Como usar o Instagram para divulgar sua empresa?

Como usar o Instagram para divulgar sua empresa?

29/03/2017 às 11:19Marketing

Como usar o Instagram para divulgar sua empresa?

Se você é um usuário assíduo do Instagram, com certeza já deve ter percebido que a rede social começou a divulgar uma série de anúncios de empresas diferentes. São produtos e serviços versáteis e flexíveis para todos os públicos, que usam, claro, as melhores estratégias para conseguir destaque na plataforma de fotos mais famosa atualmente. Por isso, não fique para trás e veja também nosso serviço de google adwords.

O Instagram tem mais de 300 milhões de usuários mensais (isso é mais do que o Twitter, sabia?), fato que vem chamando atenção de muitas marcas, que estão encontrando maneiras de interagir com a comunidade e ganhar clientes que tornam-se essenciais para qualquer negócio.

Segundo um estudo da Iconosquare, em 2015, os dados mostram que 70% dos usuários de IG relataram já ter procurado uma marca na plataforma. Além disso, 62% dos usuários seguem uma marca só porque gostam de acompanhar suas tendências e novidades. Logo, se você usar o Instagram com frequência, os consumidores podem logo se encantar por suas mensagens e se tornarem mais do que meros seguidores de sua página. Lembre-se que os clientes usam as mídias sociais para obter referências. Nessa linha, o Instagram ajuda a converter os compradores passivos em clientes confiantes, seja em curto ou longo prazo.

Se você é novo no mundo Instagram e está cheio de dúvidas para começar a usar essa plataforma, não precisa se desesperar. Tudo o que você precisa para divulgar e comercializar sua marca na rede de imagens é realizar um bom trabalho, ter bom senso e pensar sempre no que os clientes estão interessados. Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas incríveis e que farão toda a diferença.

Configure e otimize sua conta no Instagram

Fazer uma conta única para seu negócio e configurá-la corretamente é o primeiro passo para aproveitar o melhor do Instagram. Deixar tudo com uma cara profissional é essencial para sua divulgação, logo, não abra mão de inserir o link de seu site na bio, além das informações básicas de sua empresa, como o nicho e os serviços prestados.

O nome também diz muito. Use, claro, o nome do negócio, seja uma página ou uma loja virtual. Se já existir algo similar, tente optar por algo que não prejudique o termo, ainda mais para o reconhecimento do público. A foto de perfil entra nessa mesma linha. A pessoa precisa ver a imagem e saber que se trata de uma empresa de determinado ramo. Esse reconhecimento é muito importante e necessário para que você se torne uma referência.

Criar uma descrição diferente e personalizada conta bastante. Seja mais descolado, afinal, você está em uma rede social em que as pessoas usam para se divertir, curtir fotos e acompanhar as tendências. Não vale a pena ser engessado e querer agir como se estivesse no Linkedin. Entre na onda e use uma linguagem direta e informativa.

Usar hashtags é bacana, mas funciona melhor em suas postagens. Na bio, a ideia é ser o mais claro possível. Pode até usar palavras-chave, mas não precisa pensar tanto em SEO essa hora. A ideia é apresentar a empresa, o que faz e, claro, mostrar o link do site.

Crie ótimas postagens no Instagram

A partir do momento em que sua conta já está pronta e totalmente configurada, é hora de botar a mão na massa e começar a postar as melhores imagens. Nesse caso, dá para seguir várias linhas, mas a ideia é que você acompanhe e siga os trends do momento, aquele assunto que está em alta e todo mundo está falando sobre.

Especialistas garantem que, por ser uma rede social de imagens, o engajamento no Instagram é bem maior do que no Facebook, por exemplo. Assim, se alguém se depara com uma foto incrível do produto em que está interessada, tem grande chance de compra-lo. Para isso, precisa ter tudo a disposição para chegar ao ponto final o mais rápido possível.

Mas, muita cautela também: no Instagram, é melhor ser criativo e influenciador do que usar aquele marketing agressivo que estamos acostumados. A dica é ser orgânico, mostrar novidades de modo simples e seguir tendências. Empurrar um produto de cara para o público pode soar um pouco chato para muitos. Logo, fale dos benefícios e use métodos e estratégias para encaixar a publicidade. Isso funciona bastante quando empresas escolhem artistas para fazer divulgação.

Nas redes sociais, soa muito chato ser insistente. A ideia é entrar na onda e fazer como muitos bloggers fazem: falar sobre tal produto como um usuário, sendo sempre honesto e de modo natural, sem forçar a compra. A pessoa se sentirá interessada a partir do momento que perceber uma vantagem real e interessante. Lembre-se que, de anúncios comuns e com os mesmos recursos, tanto a internet quanto outros meios estão cheios.

Exemplo prático caso você tenha uma loja virtual especializada em tecnologia:

Estamos aqui na feira ''X'' para conhecer alguns produtos legais para mostrar para vocês. Veja que bacana esse carregador de smartphone que funciona como case também. Dá para personalizar seu aparelho e ainda ficar com a bateria cheia o dia todo! Ele é compacto e tem várias cores, com uma funcionalidade interessante, como você pode ver no vídeo teste! Nosso smartphone está carregando rapidamente, é muito eficiente! Gostou? Em breve, disponível em nossa loja. Entre em contato e saiba mais.

Nesse anúncio, você pode: usar hashtags, emojis, postar um vídeo rápido sobre o produto ou uma foto profissional e de ótima qualidade para que as pessoas vejam os detalhes. Se você está em um evento, além dos posts fixos, pode usar a versão Story também para divulgar todos os detalhes e novidades do local.

Essa função também é importante para fazer promoções rápidas, induzindo os clientes a comprarem em determinado tempo. A frequência conta muito no Instagram. Uma empresa engajada e com boas estratégias logo se torna uma influência e conquista muitas pessoas. Falando em engajamento, sempre interaja com os clientes.

É importante também fazer parcerias e trocar likes com outras empresas/parceiros. A ideia é uma divulgação orgânica e interessante. Se achar conveniente, destaque os posts mais interessantes e de sucesso com as estratégias de anúncios patrocinados. Assim, mais pessoas podem ver suas postagens e conhecer sua empresa. Tenha bom senso, conheça seu público e goste do que está fazendo.

Agora que o Instagram foi adquirido pelo Facebook, deve crescer bastante daqui pra frente. Já vemos um bom posicionamento da rede, então, não fique para trás e aproveite tudo o que ela tem para oferecer. Siga nossas dicas, mude e faça a diferença! Saiba também outras novidades Como anunciar no Google Adwords em nosso post do blog.

Gostou de nosso post? Compartilhe: