Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Confira as principais tendências para os desenvolvedores web em 2019

18/01/2019 às 20:21 Novidades

Confira as principais tendências para os desenvolvedores web em 2019

Chegou 2019 e nós não poderíamos deixar de fazer uma lista com as principais tendências no mundo do desenvolvimento web para este ano.

Esse mercado é cada vez mais valorizado e com isso surgem novas habilidades as quais os desenvolvedores devem estar atentos e adquirir conhecimento para aproveitar as inúmeras chances geradas por esse mercado nesse novo ano.

Com novas oportunidades de trabalho em jogo, é preciso entender o que deve atrair e ter destaque dentro desse mercado, ou seja, ficar de olho bem aberto as principais tendências do setor em 2019.

E hoje vamos listar essas tendências para que você possa ter foco nos seus próximos projetos, consiga adquirir novas habilidades e se torne mais competitivo para conquistar jobs com alto nível de concorrência.

Confira nossa lista abaixo:

Mobile First

A última pesquisa do IBGE confirmou o que todos os profissionais de marketing digital já previam: o consumidor atual acessa a internet pelo smartphone.

E isso acontece não só para a compra, de acordo com os números, o brasileiro já prefere o celular ao desktop para fazer qualquer coisa na internet, desde uma compra online até uma simples checagem de e-mail.

E isso foi comprovado no meio do marketing com a atitude do Google no final do ano passado em colocar a otimização dos sites para Mobile First Index como prioridade nos próximos meses.

A ideia é que todos os sites tenham suas versões mobile adaptadas a uma visualização agradável ao usuário e que esta seja prioritária dentro da aplicação.

É preciso lidar com essa nova leva de clientes que usa somente o smartphone para acessar a internet. Deixar de se preocupar com mobile first é fazer uma empresa perder tráfego e vendas em 2019.

Por isso, o desenvolvedor deve focar no aprendizado do desenvolvimento mobile para conseguir jobs para a adaptação de sites para mobile friendly de uma forma eficiente e que gere resultados para os clientes.

Internet das Coisas

Os aparelhos inteligentes estão chegando! E em 2019, a internet das coisas é uma das principais tendências no mundo do desenvolvimento web.

Adquirir habilidade para otimizar os processos de integração e conexão entre esses dispositivos é essencial para desenvolvedores web.

E com tudo conectado à intenet, surgirá o tempo em que novos modelos de negócios ampliaram o potencial de mercado das empresas e isso trará em destaque as soluções inovadoras e é aí que entra as habilidades de um bom desenvolvedor web.

Uma das principais oportunidades que essa tecnologia deve gerar no setor de desenvolvimento web é a necessidade de novas soluções de segurança para resguardar os dados e as funções destes dispositivos.

Os desenvolvedores web terão um papel importante na criação de novas sistemas de criptografia de dados, sistemas de segurança e outros métodos que aumentem o potencial de segurança no mundo da internet das coisas.

Teste 30 dias de Hospedagem Grátis.

Micro interação

A micro interação já está presente em todas as ações que realizamos quando acessamos a internet. Quando nos clicamos em algum ponto de uma página na internet, isso fica registrado, e é considerado como uma micro interação.

E como a otimização da experiência do usuário é a principal tendência do SEO para 2019, as empresas estão dando mais valor a estas micro interações para que assim consigam desenvolver estratégias que gerem mais satisfação nos potenciais clientes.

E nisso, os desenvolvedores front-end e back-end são importantíssimos para terem uma maior influência nas decisões dos visitantes de sites na internet. Dessa forma, é possível tornar essas micro interações mais atrativas, possibilitando layouts mais amigáveis e interativos.

JavaScript

Apesar de já ter bastante tempo de mercado e ser uma das principais linguagens básicas de programação, o JavaScript estará em alta em 2019.

O número de frameworks e bibliotecas open source de JavaScript cresceram no último ano e as ferramentas são cada vez mais essenciais na vida dos desenvolvedores web.

Além disso, a comunidade de JavaScript é uma das mais ativas da internet e tem outra excelente característica em comum: ela é bastante unida.

E isso gera cada vez mais soluções inovadoras através dessa linguagem.

O desenvolvedor web deve voltar a base e ficar por dentro de todas as novidades em JavaScript no mercado para competir de igual para igual pelo fechamento de novos projetos em 2019.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Aplicativos de página única

Os aplicativos de página única (SPA, sigla em inglês) são ferramentas que possuem apenas uma única página onde concentram todo o seu conteúdo. Um exemplo antigo e já conhecido no mercado é Gmail.

Esse formato possui diversas vantagens em relação a aplicativos mais robustos e vão de encontro a prioridade do marketing em 2019: a otimização da experiência do usuário.

Ter um aplicativo que lhe dê uma visão geral pode tornar tudo mais fácil, deixando a navegação mais intuitiva para novos usuários que não possuem grandes conhecimentos de internet, por exemplo.

Entre outros benefícios, os aplicativos de página única podem trazer um visual mais agradável e completo ao usuário, proporciona uma navegação mais interativa, diminui o tamanho da aplicação, o que diminui a velocidade de carregamento e elimine qualquer possibilidade de delay.

Os desenvolvedores web que tem foco na experiência do usuário deve buscar aprender as habilidades para a criação desse tipo de aplicativo.

A oferta de projetos por esse tipo de aplicação deve ser enorme em 2019 e isso é uma garantia de projetos em abundância para você neste novo ano.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: