Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça as pesquisas de mercado mais comuns hoje em dia

15/02/2018 às 12:50 Hospedagem de Sites

Conheça as pesquisas de mercado mais comuns hoje em dia

As famosas pesquisas de mercado podem ter vários objetivos e te levar as mais diversas conclusões. Se você fizer as perguntas certas, as respostas serão mais assertivas, permitindo que as empresas possam tomar as melhores decisões. Mas quais são pesquisas de mercado mais comuns hoje em dia? Leia todo esse artigo e conheça as 9 perguntas de pesquisa de mercado que estão sempre presente nos questionários e como elas podem ser úteis para seu negócio.

Pergunta de sexo

Essa geralmente é a primeira pesquisa de mercado mais comum. Entre as perguntas sociodemográficas ou de caracterização, a de sexo costuma ser a mais corriqueira. Identificar a pessoa pelo sexo tem como objetivo identificar possíveis diferenças no comportamento entre homens e mulheres. Pessoas de sexo diferentes podem consumir produtos diferentes, ter hábitos distintos e preferência diferentes nas redes sociais. Em uma recente pesquisa sobre redes sociais, foi constatado que mulheres gostam mais do Instagram do que os homens, que preferem mais o Twitter do que elas.

Pergunta sobre renda familiar

Saber a renda média das pessoas em geral é uma ótima forma de análise dos resultados de pesquisa. Esse tipo de pesquisa de mercado é feita baseada no salário mínimo vigente. As pessoas são divididas em classes sociais que são A, B, C, D ou E. Seguindo essa referência utilizada pelo IBGE, pode-se agrupar os correspondentes de acordo com o poder de compra dos mesmos. Dessa forma, fica muito mais fácil direcionar preços, estoque de mercadorias e trabalhar as estratégias de marketing digital que combinam mais com cada classe social. Conheça mais sobre esses e outros assuntos em Como criar um blog

Pergunta sobre faixa etária

Pode até parecer estranho, mas saber a faixa etária da pessoa é extremamente importante para identificar os hábitos de consumo e de comportamento. Por exemplo, uma mãe não usa o Facebook da mesma forma que sua filha adolescente ou não tem a mesma familiaridade com os aplicativos de celular tanto quanto sua filha. Em suma, pessoas de faixas etárias diferentes se comportam de forma distinta em vários aspectos e tentar agrupá-las nas pesquisas de mercado pode ficar mais fácil uma abordagem.

Pergunta sobre localização

Essa é uma das mais importantes pesquisas de mercado. Saber de onde o respondente está dando sua opinião é muito válido por uma série de motivos. Primeiramente, a localização de uma pessoa pode fazer toda a diferença na identificação dos hábitos de consumo. Moradores de grandes centros urbanos consomem produtos diferentes de quem mora no interior. Para quem deseja abrir ou até expandir um negócio, é essencial saber onde se localizam seus consumidores em potencial. Se for trabalhar com uma loja virtual, por exemplo, é primordial saber se vai conseguir atender todas as demandas de entrega em locais mais distantes. Saber onde estão seus possíveis consumidores é algo extremamente importante. Leia também nosso post sobre Passo a passo para criar o seu Blog

Pergunta que mede o top of mind

Esse é o tipo de pergunta que é muito conhecida no mundo do marketing. Seu objetivo é medir o famoso top of mind e atributos referentes a um produto ou marca específica. Por exemplo, se você perguntar uma pessoa sobre redes sociais, qual é a primeira quem vem à mente dela? A mesma pergunta pode-se fazer quando o assunto for refrigerante ou tênis, por exemplo. Saber o que vem à mente das pessoas naquele primeiro momento é primordial para descobrir marcas, empresas ou produtos dominantes de mercado. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem de Site

Pergunta se concorda ou discorda sobre algum tema

Em uma discussão familiar ou no trabalho, você precisa estar ciente o tempo inteiro se as pessoas concordam ou não com seu discurso. Com as pesquisas de mercado não é diferente, pois toda pesquisa tem um objetivo ou um problema que está sendo investigado. Todo esse problema parte de uma série de hipóteses que podem ser comprovadas ou discordadas pelos respondentes. Fazer uma pergunta que meça o grau de concordância do entrevistado é a melhor forma de propor novas ideias, descobrindo o que seu público-alvo acha delas.

Pergunta sobre quem é o responsável pela compra

Outra pesquisa de mercado bastante comum nos dias atuais. Ela é muito parecida com a pergunta sobre renda e seu principal objetivo é saber se você tem o poder de decisão sobre as compras. Para uma investigação mais precisa sobre a aceitação de um produto no mercado, você precisa conversar com quem efetivamente vai pagá-lo e não quem simplesmente está comprando. Identificar a pessoa certa é primordial para seu negócio.

Pergunta se você compraria algo

Essa pergunta é bem fácil e direta, pois uma pergunta sobre interesse de compra tem como objetivo saber se o entrevistado pretende comprar o que você estiver ofertando. Essa pergunta é típica em testes de produtos novos, depois de explicar tudo sobre a novidade anteriormente. Você apresenta um conceito, um produto, oferece um preço e no final pergunta a todos se eles comprariam ou não. Essa pergunta serve para nortear toda a estratégia de seu negócio.

Pergunta sobre a satisfação do consumidor

As pesquisas de satisfação também marcam presença por aqui. Elas são uma ótima forma de conhecer melhor e acompanhar mais de perto o seu consumidor. Lembre-se de que clientes satisfeitos são essenciais para o sucesso de uma marca ou empresa, seja virtual ou física. As pesquisas de satisfação são a melhor forma de mensurar o sentimento do cliente e traçar metas assertivas que permitam fideliza-los cada vez mais. O quanto o seu cliente está satisfeito com sua loja? Como foi a entrega do produto na sua casa? O atendimento foi de qualidade? Esses tipos de perguntas devem ser feitas ao seu consumidor.

Ainda tem dúvidas sobre as pesquisas de mercado mais comuns hoje em dia?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar! 

Gostou de nosso post? Compartilhe: