Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Confira as principais tendências de marketing para o Instagram em 2019

15/01/2019 às 19:43 Novidades Marketing

Confira as principais tendências de marketing para o Instagram em 2019

A rede social que mais cresceu em 2018 foi o Instagram. E a tendência de crescimento se mantém até hoje em 2020.

E com isso, nós fizemos esse texto e listamos as principais tendências e novidades de marketing para quem quer engajar seu público dentro da plataforma.

Em junho de 2019, o Instagram chegou a 1 bilhão de usuários mensais ativos e isso é impressionante. Esse dado mostra bem o quanto essa rede social se tornou importante.

E quantos usuários têm o Instagram no Brasil em 2020? Cerca de 69 milhões! Logo, quando falamos sobre o que é preciso para montar uma loja virtual, podemos citar que o Instagram é uma ferramenta de marketing essencial!

É essencial utilizar o Instagram para gerar mais engajamento, tanto que depois do Youtube a rede social se tornou o novo point dos influenciadores digitais 2019 na internet.

E outro dado que pode reforçar a necessidade de criar uma estratégia e estar por dentro das tendências para 2019 no Instagram é que a rede tem uma média de até 25% de engajamento maior que o Facebook.

São cerca de quatro bilhões de curtidas diariamente no Instagram, é muita coisa não é mesmo?

E com tanto novo recurso lançado neste ano, existem muitas possibilidades de novas tendências já em uso se tornarem febre no próximo ano, como aconteceu com o Instagram Stories recentemente, por exemplo.

Confira as principais tendências de marketing digital do Instagram 2020:

A IGTV vai virar “de vez” rival do Youtube

Lançada em junho, a IGTV é um recurso do Instagram para vídeos mais longos e chegou ao mercado para concorrer com o Youtube.

A principal diferença, além de claro estar dentro de uma rede social, é que os vídeos devem ser gravados na vertical (orientação dos smartphones).

E com isso, muitos influenciadores digitais e até mesmo pessoas comuns e pequenas empresas que não possuíam recursos para criar um canal no Youtube, agora podem difundir uma estratégia de vídeo marketing dentro do Instagram.

E por que os vídeos devem obrigatoriamente serem gravados na vertical? É óbvio! O Instagram quer incentivar os usuários a utilizarem dispositivos móveis como smartphones e tablets para a gravação de vídeos.

Aproveitando que os novos aparelhos possuem câmeras frontais, o que facilita ainda mais a gravação, a rede social lançou esse recurso para estimular o vídeo marketing em mobile.

A maioria dos recursos do Instagram só funcionam na versão mobile, ou seja, o usuário deve baixar o aplicativo para acessar todo o potencial da rede no smartphone.

Não dá para postar uma imagem no feed e muito menos no Stories na versão web da plataforma, por exemplo. E isso exemplifica o por que há o estimulo da criação de vídeos com smartphones.

Segundo especialistas de marketing, o IGTV tem potencial para se transformar em um novo Youtube num médio prazo.

Muitas marcas e influenciadores já estão lançando novos projetos de vlogs, vídeos tutoriais, entre outros materiais através do recurso. E em 2019 essa tendência deve se difundir.

Pequenas marcas vão dominar o Instagram

As pequenas empresas e os influenciadores digitais estão com tudo no Instagram. Isso acontece por que a própria rede está trazendo mais possibilidade de geração de engajamento, tanto por tráfego orgânico como por tráfego pago.

Com o Instagram Stories e ideias para diversificação do conteúdo, as pequenas empresas estão buscando realizar ações mais intimistas e poderosas dentro da rede social e isso faz com que elas gerem mais engajamento.

E dentro do Instagram, o que vale é a relevância do conteúdo e não o número de seguidores e a fama da marca para conseguir muitos seguidores na plataforma.

Se pararmos para analisar os perfis comerciais no Instagram, nós vamos reparar que as marcas menores têm uma estratégia de marketing massiva para o Instagram.

Através dessa rede social é possível criar um direcionamento, entender o público e construir um relacionamento mais forte com o cliente.

Publicidade Vertical nos Stories

Como já deu para perceber, o Instagram está modificando o formato de vídeo e imagem, e além dos vídeos verticais da IGTV, outra tendência é a publicidade vertical no Instagram Stories.

Hoje, os Stories são os principais recursos da plataforma e o Instagram vem investindo em novas formas de uso da ferramenta.

O Instagram Stories gera bem mais engajamento do que as postagens no feed. Esse recurso é uma maneira de contar histórias, ter um contato direto com o público.

Originário do Snapchat, os Stories foram repaginados pela rede social e foram bem melhor aproveitados pela plataforma.

E dentro os recursos novos do Stories está a possibilidade de inserir links nos vídeos e imagens postados no recurso.

Com isso, a chance da publicação vertical cresceu bastante, ajudando inclusive muitos perfis de e-commerce a criarem engajamento e venderem seus produtos pela própria rede com poucos cliques.

Os anúncios verticais para o Instagram Stories também têm crescido bastante.

De acordo com dados recentes, há um crescimento mensal de quase 50% no número de anúncios, principalmente de vídeos de até 15 segundos, que são carro chefe do Instagram Stories.

Conclusão

Bom, podemos perceber que o Instagram tem tudo para ser a rede social de 2019. Em crescimento, a plataforma pode bater o próprio Facebook, já que existe uma integração entre as redes e elas pertencem ao mesmo dono.

E por questão de lógica, os recursos que podem ser usados no Instagram são mais diversificados e geram mais engajamento do que no Facebook e isso pode ser primordial para que o grande Mark Zuckerberg volte suas atenções para o Instagram em 2019.

Todas as tendências colocam a rede como principal plataforma social para vídeos e para mídia paga no próximo ano.

Gostou de nosso post? Compartilhe: