Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça as páginas de erro 404 mais criativas!

04/08/2017 às 13:26 Marketing

Conheça as páginas de erro 404 mais criativas!

Quem nunca se deparou com uma página de erro 404 - page not found – quando pesquisava por algo na internet? Essa é uma forma de os servidores, que hospedam as páginas pesquisadas pelo internauta, informarem ao navegador utilizado que aquele URL não foi encontrado no sistema. Em termos técnicos, não se trata de nada muito grave para os administradores do website, mas é irritante e frustrante para os usuários, o que prejudica sua experiência de navegação, fazendo com que ele dificilmente volte ao site para visita-lo, e quem perde com isso é o próprio dono do site: menos visitas, menos fidelização e engajamento, menos lucratividade. Sem contar que o próprio Google, por exemplo, entende que aquele endereço não existe, retirando-o de seus resultados de busca.

Veja também nosso post : Ferramentas gráficas sem custo para criar imagens incríveis

As páginas 404 podem ser causadas por erros de digitação do próprio usuário, espaços errados no final do URL ou por um sistema instável que apresente defeitos. Isso acontece sempre, mas é preciso que o administrador do site logo o corrija para que não tenha sua divulgação prejudicada virtualmente. Mas, até mesmo nesses casos irritantes, é possível, por exemplo, que esse erro trabalhe em seu favor, como uma boa estratégia de marketing digital, transformando-o em publicidade positiva. A personalização de sua página 404 não apenas permite que até mesmo ela tenha a cara de sua empresa, mas que a experiência de seu internauta não fique totalmente prejudicada. Retire a mensagem padrão do erro e customize a sua! Por exemplo, se o usuário digitou seu endereço errado, mostre a ele que está no caminho certo e que aquele erro pode ser corrigido, para que ele não se desvincule de sua marca por um erro de digitação desavisado.

Use também links de navegação no próprio layout da página de erro que redirecionem o internauta para a página correta em que contenha o conteúdo por ele buscado. Além do mais, caso seu site realmente esteja indisponível naquele momento, você pode sugerir conteúdos que se relacionem ao de sua página nessa mensagem de erro. Um pedido de desculpas no topo da página também é uma boa forma de mostrar sua atenção aos seus seguidores. Todavia, o jeito mais eficiente de lidar com as páginas de erro 404, usando-as para a divulgação positiva de sua marca, é sendo criativo. Visual e interatividade diferenciada fazem toda a diferença até mesmo nesses casos.  Quanto a isso, em 2016, a revista digital Superinteressante reuniu algumas das mensagens de erro 404 mais divertidas da internet, a ideia dos sites que as aderiram era elas serem tão legais que os internautas até gostaram de ser direcionadas a elas, deixando o fato de o conteúdo buscado não ter sido encontrado em segundo plano.

Entre as páginas mais divertidas apresentadas pela revista online, destacam-se a mensagem da marca Bluedaniel.com, em que a 404 simula uma estação de metrô com a imagem da famosa série americana “Lost”, seguido da pergunta: “você está perdido? ”. Já a Tinsanity.net colocou em sua tela de erro a imagem de um copo de refrigerante gritando e correndo, engraçado, mas assustador. A página Homestarruner.com recebe seus visitantes equivocados com a seguinte mensagem: “Cara, você com certeza é estúpido! ”, já a mensagem escolhida pela Patterntap.com para reportar é mais amistosa: “Não fique bravo e não chore. Deixe a gente levar este fardo. Não é sua culpa. Não, sério, me ouça. Não é sua culpa.”
Destaque ainda para a criatividade da Dawdle.com que usou o jogo clássico do Mario Bros da Nintendo para ilustrar sua página de erro 404. Uma de suas cenas mais famosas em que, depois de vencer todas as fases, Mário chega no castelo e é informado de que a princesa a ser salva não está lá com o Toad dizendo:  “Obrigado, Mario! Mas nossa princesa está em outro castelo! ” É a mensagem usada. Há também a página de erro da Urban Pill, em que o culpado é o famoso personagem Chuck Norris.

Já a página Sendables.jibjab.com apresenta a mensagem: “A página não foi encontrada. Acredite. Nós procuramos em TODOS os lugares” aos seus internautas. Ao passo que a marca Chrisjennings.com usa a imagem em desenho da Dona Morte, informando aos seus seguidores que a página não foi encontrada, lembrando ainda que o dia deles também chegará: “Vejo você em breve. ” Curiosidade: No Brasil, há uma página de erro 404 icônica. Em 2015, quando, dentro do site do diretório nacional do PT se buscava por um URL já inexistente, a mensagem de erro contava com uma imagem do presidente Lula em que o segundo quatro de “404” é representado pela mão esquerda dele, já que ele só tem quatro dedos.  Na época, o presidente não sabia da brincadeira, mas quando soube, declarou não ter ficado aborrecido ou incomodado.
Assim, usar até mesmo de momentos desagradáveis para agregar qualidade à experiência de navegação não é apenas uma forma de mostrar-se interessado pelo bem-estar dos seguidores de sua marca na internet, mas de conferir ao marketing digital a criatividade como um de seus alicerces.

Gostou de nosso post? Compartilhe: