Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Comparamos os sistemas Salesforce e Adobe Campaign

05/08/2018 às 15:32 Ajuda

Comparamos os sistemas Salesforce e Adobe Campaign

O Adobe Campaign e o Salesforce vêm disputando boa parte dos interessados por serviços de qualidade nas áreas de e-mail marketing e CRM.

Não é novidade que esses dois recursos são extremamente essenciais para que uma empresa tenha sucesso no mercado e consiga reter mais clientes e expandir sua base de negócios.

Bom, nesse texto vamos fazer uma comparação entre o Salesforce e Adobe Campaign.

Adobe Campaign

O programa da Adobe tem como objetivo oferecer uma solução por onde os usuários possam melhorar sua comunicação por e-mail e o contato por dispositivos móveis com seus clientes. Com a ferramenta, é possível criar e gerenciar campanhas de marketing em diversos canais.

Quer saber mais sobre esse programa, nós falamos sobre ele no post Adobe Campaign: O que é e como usar?

Salesforce

O sistema Salesforce é uma ferramenta focada em CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Com o programa, é possível administrar toda a sua base de clientes e acabar a jornada de cada um deles com mais propriedade, estreitando o relacionamento deles com o seu negócio.

Esse sistema conta com diversas ferramentas na nuvem e tem o intuito de ajudar a sua equipe de marketing e de vendas a organizar todo o trabalho e gerir melhor o relacionamento que sua empresa tem com seus clientes.

Agora, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de cada programa, confira abaixo:

Como funciona o Adobe Campaign

Veja abaixo alguns prós e contras do Adobe Campaign

Prós do Adobe Campaign

  • Boa interface de trabalho: Com o programa, profissionais de marketing conseguem criar campanhas grandes e complexas de maneira simples. A interface do programa da Adobe é muito intuitiva. A empresa vem cada vez mais melhorando o visual e a interface da ferramenta, introduzindo recursos parecidos com os oferecidos no Adobe Marketing Cloud.
  • Ganha ainda mais eficiência em parceria com outros programas da Adobe: A Adobe é uma empresa famosa por oferecer muitos programas referências para profissionais de marketing, desenvolvedores e designers. Com a ajuda de outras ferramentas como o Analytics e o Marketing Cloud, por exemplo, é possível incrementar recursos ao Campaign e conseguir resultados ainda melhores em campanhas.
  • Plataforma Cruzada: O programa dá ao usuário a oportunidade de gerenciamento e automação de campanhas em diferentes mídias, sejam eles online ou offline, e até por dispositivos móveis.
  • Ambiente Customizável: O usuário do Adobe Campaign pode customizar o ambiente da ferramenta, de acordo com as suas necessidades, fazendo com que os dados e as demais ações de campanhas possam estar organizados.
  • Grande volume de dados: A ferramenta da Adobe consegue oferecer uma experiência de usuário excelente e integra diversos canais, oferecendo um bom volume de dados para uma avaliação mais criteriosa de cada campanha.

Contras do Adobe Campaign

  • Dificuldade na criação de relatórios: Quem não está habituado a utilizar o programa, pode ter bastante dificuldade em criar relatórios personalizados, o que faz com que uma campanha possa perder eficiência.
  • Não é um CRM: Apesar de não ser uma desvantagem, até por não se definir como tal, o Adobe Campaign não é a melhor ferramenta para quem precisa de CRM.

Como funciona o Salesforce

Veja abaixo como funciona o sistema Salesforce:

Prós do Salesforce

  • Suíte de Relatórios: O Salesforce proporciona a seus clientes uma plataforma robusta para a geração de relatórios personalizados, o que torna o programa muito eficiente por ser um sistema de CRM.
  • Organização de tarefas e ações: O programa consegue organizar as tarefas e tornar o dia a dia dos seus funcionários mais produtivo e eficiente.
  • Possibilidade de anotações de e-mails, etc: Na ferramenta, o usuário pode fazer anotações em sua conta e programar o envio de e-mails para seus clientes sem nenhum problema de atraso ou esquecimento. Com poucos cliques, é possível fazer isso, o que otimiza bastante o trabalho cotidiano.
  • Plugins: Através de plugins gratuitos ou bem baratos, os usuários do Salesforce conseguem criar vários tipos de tabelas, enviar notificações por e-mail, otimizando ainda mais com recursos de automação de marketing. Por mais complexas que sejam as solicitações a serem dadas, é possível se virar bem dentro da ferramenta.
  • Checagem de dados no smartphone: Os usuários do programa podem acompanhar e se atualizar sobre a gestão de relacionamento com seus clientes por meio de dispositivos móveis como smartphones ou tablets.

Contras do Salesforce

  • Pouco intuitivo para a criação de relatórios: Apesar de contar com uma boa robustez e capacidade para a criação de relatórios. Faltam ao programa alguns recursos que o deixem mais intuitivo, principalmente o uso de filtros para tabular e separar informações.
  • Interface de usuário: A interface do Salesforce parece que não conseguiu se adaptar as novas opções de CRM no mercado. O serviço depende de boas atualizações para que novos recursos sejam incluídos para melhorar a usabilidade dos usuários na ferramenta.

E agora: Adobe Campaign ou Salesforce?

O Adobe Campaign é uma ferramenta excelente para automação de marketing e ajuda bastante os usuários a lidar com um grande volume de dados de uma maneira mais eficiente. Principalmente por conta da popularidade da Adobe, a ferramenta funciona melhor quando é integrada a outros programas como o Marekting Cloud e o Analytics.

Empresas de médio e grande porte que precisem encontrar uma solução para organização de uma estratégia de e-mail marketing tem no Adobe Campaign uma boa opção.

Já o uso do Salesforce pode ser mais abrangente. O programa serve tanto para o uso de CEOs de empresas como para representantes de vendas, sendo bastante útil, já que pode ser acessado de qualquer lugar.

Porém para empresas muito pequenas, o serviço pode ser um pouco complicado e até dispensável dependendo do caso, mesmo assim ainda é possível personalizar o serviço para atender as necessidades de cada negócio com mais efetividade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: