Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça 8 tendências tecnológicas para 2018

28/12/2017 às 07:20 Novidades

Conheça 8 tendências tecnológicas para 2018

O ano de 2017 foi bastante movimentado no setor de tecnologia. E claro, os avanços tecnológicos não param por aí, já existem diversas tendências tecnologias que tem tudo para conquistar a atenção dos consumidores e empresas, e tomar o espaço de tecnologias mais antigas, que apesar de novas já são consideradas ultrapassadas.

Confira as principais tendências tecnológicas para o ano e 2018:

Realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA)

Ambas as tecnologias não são necessariamente novas, mas apenas agora estão começando de fato a crescer. Cada vez mais surgem jogos com o Pokémon Go e dispositivos inteligentes como os óculos de RV, o que tem aumentado a procura dos consumidores por produtos do gênero. O site TechCrunch, afirmou recentemente que devido as demandas e investimentos crescentes, o que deve movimentar 201 bilhões de dólares até 2021 no mercado internacional.

Blockchain

O Blockchain é visto como a tecnologia do gênero, sendo uma grande inovação tecnológica, mas por enquanto não é tão falada quanto as demais. Mesmo assim é uma das principais tendências tecnológicas para 2018.

Essa tecnologia foi desenvolvida através do Bitcoin, moeda digital que era um sonho na década passada e hoje vale muito dinheiro. O blockchain consiste num sistema de descentralização para moedas de seguras e repasses de transações. Existem atualmente diversas criptomoedas, moedas que usam a criptografia para assegurar as negociações. Em 2017, a tecnologia já recebeu muitos investimentos e a tendência deve continuar no próximo ano, o blockchain tem tudo para se tornar o investimento mais lucrativo para empreendedores do ramo de tecnologia.

Inteligência Artificial (IA)

Essa tecnologia não é relativamente uma novidade, mas ainda não recebeu as devidas atenções. Apenas em 2017, é que as empresas realizaram grandes investimentos no serviço, apostando principalmente em serviços de atendimento ao cliente desenvolvidos através de inteligência artificial.

Além dos investimentos neste ano, 2018 deve consolidar essa tendência no ramo tecnológico, principalmente entre as grandes empresas brasileiras e multinacionais. O desenvolvimento de ações com inteligência artificial atinge áreas variadas do mercado e deve ser uma “mão na roda” para ajudar na transformação digital das empresas.

Aprenda como fazer um blog.

Drones

Os drones chegaram com tudo ao mercado neste ano, mas os equipamentos ainda são considerados uma forte tendência tecnológica para 2018. Nos Estados Unidos, por exemplo, já existem cerca de 3 milhões de drones, que auxiliam muito principalmente em funções de mapeamento de áreas e rastreamento por satélite, até serviços fotográficos e realização de entregas de produtos.

No Brasil, os equipamentos vêm ganhando espaço, mas ainda não são unanimidades no mercado. A tendência é que a produção em massa de drones possa baratear os valores do produto, no mercado brasileiro, para aquecer a inda mais a compra do equipamento. Os drones foram criados para facilitar serviços nas mais diferentes áreas e tendem a ser muito úteis para as empresas e até para profissionais autônomos, dependendo do setor.

IoT (Internet das Coisas, em português)

Essa tecnologia consiste em objetos inteligentes, ou seja, coisas que podem ser programadas para ter um funcionamento avançado e interagir com os consumidores. O desenvolvimento da internet das coisas tem como base as funções de inteligência artificial.

Entre as inovações, já surgiram no mercado carros inteligentes, diversos tipos de robôs e até eletrodomésticos e eletroeletrônicos como geladeiras e fogões, e até de objetivos mais conhecidos e difundidos no mercado como as Smart TVs (TVs inteligentes).

Em 2018, a tecnologia deve ser uma das principais tendências de diversos setores do mercado para automatizar os processos como o uso de equipamentos e ferramentas para agricultura e mineração. A expectativa é que até 2022, todas as casas passem a possuir diversos aparelhos inteligentes. A tendência é que os roteadores Wi-Fi suportem e estejam conectados a cerca de 50 objetos em cada casa.

Cloud (Serviços em nuvem)

Os serviços de nuvem começaram a se disseminar em 2017 e no próximo ano serão uma das principais tendências tecnológicas. Com o passar do tempo, cada vez mais internautas buscam por serviços de cloud para armazenar arquivos.

Esse tipo de serviço conta com uma série de recursos, que podem melhorar a infraestrutura de empresas, acelerar o processo de transformação digital e aumentar a produtividade de qualquer indivíduo. O Cloud também costuma trabalhar junto com outras tecnologias como a inteligência artificial, a internet das coisas e o big data.

Aplicativos Instantâneos e Progressivos (PWA, sigla em inglês)

Esse tipo de tecnologia se caracteriza por agregar diversas tecnologias e deve ser uma tendência no setor em 2018. Os PWA acumulam conhecimentos da área de design e dos aplicativos web já disseminados no mercado.

Nos aplicativos atuais, é possível ter uma experiência mais pessoal e geram muitos investimentos em recursos, para conseguir prender a atenção dos usuários aos serviços. Já nos aplicativos progressivos, a ideia é que experiência seja ainda mais incrível, sendo acessível através de navegadores, sejam indexados em motores de busca, entre outros pontos.

Workstations (Estações de trabalho)

Essa tecnologia deve se expandir bastante em 2018. As estações de trabalhos são computadores superpotentes e que devem atender as altas demandas dos setores de TI, já que com novas tecnologias, a infraestrutura de base deve ser reforçar para suportar os novos serviços.

É cada vez mais comum a locação destes equipamentos por empresas de TI para aumentar a produtividade e prover serviços a clientes, acelerar processos e reduzir custos, sem deixar cair a qualidade dos serviços.

As locações, não só de workstations, como também de servidores, notebooks e outas peças passam a ser cada vez mais essenciais para garantir o desenvolvimento e a implantação de novas tecnologias que aparecem dia após dia no mercado.

Estas são algumas das principais tendências tecnológicas para o mercado global em 2018. O uso das mesmas depende das necessidades de cada país e principalmente de cada empresa, podendo impactar mais fortemente certas áreas do mapa e setores de trabalho. O mais importante é que todas as novas tecnologias tendem a ajudar no crescimento de negócios e facilitar a vida de todos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: