Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como usar os parâmetros UTM do Analytics para otimizar suas campanhas

21/02/2019 às 15:40 Marketing

Como usar os parâmetros UTM do Analytics para otimizar suas campanhas

Os parâmetros UTM do Google Analytics são excelentes ajudantes na hora das análises de suas campanhas digitais.

Com essa simples ferramenta, você pode rastrear uma campanha de marketing da sua empresa em vários meios, desde anúncios pagos até nas redes sociais.

Em resumo, você cria uma campanha e pode conferir em tempo real de onde especificamente veio o tráfego das conversões de seus anúncios.

Então, se você criou um grupo de tweets, por exemplo, usando os parâmetros UTM você saber o tweet específico que levou o usuário ao seu site, ou seja, o elo exato que levou a conversão do usuário.

E como já deu para perceber, utilizar os parâmetros UTM do Google Analytics para rastrear suas campanhas, pode ajudar muito a sua empresa a otimizar a estratégia de marketing.

Você pode, por exemplo, realizar testes A/B com mais assertividade, já que tem uma ferramenta que consegue rastrear exatamente qual formato de mídia deu e não deu certo durante a campanha.

Essa ferramenta só não é mais usada por que ninguém para, pensa e busca entender como inserir os parâmetros UTM em suas campanhas, mas nesse texto vamos solucionar esse problema.

O que são os parâmetros de UTM do Analytics e o que eles fazem?

Os parâmetros UTM são partes de texto que você pode inserir nas URLs de suas campanhas e semelhante a edição de um código, através da inserção do parâmetro é possível rastrear pontos específicos como dissemos acima.

Basicamente, os parâmetros UTM refinam a busca de origem do Google Analytics, gerando resultados mais específicos em relação ao tráfego da URL em questão. Dessa maneira, é possível entender como o usuário chegou aquele link.

E como o marketing digital é baseado em dados, aí está a importância de poder contar com uma ferramenta simples e adquirir informações valiosas sobre peças de campanhas específicas.

Assim, você pode descobrir quais foram os posts, os anúncios, os blog posts, entre outros meios que levaram os usuários para a sua página ou para a compra de seus produtos.

E pela facilidade que eles trazem para a mensuração de resultados e de perdas, os parâmetros UTM do Google Analytics são muito importantes para a compreensão do comportamento de um público específico.

O uso dessa ferramenta pode ajudar a redirecionar e dar um norte para suas próximas campanhas de marketing, fazendo com que você possa criar peças de divulgação mais assertivas. Isso reduz o tempo, aponta um caminho e reduz os custos de uma nova campanha.

Quem cria um grupo de anúncios no Google Ads, por exemplo, pode ter uma noção de qual anúncio está trazendo mais cliques e conversões para um link específico ou para a página inicial do seu site.

Da mesma forma acontece com um link espalhado em diferentes redes sociais, que pode apontar em qual plataforma seu público é mais engajado.

Dessa forma, é possível repensar sua estratégia de marketing no geral, e não só na questão de anúncio, podendo além de criar novas campanhas mais assertivas, pensar também na criação de conteúdo de mais qualidade, de maior relevância para atingir em cheio o seu público.

Baixe já o Ebook Como Alavancar o meu Negócio.

Quais meios podem ser rastreados com parâmetros UTM do Analytics?

Como já falamos acima, é possível utilizar os parâmetros UTM para conferir o resultado de peças de promoção postadas em suas redes sociais. Outro meio onde essa ferramenta funciona é o e-mail.

Como fazer isso? É simples! Basta que você insira um parâmetro UTM nos links que você colocar nos e-mails que envia para seus clientes.

A partir daí, todas as pessoas que abrirem o link através dos e-mails que você manda, serão rastreadas pelo Google Analytics através dos parâmetros UTM.

Os anúncios pagos também podem ser rastreados com os parâmetros UTM do Analytics.  Com a inserção do parâmetro no anúncio você pode ter acesso a todos os dados sobre as conversões geradas por cada um deles e ver qual funciona mais.

No mais, qualquer mídia que possa ser acessada através de um link pode ser rastreada pelos parâmetros UTM.

Basta que você insira o parâmetro na URL do link em questão. Por isso, até imagens que tenham um link inserido podem ser rastreadas por essa ferramenta.

Confira também: Cinco passos para montar sua loja virtual.

Como criar e inserir um parâmetro UTM em um link?

Para criar uma URL personalizada com parâmetros UTM é preciso usar o criador de URLs do Google. Confira o formato de um parâmetro UTM abaixo:

http://www.example.com/?utm_source=adsite&utm_medium=origem&utm_campaign=campanhadoanuncio&utm_term=palavra-chavedoanuncio

Esse é um exemplo básico, para pôr em prática, você deve refinar a busca, preenchendo alguns campos na configuração do Google Analytics.

Na seguinte parte: “utm_source=channel”, você pode especificar o canal pelo qual o tráfego é originado. Você pode colocar Twitter, Facebook, Instagram, etc.

Na parte: “utm_medium=direct”, você pode identificar a origem do tráfego. No nosso exemplo, direct significa que o usuário entrou diretamente no link, ou seja, ele já conhecia o seu site e é provavelmente um cliente já fidelizado.

Assim, você pode identificar se a origem do tráfego veio de uma rede social, tráfego orgânico ou pago, etc.

Depois de criar o seu parâmetro UTM, você pode inserir em suas redes sociais, seu e-mail, seu site, entre outras mídias e começar a rastrear de onde está vindo o tráfego de suas campanhas e conteúdos mais recentes.

Essa é uma das ferramentas que podem lhe ajudar a potencializar a capacidade de análise e mensuração do Google Analytics.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: