Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como usar o WhatsApp para gerar mais Vendas

02/05/2017 às 16:09 Marketing

Como usar o WhatsApp para gerar mais Vendas

Como usar o WhatsApp para gerar mais Vendas

Muito se fala em utilizar as ferramentas digitais como o Whatsapp para fechar mais negócios e conquistar mais clientes. Mas você sabe como fazer isso exatamente? Se você sempre quis saber como usar ativamente o Whatsapp para gerar mais vendas e não apenas para responder mensagens, está no lugar certo. Nesse artigo mostrarei as razões para inclui-lo em seu negócio, além das diversas maneiras de utilizá-lo.

Motivos para usar o WhatsApp no seu negócio

Conheça os tipos de marketing

Se você chegou até esse artigo, deve saber a importância de utilizar esse serviço de troca de mensagens. Porém, é importante deixar claro seus benefícios para que você comece a usá-lo hoje mesmo.

Popularidade

Assim como o sms era uma ferramenta importante logo após os celulares ganharem popularidade, o Whatsapp é hoje. O Brasil é o segundo maior país do mundo em termos de usuários do Whatsapp. Uma pesquisa realizada em 2016 aponta que 76% das pessoas que utilizam dispositivos mobile fazem uso do aplicativo. Obviamente, as empresas querem estar presentes onde há um grande número de pessoas.

Proximidade como o cliente

Assim como o Facebook, Instagram e Twitter colaboraram para aproximar os clientes da marca, todos estão notando que o Whatsapp pode ser usado para a mesma finalidade. Quando a única forma de se comunicar com o cliente era o telefone, sabemos o desconforto que isso causava. Não havia como prever se alguém estava ocupado no momento ou de mal humor. A vantagem do aplicativo é que a pessoa do outro lado pode visualizar a mensagem quando for mais conveniente. Contudo, é importante ter cautela. Se você abusar demais, com certeza será bloqueado.

Agilidade

O e-mail é um recurso que dura até hoje e funciona muito bem para a comunicação das empresas com os consumidores. Porém, quando precisamos de uma resposta mais rápida, não é o meio mais indicado. Enquanto os serviços de troca de mensagens instantâneas são lidos em até 3 segundos por 98% das pessoas, com o e-mail esse índice cai para 22%. Portanto, se você precisa trocar mensagens curtas, o Whatsapp é o mais adequado.

Recursos multimídia

Logo quando surgiu o sms, tivemos a comodidade de trocar mensagens instantâneas sem precisar de ligações. O problema é que a tecnologia na época só permitia que mandássemos textos. Hoje, é possível mandar textos, fotos, vídeos e arquivos por meio desses softwaresde troca de mensagens. Então as possibilidades são maiores.

Imagine que você vende sapatos. Um cliente muito bom chegou à loja e não tinha a cor ou o modelo que ele queria. Ao chegar novas mercadorias, você pode tirar fotos de modelos que provavelmente combine com ele e mandar por mensagem. É mais fácil do que fazer uma ligação e pedir para esse cliente checar as novidades.

Formas de usar o WhatsApp para gerar mais vendas

Agora que os benefícios de utilizar o Whatsapp para as vendas ficaram mais claros, veja como eles podem ser utilizados. Informe as últimas promoções e novidades. Quem trabalha com loja sabe bem como é a rotatividade de produtos. Sai coleção, entra coleção nova. É difícil que os consumidores acompanhem de perto. A mesma coisa acontece com as promoções. Isso pode ser aplicado também para quem trabalha vendendo serviços. Você cria um serviço novo e as pessoas que precisam talvez nem fiquem sabendo. Usar o Whatsapp nessa situação é altamente recomendado. O aparelho está ali na palma da sua mão. Selecione os contatos e deixem-os informados.

Mande ofertas personalizadas

Além de informar as promoções e novidades, é aconselhável direcionar os produtos certos para os clientes certos. Você conhece cada um deles e sabe o que costumam comprar. Assim que chega um produto/serviço novo, provavelmente virão alguns clientes específicos em sua cabeça. Aproveite que você está mandando um produto bem direcionado e também personalize sua mensagem, criando proximidade. Mande algo como: chegou esse produto na loja e lembrei na hora de você.

Obtenha um feedback dos clientes

Para o negócio evoluir é preciso saber o que os clientes realmente querem. Por isso o feedbackdos clientes realmente importam. Então não tenha medo de perguntar o que o comprador achou do produto, como ele poderia ser melhor, se foi bem atendido, etc. Quem sabe, no meio da conversa, você pode aproveitar para oferecer algo a mais.  

Utilize-o como uma éspecie de SAC

Mesmo que os clientes estejam recebendo a devida atenção, nem sempre sabemos todos os problemas que ocorrem. Às vezes, algumas coisas fogem ao nosso controle. É normal. Deixe claro que a empresa está à disposição para sanar qualquer dúvida ou problema que aconteça. O Whatsapp é um meio rápido para essa comunicação, dessa forma ninguém fica sem resposta. Um cliente mal atendido ou que não teve uma resposta, dificilmente voltará a comprar de você. O pós-venda é tão importante quanto à venda em si. Se um dos processos falhar, tudo vai por água abaixo.

Conclusão

Mesmo sendo difícil usufruir ao máximo de cada recurso que a tecnologia digital nos oferece para aumentar nossas vendas, alguns se mostram essenciais. O Whatsapp faz parte desse caso. Qualquer plataforma que conte com um grande número de usuários é uma oportunidade. Se você não está inserido nela, está perdendo bastante.

Veja também nosso post Passo a Passo para Criar um Blog   

Gostou de nosso post? Compartilhe: