de contato do que o Analytics, incluindo também a atribuição data-driven do Google. Leia também nosso post sobre O que é remarketing?

 

O que é o modelo de atribuição data-driven?

 

Atribuição, nesse contexto, consiste em capturar todos os pontos de contato envolvidos em determinado evento de conversão de cliques.

Capturar é dar crédito a um, alguns ou a todos os passos no caminho da decisão de compra do consumidor e é justamente isso que o Google tenta fazer com a atribuição data-driven.

Para que isso aconteça, esse motor de busca usa a inteligência artificial para tentar entender como os diversos pontos de contato aumentam e muito as chances de conversão com uma sequência específica de exposições. Que tal baixar nosso e-book totalmente grátis?

O primeiro modelo de atribuição data-driven do Google foi apresentado em 2013 e se encontra disponível no Google Analytics 360 e no Attribution 360.

O Google Attribution está ainda na versão inicial e já prevê ótimos resultados para quem trabalha com ele.

Essa ferramenta ainda será lançada para um número maior de anunciantes nos próximos meses e até que isso aconteça, eles podem checar todas as atribuições data-driven do Google AdWords, se estiverem disponíveis.

Está vendo com o Google Attribution, se bem usado, pode alavancar as vendas de sua loja virtual? Boas vendas!!!

Ainda tem dúvidas sobre o Google Attribution?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.

Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar e não medimos esforços para atende-lo da melhor forma possível. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: