Conheça as principais vantagens de usar HTTPS em seu site

21/08/2018 às 09:49 Hospedagem de Sites

Conheça as principais vantagens de usar HTTPS em seu site

Uma dúvida tem se tornado bastante comum na cabeça dos proprietários de sites, estamos falando do uso do HTTPS.

O uso do HTTP sempre foi o mais recomendado na internet mundial até que a chegada do protocolo HTTPS trouxe algumas novidades que são animadoras.

Nesse texto vamos falar sobre as vantagens do HTTPS para você ter uma ideia das diferenças e de como esse protocolo de internet se tornou tão importante para a segurança de sites atualmente.

Para ter uma ideia exata, primeiro é preciso contextualizar a situação, falando um pouco sobre o HTTP. A sigla HTTP, em português, significa Protocolo de Transferência por Hipertexto, e ainda é bastante utilizado como o protocolo padrão para navegar em sites de internet.

Antes do HTTPS, para navegar em sites era preciso usar este protocolo como termo inicial de qualquer URL para conseguir visualizar todos os elementos de um site.

O HTTP funciona da seguinte maneira: Ele define parâmetro para as requisições de cada página, assim quando uma imagem ou qualquer outro elemento de uma página dá erro, provavelmente ele foi brecado por esse protocolo.

O problema é o HTTP possui diversas brechas e não garante a segurança de um site, deixando-o exposto para hackers, com isso o Google tem passado a exigir que os sites passem a usar o protocolo HTTPS como forma de garantir a segurança na navegação dos usuários na internet.

O que é HTTPS?

A preocupação do HTTPS, que o significado da sigla em português é Protocolo de Transferência por Hipertexto SEGURA.

Isso mesmo, o “S” acrescentado a terminação significa segurança. Em outras palavras, um site com protocolo HTTPS é um HTTP seguro, conseguiu entender?

Esse novo protocolo surgiu com o intuito de garantir a confidencialidade de informações na internet devido ao aumento de ataques hackers em sites da web.

Com o HTTPS é possível garantir que os elementos de um site não serão alterados, roubados e serão autênticos, dando total segurança na navegação na internet.

E o que mudou do HTTP para o HTTPS?

É simples! No HTTPS foram acrescentados mais elementos que visam garantir e aumentar o nível de segurança para navegar em sites da web.

O HTTPS possui os protocolos de segurança SSL e TLS, tecnologias que garantem que a informações estejam completamente seguras e não sejam acessadas por criminosos virtuais. Ambos, conseguem ser eficiente na criptografia dos dados.

Aqui na ISBrasil, todos os nossos planos de hospedagem de site possuem certificado SSL grátis, não deixa de conferir nossos planos.

A criptografia também é uma função trazida pelo HTTPS que não existia no HTTP. Com ela, é possível embaralhar os dados, dificultando o acesso de hackers as informações contidas num site.

Através do recurso, é possível gerar chaves públicas para os usuários que acessam o seu site, garantindo que os dados inseridos por ele num formulário de contato, por exemplo, não estejam visíveis para pessoas não autorizadas.

Como podemos ver o HTTPS é bem melhor e mais seguro do que o HTTP e para exemplificar isso, vamos listar abaixo algumas das principais vantagens do uso de protocolo em seu site, confira:

Melhora o ranqueamento no Google

O uso do HTTPS virou um requisito básico de uma estratégia de SEO. Um site que usa o protocolo é adepto a boas práticas de SEO, garantindo a segurança de seus usuários, o que faz o Google e outros sites de buscas classifica-lo como confiável.

Essa confiança gerada pelo uso do HTTPS é um dos fatores que tem levado muitos sites a melhorarem suas posições nos mecanismos de busca.

E como bem sabemos, estar na primeira página do Google é muito importante para um site aumentar seu tráfego organicamente.

Recentemente, o próprio Google afirmou que sites com protocolo HTTPS terão maior relevância em buscas na plataforma por conta do alto nível de segurança que as aplicações oferecem.

Resumindo, usar o HTTPS é garantia de site mais seguro logo você ganha crédito com o Google.

Melhora a experiência do usuário

A experiência dos usuários também virou obsessão entre os profissionais de marketing.

Esse é um dos pontos que mais os sites têm buscado melhorar para ganhar mais visitantes organicamente.

E o HTTPS tem uma grande influência neste assunto. Com certeza você já tentou entrar num mesmo site em diferentes navegadores e se deparou com uma mensagem de segurança onde o navegador lhe avisa que o site não é seguro.

Isso acontece por que muitos navegadores já vem barrando o acesso a sites com HTTP para manter seus usuários em segurança.

Com a presença do protocolo HTTPS isso deixa de acontecer.

Para garantir a melhora na experiência dos usuários, aparece a palavra “Site Seguro” ao lado do cadeado, símbolo utilizado para identificar o protocolo HTTPS na página.

Isso significa que o site é completamente seguro e irá abrir sem nenhum problema em qualquer navegador.

Confira também o que é preciso saber antes de contratar uma revenda de hospedagem.

Existem desvantagens no uso do HTTPS?

Sim! Afinal, nada é perfeito. A principal desvantagem de usar o HTTPS em seu site é que o protocolo diminui a velocidade do carregamento das páginas, o que também é muito importante na web, principalmente para quem navega por dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Por isso algumas empresas acabam utilizando o HTTPS apenas em páginas específicas, como páginas de logins, por exemplo.

Porém, mesmo com essa desvantagem é possível minimizar esse problema.

Se formos avaliar, podemos perceber que usar o protocolo HTTPS traz bem mais vantagens e por isso temos que achar um jeito de driblar esse problema.

O ideal aqui é que seu site seja o mais simples possível, por isso deixe-o mais leve que você puder, convertendo arquivos para formatos menos pesados.

Dessa maneira, mesmo com o atraso causado pelo HTTPS seu site ainda responderá rapidamente, evitando que você deixe de receber visitas por conta da velocidade de carregamento da aplicação.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: