Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Comunicação assertiva: o que é e qual sua importância

24/03/2021 às 15:30 Hospedagem de Sites

Comunicação assertiva: o que é e qual sua importância

Podemos dizer que a comunicação assertiva é a qualidade principal de profissionais que almejam ter sucesso. Ter essa habilidade ajuda no relacionamento entre colegas e colaboradores, de modo positivo e eficiente.

Quem possui uma boa comunicação consegue expor ideias de maneira mais clara possível, assim como ouvir compreender as necessidades de colegas para reduzir possíveis conflitos.

Ter a assertividade é saber se expressar de forma honesta e aberta, sem ignorar o que o outro tem a dizer. Esse profissional tem a chamada inteligência social, conseguindo demonstrar autoconfiança e sabendo se expressar para criar um relacionamento positivo com as pessoas de forma natural.

O que é a comunicação assertiva:

Todos sabemos que não é fácil ter um comportamento assertivo, essa habilidade demanda prática e conhecimento. Alguns profissionais acabam confundindo o ser assertivo com a agressividade.

A comunicação assertiva é feita em perfeito equilíbrio, onde você deve ser honesto sobre seus próprios desejos e necessidades. E sempre levar em conta os direitos, desejos e as necessidades que outras pessoas também possuem. Devemos praticar essa habilidade de comunicação, mostrando que estamos seguros, honestos, firmes e com empatia. Vamos entender melhor, siga o exemplo:

Estamos em um espaço de trabalho muito corrido, muitas atividades durante o dia e com tempo curto. Então quando estamos quase acabando de resolver pilhas de trabalhos, reparamos que temos mais ainda para fazer. Nesse momento que você parou para olhar, seu chefe vem até você e agressivamente ele grita falando para acabar logo todo o trabalho.

Você responde para ele informando que o trabalho será feito apenas no outro dia pois o tempo não seria suficiente. Assim você conseguiu encontrar o ponto entre passividade (não ser assertivo) e pela agressividade (hostil ou rude). Percebe o erro e o não uso da habilidade? Pois bem, vamos continuar.

Qual a importância da comunicação assertiva para as empresas?

A falta de comunicação pode ser um grande problema dentro das empresas, pois quando mensagens e informações não são passadas com clareza pode surgir trabalhos em dobro, conflitos e mal-entendidos.

A falta de diálogo pode atrasar os resultados nas empresas. Portanto, ter uma comunicação ajuda tanto os funcionários quanto os colaboradores, que terão atitudes assertivas e podem resolver dúvidas e questões para conseguirem agir melhor e serem mais produtivos.

A comunicação assertiva não é um dom, mas sim uma habilidade de comunicação que deve ser desenvolvida e trabalhada regularmente. Podendo trazer muitos benefícios para profissionais e organizações. Pratique essa habilidade até se tornar algo natural.

As vantagens que a comunicação pode trazer é:

  • Capacidade de se expressar, melhor a imagem do profissional e da empresa;
  • Um respeito mútuo entre os colaboradores, concorrência e outros;
  • Resolução de conflitos;
  • Maior capacidade de negociação;
  • Maior credibilidade;
  • Ajuda contra o estresse nos problemas de comunicação no trabalho.

Como desenvolver essa habilidade?

Tendo conhecimento sobre que é a comunicação assertiva, podemos ver como desenvolver algumas técnicas de comunicação. Muitos pensam que as pessoas já nascem com essa habilidade, e seria como um dom., mas é muito pelo contrário! A comunicação demanda muita prática e aperfeiçoamento, vamos ver algumas dicas para praticar:

Atenção na hora de falar:

Observe a si mesmo quando estiver tentando ter essa nova habilidade. Faça uma análise da forma que você se expressa e procure notar se está sendo positivo ou ofensivo em algumas maneiras. Essa observação inclui o estilo de linguagem, o tom de voz usando, as expressões faciais e a linguagem corporal.

Compreensão:

Procure demonstrar compreensão na comunicação como interlocutor, ele sentirá como se estivesse sendo compreendido de acordo com suas próprias particularidades, se tornando muito mais assertivo. Procure saber como as pessoas ao seu redor estão se comunicando, se adapte a essa forma de expressão de acordo com a capacidade de entendimento.

Procure falar quando for conveniente:

A comunicação deve ter o momento certo para poder acontecer. Digamos que você está passando alguma informação muito importante, e o colaborador está em um momento ocupado com outros afazeres ou até mesmo tem muito barulho na sala, e isso pode impedir uma conversa adequada. Nesse momento, recue e espere tudo se acalmar, depois volte e passe as informações de forma certa.

Observando mais do que palavras:

Todos sabemos que uma comunicação acontece por meio da fala e também do comportamento da pessoa (expressões, gestos, postura, possíveis sinais, e outros). Saber observar esses pontos é muito importante para compreender as verdadeiras informações, sempre fique atento a isso.

Tenha conhecimento:

Ter conhecimento antes de falar sobre algum assunto é muito importante, pois durante o diálogo dúvidas e questões podem surgir. Sempre se mantenha bem pesquisado, com informações em dia e com dados importantes sempre compreendidos na ponta da língua. Isso facilita no momento da comunicação, que pode ser repassado muitas informações, favorecendo a capacidade de argumentar e de dialogar na comunicação assertiva.

Procure se expressar de forma assertiva durante o diálogo com informações, principalmente se estiver fazendo isso dentro de uma empresa. Essa habilidade é essencial e fundamental para quem atua com muitas informações no dia a dia de empresas. Um conhecimento errado e uma comunicação não assertiva pode atrasar todos os funcionários que receberam as informações.

Sempre esteja em evolução:

Sempre trabalhe sua capacidade de comunicação assertiva, é essencial para conseguir resultados melhores e conseguir garantir o andamento das relações sociais. Procure aprimorar seus conhecimentos, melhorar sua comunicação e postura.

Sendo um intermediador:

Geralmente podemos ter colegas de trabalho com problemas, alguns não conseguem expressar o conhecimento e as opiniões que possuem. Você pode colocar sua habilidade para ajudar, ajudando eles a se comunicarem melhor. Seja um profissional generoso, inspirando e ensinando o que você conhece.

Conclusão:

Siga essas dicas e mantenha sua capacidade de comunicação em prática regularmente. Os resultados serão garantidos, assim como as relações interpessoais. Sempre invista em melhorias na postura, comunicação e no conhecimento.

A prática é essencial para o profissional que deseja ter uma comunicação assertiva, e a todos com ótimas interações sociais, melhorando sua linguagem corporal e formas de se expressar em conversas. Para ver mais dicas de comunicação, além de aprender sobre marketing digital e hospedagem de sites, cadastre-se na newsletter da ISBrasil!

Gostou de nosso post? Compartilhe: