Como usar o WordPress para obter feedback dos seus clientes

Como usar o WordPress para obter feedback dos seus clientes

25/09/2017 às 15:30WordPress

Entender como seus visitantes estão se sentindo ao navegar por suas páginas é muito importante, além de te ajudar com estratégias de captação, ajuda a te fazer entender como eles estão se entendendo com a maneira de navegar, o seu atendimento, as informações que são fornecidas, os artigos que são publicados, se você já iniciou o seu blog para ajudar o seu negócio com o marketing de conteúdo, e tudo isso pode ser feito de forma gratuita.
Além de dados como os do Google Analytics, você pode ter contato direto com esses visitantes, mostrar para eles que você realmente se importa na forma como eles estão sendo ajudados e como o seu negócio se apresenta a cada um deles, e é por isso que o uso do feedback é essencial para o sucesso dessa tarefa tão importante e decisiva para o seu projeto. Saber o caminho certo e avaliar os resultados de como as coisas estão caminhando é sem dúvidas um diferencial para o sucesso de qualquer empreendimento da atualidade, o primeiro passo é ter uma hospedagem com WordPress que não vá te deixar na mão, nenhum visitante gosta de encontrar um site nos resultados de busca e quando acessar encontrar uma página de erro ou um site offline.

Como um feedback pode te ajudar de verdade com seu site ou blog?

Na verdade, essa pergunta é muito relativa, tudo depende da forma que essa informação será captada. As perguntas que você fará ao seu público determinarão o sucesso do seu feedback ou não. Você deve planejar com atenção o que precisa saber dos seus visitantes, colete informações que podem ser importantes para um aumento de visitas, pergunte como esse visitante se sentiu ao navegar pelo seu site, se ele tem sugestões ou alguma reclamação, tudo o que for dito é importante para que você consiga compreender de forma objetiva a forma como seu público interage com você e a melhor forma de atender as demandas que esses acessos vem gerando. Esses informações interferem diretamente nas suas estratégias de otimização nas buscas, e você pode ler mais a respeito no artigo dicas de SEO para WordPress.

Como funciona na prática no WordPress?

Você tem a sua disposição diversos plug-ins que podem auxiliar nesse processo, desde pequenos formulários dos quais você pode direcionar os visitantes para deixarem a sua opinião, pode criar elementos mais chamativos nas laterais do site, até mesmo pode usar recursos de e-mail para que um formulário seja respondido após uma determinada ação do seu visitante.
Se após a navegação ele se inscreveu para receber novidades do seu blog, porque não enviar um link para responder um feedback rápido? Se durante a navegação você oferecer a possibilidade de preencher um feedback com o que o seu visitante está achando do site, se tem alguma sugestão, mostre que está interessado em saber como ele se sente com relação ao seu conteúdo e que está disposto a realizar alterações para a melhoria do mesmo, um público em potencial verá isso com bons olhos e dará a você grandes oportunidades de mostrar mais o seu trabalho e quem sabe entrar para a sua lista de clientes, como já diz o velho ditado, a primeira impressão é a que fica, então se mostre positivamente para o seu futuro cliente.

O que não pode faltar no seu feedback?

Dentro dos itens a se considerar em um formulário de feedback, pense que ele deve ser diretamente ligado à sua realidade, ao que você conhece do seu mercado e do seu público. Perguntas que não podem faltar e que podem servir para diversos nichos são:

- Como se sentiu ao navegar por nosso site?
- Voltaria a nos visitar?
- Gostou do conteúdo em nosso blog?
- Você indicaria nosso site?

São perguntas genéricas que dependendo das opções de resposta, podem fornecer uma visão mais detalhada da visita, entender como ela está receptiva ao seu site e como pode melhorar se existirem pontos negativos.

Ninja Forms e os formulários de feedback

Já falamos desse incrível plugin em outras publicações, ele te dá a possibilidade de criar sem nenhuma dificuldade diversos tipos de formulários que poderão ser adicionados as suas páginas ou até mesmo a elementos personalizados, como um botão flutuante, uma barra de notificações ou um popup, tudo depende da sua criatividade.
A vantagem desse plugin é que você pode criar formulários com classificação, o que torna a avaliação do seu visitante ainda mais rápida e objetiva, isso te ajuda de várias maneiras, você economiza tempo do visitante, não cria margem para respostas inconclusivas, pode ser mais objetivo, pode ter estatísticas mais claras e mensuráveis, entre outras. Tudo depende de como você deseja observar os dados e classifica-los por importância e o quanto eles vão influenciar nas suas modificações e no seu planejamento de publicações, de alterações de layout, de testes a/b, que já falamos um pouco da importância deles.

Conclusão

Em poucos parágrafos podemos demonstrar a importância de ter um feedback de seus visitantes para ajudar no plano de marketing e nas melhorias visuais que o seu site pode ter, com tudo isso funcionando, a assertividade do seu planejamento se torna maior e mais proveitosa, já que você pode ter a certeza de que os dados coletados refletem diretamente a visão dos seus usuários com relação ao seu site, sua marca e o seu negócio. Com todos esses dados em mãos você só precisa usar todas as facilidades que o WordPress tem a oferecer para fazer dessa tarefa mais um diferencial para o sucesso das suas campanhas.
 Crie diferentes páginas para diferentes informações que pretende coletar, faça com que cada uma delas seja uma forma de mostrar ao seu usuário o seu empenho em fazer do seu negócio um ponto de utilidade para o seu público.

Gostou de nosso post? Compartilhe: