Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Confira como montar um plano de resposta para evitar problemas em seu site

07/12/2018 às 10:23 Ajuda

Confira como montar um plano de resposta para evitar problemas em seu site

Nos últimos anos, o número de ataques virtuais por hackers tem aumentado bastante.

E como proprietário de um website, por mais leigo que você seja no assunto e já conta com suporte técnico em seu servidor de hospedagem, é sempre preciso estar ligado em como evitar ou minimizar erros que possam trazer problemas para o seu site.

E existem diversas brechas de segurança que podem ser aproveitadas, muitas delas geradas por nós mesmos.

Assim como podem existir falhas no seu servidor, também é possível que hackers ataquem seu sistema por que você não possui uma senha ou login forte, por exemplo.

Qualquer problema causado em seu site, independente se a culpa é nossa ou do servidor de hospedagem, é preciso responde-lo de “bate pronto”.

E como fazer isso? De novo, não basta apenas deixar na mão do suporte técnico, é preciso montar um plano de resposta para reagir a esse tipo de incidente.

Pense no seguinte: Se o meu site for invadido por hackers hoje, qual é o meu plano de resposta para recuperá-lo e manter a reputação da minha empresa intacta? Muitos não terão ideia da resposta.

Bom, o primeiro passo é claro: garantir que seu suporte técnico funcione. Em outras palavras, tenha um serviço de qualidade para independente da hora que seu site sofra o ataque, se tenha uma equipe a postos para resolver o problema no seu servidor de hospedagem.

Depois de recuperar o site e fazê-lo voltar ao ar, é hora de garantir que o prejuízo não foi tão grande. Então, é importantíssimo que você consiga mensurar qual foi o tamanho desse prejuízo.

Por exemplo, dados de seus clientes ou de sua empresa foram roubados? O seu computador ou de seus clientes podem estar infectados com algum malware liberado pelo site? Dentro outros muitos problemas.

E para esses erros, é preciso montar um plano de resposta para aplicar, caso seja necessário, para não só colocar o seu site no ar novamente como também evitar danos maiores a sua empresa e aos seus clientes.

Conheça os tipos de marketing

Como minimizar problemas oriundos de ataques virtuais em meu site?

O primeiro passo, como já dissemos acima, é garantir que o suporte técnico do seu servidor de hospedagem funcione.

E isso se faz antes da contratação, antes de você colocar o seu site no ar.

Basicamente, você tem de observar todos os detalhes dos planos de hospedagem, checando não só os recursos que seu projeto precisa, como também a segurança que a empresa contratada dispõe.

E como fazer isso? É preciso buscar todas as referências possíveis sobre o suporte técnico das empresas, sabendo qual é a disponibilidade dele, se o atendimento é realmente efetivo, etc.

Outro ponto bastante importante de conferir é o uptime oferecido.

Confira também: como fazer um blog

Para quem não sabe o que é uptime, basicamente este é o tempo que a empresa garante que o seu site estará no ar. Em outras palavras, quanto maior for o uptime, mais seguro estará o seu site.

É lógico que nenhuma empresa garante um uptime de 100%, mas é preciso achar um plano que ofereça um uptime de 99,9%, o que indica que as chances do seu site sair do ar são mínimas.

Depois de contratada a hospedagem e o seu site estiver no ar, você pode usar plugins e ferramentas para fazer um check up próprio em seu site.

Se você tem uma Hospedagem WordPress você pode aproveitar plugins que funcionam como um verdadeiro escâner, conseguindo fazer uma varredura completa no seu servidor.

Existem também na internet, vários guias gratuitos de como proteger o seu site. O nosso parceiro, o site Sucuri, por exemplo, dispõe de vários conteúdos do tipo para ajudar usuários leigos a manterem seus sites seguros.

Como montar e colocar em ação um plano de resposta em prática?

É simples, existem alguns pontos que devem ser observados na hora da montagem e aplicação do plano. O primeiro ponto é a identificação dos potenciais problemas que o seu site pode enfrentar.

Pesquise e liste os principais motivos e maneiras que os hackers usam para invadir um site e quais consequências isso pode trazer. Faça isso com uma certa periodicidade por que sempre aparece um método novo de invasão.

Depois de identificar esses problemas, é hora de calcular os riscos que ele pode te trazer.

Botar os riscos no papel é uma maneira de ligar o alerta para a prevenção e também nortear o seu plano de resposta a invasões no seu site.

Pense não só no prejuízo inicial, como também no que possíveis falhas podem lhe gerar a médio e longo prazo para que seu plano de resposta se aplique em todos os casos.

O terceiro passo é definir prioridades para ação. O que importa mais para você em seu site? Avalie isto!

Num exemplo prático, se você tem uma loja virtual, com certeza, suas maiores preocupações são com os dados dos seus clientes e da sua empresa, então dentro de suas prioridades estas devem estar em alerta máximo sempre.

Conclusão

A partir daí, é hora de montar o seu plano de resposta. E ele passa não só a definir o que fazer quando um problema acontece, mas a como prevenir o problema. Então, liste uma série de medidas de segurança que você pode tomar para reforçar a segurança do seu site.

Depois liste, de acordo com cada problema e riscos, quais medidas será preciso tomar para minimizar ou eliminar os danos.

Caso seu site caia e os clientes sintam que podem ter tido seus dados vazados, envie uma mensagem para cada um para tranquiliza-los e explicar sobre o problema, por exemplo.

Nesse plano de resposta, será preciso ser cirúrgico para atuar onde é preciso e garantir que o seu site se manterá seguro.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: